Uma Possível Associação entre Ciência e Tecnologia no Ensino de Ciências: o exemplo do telefone
Neste trabalho, discuto acerca da tecnologia, da ciência e apresento algumas das formas como suas possíveis relações podem ser encaradas. Além disso, apresento os resultados de uma revisão bibliográfica onde busquei artigos científicos da área de ensino de ciências que procurassem relacionar algum c...
Autor principal: | da Silva, André Coelho |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2014
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1426 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Neste trabalho, discuto acerca da tecnologia, da ciência e apresento algumas das formas como suas possíveis relações podem ser encaradas. Além disso, apresento os resultados de uma revisão bibliográfica onde busquei artigos científicos da área de ensino de ciências que procurassem relacionar algum conteúdo da ciência a aparatos tecnológicos contemporâneos. A partir dessa revisão, verifiquei que há certa carência de trabalhos dessa natureza voltados explicitamente para o ensino. Dessa forma, apresento uma sequência de ensino que procura discutir o surgimento, desenvolvimento e funcionamento do telefone. Como parte integrante dessa sequência, sugiro também a realização de um experimento relativamente simples. Espero que este trabalho possa auxiliar professores interessados em discutir com seus alunos as possíveis relações entre ciência e tecnologia, bem como, auxiliá-los na discussão dos conceitos físicos envolvidos no funcionamento do telefone. |
---|