Proposta metodológica de ilha interdisciplinar de racionalidade: um estudo a partir da temática calagem do solo em uma escola rural
Este artigo apresenta resultados de uma proposta metodológica desenvolvida em uma escola rural abordando o tema calagem e pH do solo. Destaca-se como objetivo central do estudo apresentar resultados de uma proposta de ilha interdisciplinar de racionalidade (IIR) elaborada a partir da temática calage...
Principais autores: | Vila, Marcela de Fátima, Broietti, Fabiele Cristiane Dias, Assaí, Natany Dayani de Souza |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2022
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14442 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este artigo apresenta resultados de uma proposta metodológica desenvolvida em uma escola rural abordando o tema calagem e pH do solo. Destaca-se como objetivo central do estudo apresentar resultados de uma proposta de ilha interdisciplinar de racionalidade (IIR) elaborada a partir da temática calagem e pH do solo, visando desenvolver nos estudantes atributos para uma Alfabetização Científica e Técnica (ACT). A metodologia da IIR para o desenvolvimento da ACT é uma proposta do autor Gérard Fourez, tendo como base de direcionamento ações de negociação e o desenvolvimento de habilidades para a efetivação de atributos de autonomia, comunicação e domínio. O desenvolvimento da proposta se deu em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, pertencente a um curso técnico profissionalizante em agropecuária, de uma escola rural do norte do Paraná. Os dados foram coletados por meio de anotações em caderno de campo e mediante o preenchimento de uma ficha de observação das etapas da IIR, sinalizando os atributos pretendidos. Mediante as análises, notou-se uma evolução dos conceitos científicos relacionados à temática, da primeira etapa em comparação com a última etapa, além de evidências relacionadas aos atributos esperados. Neste contexto, compreende-se que a metodologia IIR proposta foi eficiente na promoção de uma ACT, por ampliar conhecimentos do conteúdo, além do desenvolvimento de aspectos relativos à autonomia, melhora na comunicação e domínio na resolução e discussão da temática por parte dos estudantes. |
---|