Sistema regional de inovação: uma análise da comunicação entre os atores

Esta pesquisa aborda relações de comunicação entre os agentes e atores do Sistema Regional de Inovação (SRI) Curitiba. Foi efetuado um levantamento bibliográfico que apontou a carência de estudos que contemplam o tema. A pesquisa teve como objetivos estratégicos contribuir como suporte para definiçã...

ver descrição completa

Principais autores: Figueiredo, Maria de Lourdes Alves, Figueiredo-Prestes, Nicholas, Labiak Jr., Silvestre, Souza, Maurini de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/13899
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Esta pesquisa aborda relações de comunicação entre os agentes e atores do Sistema Regional de Inovação (SRI) Curitiba. Foi efetuado um levantamento bibliográfico que apontou a carência de estudos que contemplam o tema. A pesquisa teve como objetivos estratégicos contribuir como suporte para definição de práticas intraorganizacionais de comunicação; produzir subsídios para o desenvolvimento de um modelo comunicacional para o SRI; colaborar para elaboração de políticas públicas voltadas à comunicação entre os agentes e atores no Sistema; e compartilhar informações para a construção de agendas conjuntas no SRI Curitiba. Investigam-se processos comunicacionais formais e informais entre os representantes do grupo de atores presentes e envolvidos no SRI de Curitiba e RMC, do Estado do Paraná, Brasil. Tem natureza aplicada, enfoque exploratório e descritivo, amostragem por tipicidade, estudando instituições privadas e públicas, na perspectiva da hélice sêxtupla. Os resultados indicam interação no Sistema em redes informais com contatos face a face e utilização intensa de mensagens instantâneas de texto pelo aplicativo Whatsapp. Observou-se que atributos individuais positivos como confiança e empatia, potencializam os processos de comunicação no sistema. Por outro lado, características negativas de comportamento, burocracia e desalinho de objetivos nas instituições representam barreiras para a comunicação no Sistema.