A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio

As pesquisas sobre estratégias têm se tornado cada vez mais relevantes para as organizações do agronegócio. Sendo assim, este estudo tem por objetivo analisar a temática praticado pelas organizações que atuam no agronegócio. Como aspecto metodológico foi utilizada uma revisão sistemática da literatu...

ver descrição completa

Principais autores: Lima, Murilo Campos Rocha, Ramos, Josefa Edileide Santos, Borba, Marcelo Costa, Schultz, Glauco, Révillion, Jean Philippe Palma
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14399
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-14399
recordtype ojs
spelling peri-article-143992024-05-01T15:48:32Z A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio Lima, Murilo Campos Rocha Ramos, Josefa Edileide Santos Borba, Marcelo Costa Schultz, Glauco Révillion, Jean Philippe Palma Administração pública e de empresas ciências contábeis e turismo; Administração Dependência de recursos; Capacidades de marketing; Transferência tecnológica; Cadeias de abastecimento; As pesquisas sobre estratégias têm se tornado cada vez mais relevantes para as organizações do agronegócio. Sendo assim, este estudo tem por objetivo analisar a temática praticado pelas organizações que atuam no agronegócio. Como aspecto metodológico foi utilizada uma revisão sistemática da literatura em base bibliográfica de alcance mundial. Os resultados mostraram os desafios de escolha e implementação das estratégias tomadas pelas organizações frente ao mercado. Foram identificadas estratégias como marketing regional, segmentação de mercado, potencial turístico, agroturismo, de investimento, modelos para lidar com incertezas e riscos, reputação e imagem do produto. Em que as escolhas estratégicas dependem dos objetivos pretendidos pelas organizações e dos cenários em que elas se encontram, assim como, os tipos de estratégias tomadas para o alcance do sucesso organizacional. Os resultados também corroboram para a identificação de recursos – ativos humanos, físicos, financeiros, institucionais, coletivo, identidade empresarial -, e capacidades dinâmicas – aprendizagem organizacional, construção de relacionamento, gestão da qualidade e comercialização. As estratégias envolvem a promoção da sustentabilidade rural pela proveniência e cogovernança dos negócios rurais com o uso de sistema de gestão ambiental e desenvolvimento de serviços ecossistêmicos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2022-07-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14399 10.3895/rts.v18n52.14399 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 52 (2022); 285-307 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 52 (2022); 285-307 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v18n52 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14399/8919 Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Lima, Murilo Campos Rocha
Ramos, Josefa Edileide Santos
Borba, Marcelo Costa
Schultz, Glauco
Révillion, Jean Philippe Palma
spellingShingle Lima, Murilo Campos Rocha
Ramos, Josefa Edileide Santos
Borba, Marcelo Costa
Schultz, Glauco
Révillion, Jean Philippe Palma
A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
author_sort Lima, Murilo Campos Rocha
title A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
title_short A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
title_full A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
title_fullStr A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
title_full_unstemmed A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
title_sort dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
description As pesquisas sobre estratégias têm se tornado cada vez mais relevantes para as organizações do agronegócio. Sendo assim, este estudo tem por objetivo analisar a temática praticado pelas organizações que atuam no agronegócio. Como aspecto metodológico foi utilizada uma revisão sistemática da literatura em base bibliográfica de alcance mundial. Os resultados mostraram os desafios de escolha e implementação das estratégias tomadas pelas organizações frente ao mercado. Foram identificadas estratégias como marketing regional, segmentação de mercado, potencial turístico, agroturismo, de investimento, modelos para lidar com incertezas e riscos, reputação e imagem do produto. Em que as escolhas estratégicas dependem dos objetivos pretendidos pelas organizações e dos cenários em que elas se encontram, assim como, os tipos de estratégias tomadas para o alcance do sucesso organizacional. Os resultados também corroboram para a identificação de recursos – ativos humanos, físicos, financeiros, institucionais, coletivo, identidade empresarial -, e capacidades dinâmicas – aprendizagem organizacional, construção de relacionamento, gestão da qualidade e comercialização. As estratégias envolvem a promoção da sustentabilidade rural pela proveniência e cogovernança dos negócios rurais com o uso de sistema de gestão ambiental e desenvolvimento de serviços ecossistêmicos.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2022
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14399
_version_ 1805535556796416000
score 10,814766