A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria
Neste estudo buscou-se investigar como uma professora de Química aborda a resolução de problemas em aulas de Química do ensino médio. A pesquisa realizada se insere numa abordagem qualitativa envolvendo um estudode caso. Nesse sentido, foram filmadas quatro aulas da professora numa turma de 3ª séri...
Principais autores: | Batinga, Verônica Tavares Santos, Teixeira, Francimar Martins |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2014
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1357 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1357 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-13572014-06-02T23:43:10Z A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria Batinga, Verônica Tavares Santos Teixeira, Francimar Martins Neste estudo buscou-se investigar como uma professora de Química aborda a resolução de problemas em aulas de Química do ensino médio. A pesquisa realizada se insere numa abordagem qualitativa envolvendo um estudode caso. Nesse sentido, foram filmadas quatro aulas da professora numa turma de 3ª série do ensino médio de uma escola pública de Olinda, Pernambuco, Brasil. Nestas aulas a professora propôs um problema para a turma resolver, sobre a combustão do álcool, com o objetivo de introduzir o conteúdo de estequiometria em nível qualitativo. Os resultados mostraram que a professora adotou alguns elementos da perspectiva construtivista para abordar a resolução de problemas em sala de aula. O problema elaborado e proposto pela docente foi classificado como do tipo escolar qualitativo. Durante o processo de resolução do problema os alunos puderam colocar em ação conteúdos do tipo conceitual e procedimental. A professora buscou introduzir a experimentação de forma articulada à resolução de problemas, trazendo à tona alguns aspectos: uma abordagem fenomenológica sobre a combustão do álcool; o professor como mediador das discussões em grupo, incentivando a observação, a reflexão e a formulação de hipóteses pelos alunos sobre o que acontece na combustão do álcool, tornando explícitas suas concepções prévias e a possibilidade dos alunos reformularem suas hipóteses, favorecendo a compreensão de conceitos químicos, especificamente, o de reação química. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-05-21 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1357 10.3895/S1982-873X2014000100002 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20140001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1357/1220 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Batinga, Verônica Tavares Santos Teixeira, Francimar Martins |
spellingShingle |
Batinga, Verônica Tavares Santos Teixeira, Francimar Martins A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria |
author_sort |
Batinga, Verônica Tavares Santos |
title |
A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria |
title_short |
A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria |
title_full |
A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria |
title_fullStr |
A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria |
title_full_unstemmed |
A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria |
title_sort |
abordagem de resolução de problemas por uma professora de química: análise de um problema sobre a combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de estequiometria |
description |
Neste estudo buscou-se investigar como uma professora de Química aborda a resolução de problemas em aulas de Química do ensino médio. A pesquisa realizada se insere numa abordagem qualitativa envolvendo um estudode caso. Nesse sentido, foram filmadas quatro aulas da professora numa turma de 3ª série do ensino médio de uma escola pública de Olinda, Pernambuco, Brasil. Nestas aulas a professora propôs um problema para a turma resolver, sobre a combustão do álcool, com o objetivo de introduzir o conteúdo de estequiometria em nível qualitativo. Os resultados mostraram que a professora adotou alguns elementos da perspectiva construtivista para abordar a resolução de problemas em sala de aula. O problema elaborado e proposto pela docente foi classificado como do tipo escolar qualitativo. Durante o processo de resolução do problema os alunos puderam colocar em ação conteúdos do tipo conceitual e procedimental. A professora buscou introduzir a experimentação de forma articulada à resolução de problemas, trazendo à tona alguns aspectos: uma abordagem fenomenológica sobre a combustão do álcool; o professor como mediador das discussões em grupo, incentivando a observação, a reflexão e a formulação de hipóteses pelos alunos sobre o que acontece na combustão do álcool, tornando explícitas suas concepções prévias e a possibilidade dos alunos reformularem suas hipóteses, favorecendo a compreensão de conceitos químicos, especificamente, o de reação química. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2014 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1357 |
_version_ |
1805292085001060352 |
score |
10,814766 |