Análise sobre o uso de recursos tecnológicos em um contexto de aulas síncronas e assíncronas

No decorrer deste estudo se faz referência a pontos relevantes do uso de tecnologias no meio educacional, iniciando com um resgate desse tema desde a década de 70 até a atualidade, enfatizando o seu uso no contexto pandêmico de Coronavírus, que provocou mudanças no ambiente escolar em todo o país e...

ver descrição completa

Principais autores: Santos, Melina Nymann dos, Santos, Andriele dos, Balbinot, Catia, Nerling, Maria Andréia Maciel
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14034
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-14034
recordtype ojs
spelling peri-article-140342022-10-20T14:34:57Z Análise sobre o uso de recursos tecnológicos em um contexto de aulas síncronas e assíncronas Santos, Melina Nymann dos Santos, Andriele dos Balbinot, Catia Nerling, Maria Andréia Maciel EDUCAÇÃO. CIÊNCIAS EXATAS. MATEMÁTICA Uso de Tecnologias; Ambiente Escolar; Pandemia - CoronaVírus No decorrer deste estudo se faz referência a pontos relevantes do uso de tecnologias no meio educacional, iniciando com um resgate desse tema desde a década de 70 até a atualidade, enfatizando o seu uso no contexto pandêmico de Coronavírus, que provocou mudanças no ambiente escolar em todo o país e no mundo. Se faz referência à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que prescrevem sobre a aplicação dos recursos tecnológicos nas escolas. Diante disso, foi desenvolvido e aplicado um questionário para professores de diferentes áreas do conhecimento e dos estados do Brasil, com o intuito de averiguar a respeito do uso das tecnologias no ambiente escolar, bem como as dificuldades encontradas, suas vantagens e desvantagens, além de apontar aspectos relevantes que possam auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-11-11 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14034 10.3895/etr.v5n2.14034 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 5, n. 2 (2021); 125-143 2594-3901 10.3895/etr.v5n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14034/8602 Direitos autorais 2021 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Santos, Melina Nymann dos
Santos, Andriele dos
Balbinot, Catia
Nerling, Maria Andréia Maciel
spellingShingle Santos, Melina Nymann dos
Santos, Andriele dos
Balbinot, Catia
Nerling, Maria Andréia Maciel
Análise sobre o uso de recursos tecnológicos em um contexto de aulas síncronas e assíncronas
author_sort Santos, Melina Nymann dos
title Análise sobre o uso de recursos tecnológicos em um contexto de aulas síncronas e assíncronas
title_short Análise sobre o uso de recursos tecnológicos em um contexto de aulas síncronas e assíncronas
title_full Análise sobre o uso de recursos tecnológicos em um contexto de aulas síncronas e assíncronas
title_fullStr Análise sobre o uso de recursos tecnológicos em um contexto de aulas síncronas e assíncronas
title_full_unstemmed Análise sobre o uso de recursos tecnológicos em um contexto de aulas síncronas e assíncronas
title_sort análise sobre o uso de recursos tecnológicos em um contexto de aulas síncronas e assíncronas
description No decorrer deste estudo se faz referência a pontos relevantes do uso de tecnologias no meio educacional, iniciando com um resgate desse tema desde a década de 70 até a atualidade, enfatizando o seu uso no contexto pandêmico de Coronavírus, que provocou mudanças no ambiente escolar em todo o país e no mundo. Se faz referência à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que prescrevem sobre a aplicação dos recursos tecnológicos nas escolas. Diante disso, foi desenvolvido e aplicado um questionário para professores de diferentes áreas do conhecimento e dos estados do Brasil, com o intuito de averiguar a respeito do uso das tecnologias no ambiente escolar, bem como as dificuldades encontradas, suas vantagens e desvantagens, além de apontar aspectos relevantes que possam auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2021
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14034
_version_ 1805451619109699584
score 10,814766