Análise sobre a presença das mulheres como docentes EBTT em cursos da área de tecnologia e computação em Instituições Federais do estado de Minas Gerais.

A conscientização sobre as questões de gênero se faz cada vez mais necessária e o debate, acerca desta desigualdade, vem ganhando espaço na sociedade contemporânea. Neste contexto, analisou-se a inserção das mulheres como docentes no Ensino Básico Técnico e Tecnológico nos cursos de tecnologia e com...

ver descrição completa

Principais autores: Paula, Tainá Maria Dias de, Cardoso, Yasmin Caroline Miani, da Costa, Talita Gomes, De Resende, Eliane Cristina
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/13582
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: A conscientização sobre as questões de gênero se faz cada vez mais necessária e o debate, acerca desta desigualdade, vem ganhando espaço na sociedade contemporânea. Neste contexto, analisou-se a inserção das mulheres como docentes no Ensino Básico Técnico e Tecnológico nos cursos de tecnologia e computação de 6 Instituições Federais de MG. Para tanto, o corpo docente destas áreas foi mapeado, por meio de fontes oficiais e obteve informações sobre gênero, formação, cargos, entrada no serviço público e outras. Um questionário foi direcionado aos e às docentes, para expressarem suas opiniões, sobre situações discriminatórias, no qual relataram muitos desafios. Verificou-se uma presença feminina reduzida como docente (19,8%) e coordenadoras de curso (14,3%), e apesar da presença minoritária, elas possuem um maior nível de formação. Destaca-se que levantamentos como este, contribuem diretamente para a conscientização sobre a desigualdade de gênero presente nas instituições e são ferramentas essenciais para mudar o cenário atual.