A infância na narrativa juvenil Clarice, de Roger Mello: fragmentos de opressão, repressão e censura
O período da Ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) foi marcado pela censura e pela violência aos movimentos contestatórios à ideologia do regime. Paralelo a isso, como forma de resistência, a produção literária brasileira emergida nesse período e no decorrer dos últimos anos apresenta em seu...
Principais autores: | Sousa, Camila Pereira de, Carvalho, Diógenes Buenos Aires de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13822 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-13822 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-138222021-04-02T23:26:13Z A infância na narrativa juvenil Clarice, de Roger Mello: fragmentos de opressão, repressão e censura Sousa, Camila Pereira de Carvalho, Diógenes Buenos Aires de Letras; Literatura Literatura Juvenil Contemporânea; Clarice; Ditadura;Infância O período da Ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) foi marcado pela censura e pela violência aos movimentos contestatórios à ideologia do regime. Paralelo a isso, como forma de resistência, a produção literária brasileira emergida nesse período e no decorrer dos últimos anos apresenta em seu veio denúncias ao tolhimento de direitos democráticos nas contingências ditatoriais. Referente à literatura infantil e juvenil, na contemporaneidade, há narrativas que tematizam esse período e partem de experiências particulares dos escritores ou não, com ênfase no protagonismo da criança ou do adolescente em meio às circunstâncias do regime. Partindo dessa conjectura, visamos discutir como se configura a representação da infância na narrativa juvenil Clarice (2018), de Roger Mello. Especificadamente, analisar a personagem que dá nome a narrativa, tendo como eixo sua representação enquanto sujeito inserido no contexto político de censura e de opressão resultantes da Ditadura civil-militar. Apesar da conjuntura hostil, é possível afirmar que a protagonista possui uma visão crítica frente às consequências do regime opressor, transmitindo uma mensagem de resistência aos leitores. A pesquisa é de cunho bibliográfico e baseia-se nas contribuições de Lajolo (2009), Figueiredo (2017) Sarmento-Pantoja (2012; 2018), entre outros pesquisadores contemporâneos que se dedicam a temática proposta. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2021-04-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13822 10.3895/rl.v23n40.13822 Revista de Letras; v. 23, n. 40 (2021) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v23n40 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13822/8272 Direitos autorais 2021 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Sousa, Camila Pereira de Carvalho, Diógenes Buenos Aires de |
spellingShingle |
Sousa, Camila Pereira de Carvalho, Diógenes Buenos Aires de A infância na narrativa juvenil Clarice, de Roger Mello: fragmentos de opressão, repressão e censura |
author_sort |
Sousa, Camila Pereira de |
title |
A infância na narrativa juvenil Clarice, de Roger Mello: fragmentos de opressão, repressão e censura |
title_short |
A infância na narrativa juvenil Clarice, de Roger Mello: fragmentos de opressão, repressão e censura |
title_full |
A infância na narrativa juvenil Clarice, de Roger Mello: fragmentos de opressão, repressão e censura |
title_fullStr |
A infância na narrativa juvenil Clarice, de Roger Mello: fragmentos de opressão, repressão e censura |
title_full_unstemmed |
A infância na narrativa juvenil Clarice, de Roger Mello: fragmentos de opressão, repressão e censura |
title_sort |
infância na narrativa juvenil clarice, de roger mello: fragmentos de opressão, repressão e censura |
description |
O período da Ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) foi marcado pela censura e pela violência aos movimentos contestatórios à ideologia do regime. Paralelo a isso, como forma de resistência, a produção literária brasileira emergida nesse período e no decorrer dos últimos anos apresenta em seu veio denúncias ao tolhimento de direitos democráticos nas contingências ditatoriais. Referente à literatura infantil e juvenil, na contemporaneidade, há narrativas que tematizam esse período e partem de experiências particulares dos escritores ou não, com ênfase no protagonismo da criança ou do adolescente em meio às circunstâncias do regime. Partindo dessa conjectura, visamos discutir como se configura a representação da infância na narrativa juvenil Clarice (2018), de Roger Mello. Especificadamente, analisar a personagem que dá nome a narrativa, tendo como eixo sua representação enquanto sujeito inserido no contexto político de censura e de opressão resultantes da Ditadura civil-militar. Apesar da conjuntura hostil, é possível afirmar que a protagonista possui uma visão crítica frente às consequências do regime opressor, transmitindo uma mensagem de resistência aos leitores. A pesquisa é de cunho bibliográfico e baseia-se nas contribuições de Lajolo (2009), Figueiredo (2017) Sarmento-Pantoja (2012; 2018), entre outros pesquisadores contemporâneos que se dedicam a temática proposta. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2021 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13822 |
_version_ |
1805449422287405056 |
score |
10,814766 |