Contribuições da WebQuest para o ensino de empreendedorismo em cursos técnicos profissionalizantes em tempos de pandemia e pós-pandemia
A pandemia causada pelo vírus Covid-19 impactou na educação profissionalizante que precisou se adequar ao modelo de ensino remoto. Uma opção de recurso didático para contribuir com essa modalidade de ensino, a WebQuest, é pouco aplicada pelos professores do ensino técnico. Por isso, buscando ameniza...
Principais autores: | Gonçalves, Marcia Caroline Pereira, Oliveira, Jair de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14668 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
A pandemia causada pelo vírus Covid-19 impactou na educação profissionalizante que precisou se adequar ao modelo de ensino remoto. Uma opção de recurso didático para contribuir com essa modalidade de ensino, a WebQuest, é pouco aplicada pelos professores do ensino técnico. Por isso, buscando amenizar essa lacuna, definiu-se o seguinte problema de pesquisa: de que forma o uso da WebQuest contribui para o ensino sobre empreendedorismo? E como objetivo: apresentar a produção de um Produto técnico educacional para o uso da WebQuest como um recurso didático que incentiva o ensino do empreendedorismo em cursos técnicos profissionalizantes. Este estudo é caracterizado como exploratório, com abordagem qualitativa e a aplicação do produto foi realizada no primeiro semestre de 2019. Os resultados da aplicação apontaram que a WebQuest é um recurso didático tecnológico a qual contribui para o ensino do empreendedorismo em cursos técnicos profissionalizantes em tempos de pandemia, pois pode ser utilizado pelos professores no ensino híbrido e remoto, além de estimular o aprendizado dos alunos e permitir que o professor realize a estruturação das atividades de forma planejada, criativa, de acordo com os conteúdos e as necessidades dos alunos. |
---|