A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química

Este trabalho é decorrente de um estudo bibliográfico e visa contextualizar a importância do ensino de Química explorar todos os níveis de representação do conhecimento químico: macroscópico, microscópico e simbólico. A Química é uma ciência abstrata e para expressar conceitos apropria-se de inúmera...

ver descrição completa

Principais autores: Pauletti, Fabiana, Rosa, Marcelo Prado Amaral, Catelli, Francisco
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1366
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1366
recordtype ojs
spelling peri-article-13662015-01-29T16:31:49Z A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química Pauletti, Fabiana Rosa, Marcelo Prado Amaral Catelli, Francisco Este trabalho é decorrente de um estudo bibliográfico e visa contextualizar a importância do ensino de Química explorar todos os níveis de representação do conhecimento químico: macroscópico, microscópico e simbólico. A Química é uma ciência abstrata e para expressar conceitos apropria-se de inúmeras formas de representação, mediante os níveis de representação supracitados. A questão que guia nosso trabalho é: quais estratégias podem contribuir para coexistir os três níveis de representação no ensino de Química? Apresentamos duas estratégias de ensino que abrigam esses níveis de representação, tendo em vista a importância de o ensino abordar fenômenos químicos de forma concomitante entre os níveis de representação. As estratégias selecionadas são: i) aulas experimentais; ii) softwares computacionais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-12-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1366 10.3895/S1982-873X2014000300008 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 3 (2014) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20140003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1366/1860 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Pauletti, Fabiana
Rosa, Marcelo Prado Amaral
Catelli, Francisco
spellingShingle Pauletti, Fabiana
Rosa, Marcelo Prado Amaral
Catelli, Francisco
A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química
author_sort Pauletti, Fabiana
title A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química
title_short A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química
title_full A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química
title_fullStr A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química
title_full_unstemmed A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química
title_sort importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da química
description Este trabalho é decorrente de um estudo bibliográfico e visa contextualizar a importância do ensino de Química explorar todos os níveis de representação do conhecimento químico: macroscópico, microscópico e simbólico. A Química é uma ciência abstrata e para expressar conceitos apropria-se de inúmeras formas de representação, mediante os níveis de representação supracitados. A questão que guia nosso trabalho é: quais estratégias podem contribuir para coexistir os três níveis de representação no ensino de Química? Apresentamos duas estratégias de ensino que abrigam esses níveis de representação, tendo em vista a importância de o ensino abordar fenômenos químicos de forma concomitante entre os níveis de representação. As estratégias selecionadas são: i) aulas experimentais; ii) softwares computacionais.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2014
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1366
_version_ 1805291717509775360
score 10,814766