Uma análise do direito autoral na produção de material didático: uma revisão sistemática.
Este artigo discute o direito de autor no Brasil na produção e uso de materiais didáticos por docentes. Evidencia-se que o uso para fins educacionais é um tema discutido mundialmente e que os profissionais necessitam de formação básica para construção de materiais de qualidade e coerente com a legis...
Principais autores: | Sales, Isabel Cristina dos Santos, Pinheiro, Helano Diogenes |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2022
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14228 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-14228 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-142282024-05-01T15:48:32Z Uma análise do direito autoral na produção de material didático: uma revisão sistemática. Sales, Isabel Cristina dos Santos Pinheiro, Helano Diogenes 6.02.00.00-6 Administração Direitos autorais; Materiais didáticos; Educação; Lei de direitos autorais. Este artigo discute o direito de autor no Brasil na produção e uso de materiais didáticos por docentes. Evidencia-se que o uso para fins educacionais é um tema discutido mundialmente e que os profissionais necessitam de formação básica para construção de materiais de qualidade e coerente com a legislação. O objetivo deste estudo foi analisar as pesquisas que envolvem a construção de materiais didáticos de acordo com a lei. Através de uma análise bibliográfica utilizou-se o processo estrutural de revisão sistemática. Como fonte de busca para os documentos analisados utilizou-se dos portais Scielo e Portal de Periódicos Capes, utilizando-se da análise de conteúdo embasada pelo método de categorização de Bardin (2016). Encontrou-se que na atualidade urge uma formação abrangente sobre a referida Lei e sua aplicação para os profissionais que necessitam construir materiais educacionais. A partir dessa discussão percebe-se a necessidade do conhecimento por parte dos docentes sobre direitos autorais e sobre as possibilidades que o cercam. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-07-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14228 10.3895/rts.v18n52.14228 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 52 (2022); 349-370 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 52 (2022); 349-370 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v18n52 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14228/8922 Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Sales, Isabel Cristina dos Santos Pinheiro, Helano Diogenes |
spellingShingle |
Sales, Isabel Cristina dos Santos Pinheiro, Helano Diogenes Uma análise do direito autoral na produção de material didático: uma revisão sistemática. |
author_sort |
Sales, Isabel Cristina dos Santos |
title |
Uma análise do direito autoral na produção de material didático: uma revisão sistemática. |
title_short |
Uma análise do direito autoral na produção de material didático: uma revisão sistemática. |
title_full |
Uma análise do direito autoral na produção de material didático: uma revisão sistemática. |
title_fullStr |
Uma análise do direito autoral na produção de material didático: uma revisão sistemática. |
title_full_unstemmed |
Uma análise do direito autoral na produção de material didático: uma revisão sistemática. |
title_sort |
uma análise do direito autoral na produção de material didático: uma revisão sistemática. |
description |
Este artigo discute o direito de autor no Brasil na produção e uso de materiais didáticos por docentes. Evidencia-se que o uso para fins educacionais é um tema discutido mundialmente e que os profissionais necessitam de formação básica para construção de materiais de qualidade e coerente com a legislação. O objetivo deste estudo foi analisar as pesquisas que envolvem a construção de materiais didáticos de acordo com a lei. Através de uma análise bibliográfica utilizou-se o processo estrutural de revisão sistemática. Como fonte de busca para os documentos analisados utilizou-se dos portais Scielo e Portal de Periódicos Capes, utilizando-se da análise de conteúdo embasada pelo método de categorização de Bardin (2016). Encontrou-se que na atualidade urge uma formação abrangente sobre a referida Lei e sua aplicação para os profissionais que necessitam construir materiais educacionais. A partir dessa discussão percebe-se a necessidade do conhecimento por parte dos docentes sobre direitos autorais e sobre as possibilidades que o cercam. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2022 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14228 |
_version_ |
1805535503994322944 |
score |
10,814766 |