Uma análise do direito autoral na produção de material didático: uma revisão sistemática.

Este artigo discute o direito de autor no Brasil na produção e uso de materiais didáticos por docentes. Evidencia-se que o uso para fins educacionais é um tema discutido mundialmente e que os profissionais necessitam de formação básica para construção de materiais de qualidade e coerente com a legis...

ver descrição completa

Principais autores: Sales, Isabel Cristina dos Santos, Pinheiro, Helano Diogenes
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14228
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-14228
recordtype ojs
spelling peri-article-142282024-05-01T15:48:32Z Uma análise do direito autoral na produção de material didático: uma revisão sistemática. Sales, Isabel Cristina dos Santos Pinheiro, Helano Diogenes 6.02.00.00-6 Administração Direitos autorais; Materiais didáticos; Educação; Lei de direitos autorais. Este artigo discute o direito de autor no Brasil na produção e uso de materiais didáticos por docentes. Evidencia-se que o uso para fins educacionais é um tema discutido mundialmente e que os profissionais necessitam de formação básica para construção de materiais de qualidade e coerente com a legislação. O objetivo deste estudo foi analisar as pesquisas que envolvem a construção de materiais didáticos de acordo com a lei. Através de uma análise bibliográfica utilizou-se o processo estrutural de revisão sistemática. Como fonte de busca para os documentos analisados utilizou-se dos portais Scielo e Portal de Periódicos Capes, utilizando-se da análise de conteúdo embasada pelo método de categorização de Bardin (2016). Encontrou-se que na atualidade urge uma formação abrangente sobre a referida Lei e sua aplicação para os profissionais que necessitam construir materiais educacionais. A partir dessa discussão percebe-se a necessidade do conhecimento por parte dos docentes sobre direitos autorais e sobre as possibilidades que o cercam. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-07-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14228 10.3895/rts.v18n52.14228 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 52 (2022); 349-370 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 52 (2022); 349-370 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v18n52 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14228/8922 Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Sales, Isabel Cristina dos Santos
Pinheiro, Helano Diogenes
spellingShingle Sales, Isabel Cristina dos Santos
Pinheiro, Helano Diogenes
Uma análise do direito autoral na produção de material didático: uma revisão sistemática.
author_sort Sales, Isabel Cristina dos Santos
title Uma análise do direito autoral na produção de material didático: uma revisão sistemática.
title_short Uma análise do direito autoral na produção de material didático: uma revisão sistemática.
title_full Uma análise do direito autoral na produção de material didático: uma revisão sistemática.
title_fullStr Uma análise do direito autoral na produção de material didático: uma revisão sistemática.
title_full_unstemmed Uma análise do direito autoral na produção de material didático: uma revisão sistemática.
title_sort uma análise do direito autoral na produção de material didático: uma revisão sistemática.
description Este artigo discute o direito de autor no Brasil na produção e uso de materiais didáticos por docentes. Evidencia-se que o uso para fins educacionais é um tema discutido mundialmente e que os profissionais necessitam de formação básica para construção de materiais de qualidade e coerente com a legislação. O objetivo deste estudo foi analisar as pesquisas que envolvem a construção de materiais didáticos de acordo com a lei. Através de uma análise bibliográfica utilizou-se o processo estrutural de revisão sistemática. Como fonte de busca para os documentos analisados utilizou-se dos portais Scielo e Portal de Periódicos Capes, utilizando-se da análise de conteúdo embasada pelo método de categorização de Bardin (2016). Encontrou-se que na atualidade urge uma formação abrangente sobre a referida Lei e sua aplicação para os profissionais que necessitam construir materiais educacionais. A partir dessa discussão percebe-se a necessidade do conhecimento por parte dos docentes sobre direitos autorais e sobre as possibilidades que o cercam.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2022
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14228
_version_ 1805535503994322944
score 10,814766