Um olhar da tecnociência sobre a produção bibliográfica em resíduos sólidos da Universidade Federal de São Carlos

As Instituições de Ensino Superior (IES) têm sido importante agente no desenvolvimento de pesquisas relacionadas à gestão de resíduos sólidos (GRS). Neste sentido, uma das formas das IES contribuírem com a temática é produzindo conhecimento tecnocientífico por meio do intercâmbio entre diferentes sa...

ver descrição completa

Principais autores: Lozano, Marisa Cubas, Flamini, Silvia Helena
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14230
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: As Instituições de Ensino Superior (IES) têm sido importante agente no desenvolvimento de pesquisas relacionadas à gestão de resíduos sólidos (GRS). Neste sentido, uma das formas das IES contribuírem com a temática é produzindo conhecimento tecnocientífico por meio do intercâmbio entre diferentes saberes. O objetivo do trabalho consiste em entender de que maneira o desenvolvimento científico-tecnológico na GRS vem sendo proposto pelas IES. Para isso, foi levantada a produção bibliográfica da Universidade Federal de São Carlos sobre resíduos sólidos na base de dados Scopus, sendo selecionadas as publicações que respondam ao objetivo proposto. Assim, foram caracterizados e analisados 47 documentos considerando a abordagem sob o olhar da tecnociência, do impacto socioambiental e da interdisciplinaridade.. A análise mostrou que as publicações integram múltiplas disciplinas, buscam diversas parcerias e possuem relevante impacto socioambiental, entretanto alguns estudos não evidenciam qual é o público impactado por seus resultados, restringindo replicação ou implementação a quem tenha acesso à tecnologia de ponta, à instituições de pesquisa ou mesmo ao conhecimento acadêmico-científico.