Das escolas de aprendizes artífices à Universidade Tecnológica Federal do Paraná: percursos da educação tecnológica no Brasil
O presente estudo tem como objetivo tracejar o percurso da educação tecnológica brasileira até a implantação da primeira universidade tecnológica. Trata-se de um estudo documental, qualitativo e de natureza exploratória. O corpus de pesquisa é composto majoritariamente por leis. Constatou-se que a ú...
Principais autores: | de Lara, Luiz Marcelo, Pilatti, Luiz Alberto, dos Santos, Celso Bilynkievycz, Pedroso, Bruno |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14437 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-14437 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-144372021-10-01T20:42:59Z Das escolas de aprendizes artífices à Universidade Tecnológica Federal do Paraná: percursos da educação tecnológica no Brasil de Lara, Luiz Marcelo Pilatti, Luiz Alberto dos Santos, Celso Bilynkievycz Pedroso, Bruno Ciências Humanas, Educação. Universidade Tecnológica; Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Escolas de Aprendizes Artífices; Políticas educacionais; Educação tecnológica. O presente estudo tem como objetivo tracejar o percurso da educação tecnológica brasileira até a implantação da primeira universidade tecnológica. Trata-se de um estudo documental, qualitativo e de natureza exploratória. O corpus de pesquisa é composto majoritariamente por leis. Constatou-se que a única universidade tecnológica do Brasil, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), é parte de um movimento interno produzido no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) em função da desconstrução do modelo de ensino técnico, durante o Governo de Fernando Henrique Cardoso, no qual era pautada a atuação da Instituição. A ideia de universidade tecnológica não teve eco em nenhum governo desde a transformação da UTFPR, nem mesmo no governo do Partido dos Trabalhadores (PT) que foi responsável pela introdução do modelo. Conclui-se que a UTFPR não foi uma política de estado e, até o presente, não existe intenção política da criação de novas universidades tecnológicas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-10-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14437 10.3895/rts.v17n49.14437 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 49 (2021); 49-67 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 49 (2021); 49-67 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v17n49 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14437/8537 Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
de Lara, Luiz Marcelo Pilatti, Luiz Alberto dos Santos, Celso Bilynkievycz Pedroso, Bruno |
spellingShingle |
de Lara, Luiz Marcelo Pilatti, Luiz Alberto dos Santos, Celso Bilynkievycz Pedroso, Bruno Das escolas de aprendizes artífices à Universidade Tecnológica Federal do Paraná: percursos da educação tecnológica no Brasil |
author_sort |
de Lara, Luiz Marcelo |
title |
Das escolas de aprendizes artífices à Universidade Tecnológica Federal do Paraná: percursos da educação tecnológica no Brasil |
title_short |
Das escolas de aprendizes artífices à Universidade Tecnológica Federal do Paraná: percursos da educação tecnológica no Brasil |
title_full |
Das escolas de aprendizes artífices à Universidade Tecnológica Federal do Paraná: percursos da educação tecnológica no Brasil |
title_fullStr |
Das escolas de aprendizes artífices à Universidade Tecnológica Federal do Paraná: percursos da educação tecnológica no Brasil |
title_full_unstemmed |
Das escolas de aprendizes artífices à Universidade Tecnológica Federal do Paraná: percursos da educação tecnológica no Brasil |
title_sort |
das escolas de aprendizes artífices à universidade tecnológica federal do paraná: percursos da educação tecnológica no brasil |
description |
O presente estudo tem como objetivo tracejar o percurso da educação tecnológica brasileira até a implantação da primeira universidade tecnológica. Trata-se de um estudo documental, qualitativo e de natureza exploratória. O corpus de pesquisa é composto majoritariamente por leis. Constatou-se que a única universidade tecnológica do Brasil, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), é parte de um movimento interno produzido no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) em função da desconstrução do modelo de ensino técnico, durante o Governo de Fernando Henrique Cardoso, no qual era pautada a atuação da Instituição. A ideia de universidade tecnológica não teve eco em nenhum governo desde a transformação da UTFPR, nem mesmo no governo do Partido dos Trabalhadores (PT) que foi responsável pela introdução do modelo. Conclui-se que a UTFPR não foi uma política de estado e, até o presente, não existe intenção política da criação de novas universidades tecnológicas. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2021 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14437 |
_version_ |
1805449634274869248 |
score |
10,814766 |