Análise sobre o uso de recursos tecnológicos em um contexto de aulas síncronas e assíncronas
No decorrer deste estudo se faz referência a pontos relevantes do uso de tecnologias no meio educacional, iniciando com um resgate desse tema desde a década de 70 até a atualidade, enfatizando o seu uso no contexto pandêmico de Coronavírus, que provocou mudanças no ambiente escolar em todo o país e...
Principais autores: | Santos, Melina Nymann dos, Santos, Andriele dos, Balbinot, Catia, Nerling, Maria Andréia Maciel |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14034 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-14034 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-140342022-10-20T14:34:57Z Análise sobre o uso de recursos tecnológicos em um contexto de aulas síncronas e assíncronas Santos, Melina Nymann dos Santos, Andriele dos Balbinot, Catia Nerling, Maria Andréia Maciel EDUCAÇÃO. CIÊNCIAS EXATAS. MATEMÁTICA Uso de Tecnologias; Ambiente Escolar; Pandemia - CoronaVírus No decorrer deste estudo se faz referência a pontos relevantes do uso de tecnologias no meio educacional, iniciando com um resgate desse tema desde a década de 70 até a atualidade, enfatizando o seu uso no contexto pandêmico de Coronavírus, que provocou mudanças no ambiente escolar em todo o país e no mundo. Se faz referência à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que prescrevem sobre a aplicação dos recursos tecnológicos nas escolas. Diante disso, foi desenvolvido e aplicado um questionário para professores de diferentes áreas do conhecimento e dos estados do Brasil, com o intuito de averiguar a respeito do uso das tecnologias no ambiente escolar, bem como as dificuldades encontradas, suas vantagens e desvantagens, além de apontar aspectos relevantes que possam auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-11-11 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14034 10.3895/etr.v5n2.14034 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 5, n. 2 (2021); 125-143 2594-3901 10.3895/etr.v5n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14034/8602 Direitos autorais 2021 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Santos, Melina Nymann dos Santos, Andriele dos Balbinot, Catia Nerling, Maria Andréia Maciel |
spellingShingle |
Santos, Melina Nymann dos Santos, Andriele dos Balbinot, Catia Nerling, Maria Andréia Maciel Análise sobre o uso de recursos tecnológicos em um contexto de aulas síncronas e assíncronas |
author_sort |
Santos, Melina Nymann dos |
title |
Análise sobre o uso de recursos tecnológicos em um contexto de aulas síncronas e assíncronas |
title_short |
Análise sobre o uso de recursos tecnológicos em um contexto de aulas síncronas e assíncronas |
title_full |
Análise sobre o uso de recursos tecnológicos em um contexto de aulas síncronas e assíncronas |
title_fullStr |
Análise sobre o uso de recursos tecnológicos em um contexto de aulas síncronas e assíncronas |
title_full_unstemmed |
Análise sobre o uso de recursos tecnológicos em um contexto de aulas síncronas e assíncronas |
title_sort |
análise sobre o uso de recursos tecnológicos em um contexto de aulas síncronas e assíncronas |
description |
No decorrer deste estudo se faz referência a pontos relevantes do uso de tecnologias no meio educacional, iniciando com um resgate desse tema desde a década de 70 até a atualidade, enfatizando o seu uso no contexto pandêmico de Coronavírus, que provocou mudanças no ambiente escolar em todo o país e no mundo. Se faz referência à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que prescrevem sobre a aplicação dos recursos tecnológicos nas escolas. Diante disso, foi desenvolvido e aplicado um questionário para professores de diferentes áreas do conhecimento e dos estados do Brasil, com o intuito de averiguar a respeito do uso das tecnologias no ambiente escolar, bem como as dificuldades encontradas, suas vantagens e desvantagens, além de apontar aspectos relevantes que possam auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2021 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14034 |
_version_ |
1805451619109699584 |
score |
10,814766 |