Uma investigação sobre a incorporação da educação ambiental nos currículos do curso de ciências biológicas
A inserção da Educação Ambiental (EA) é prevista pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, nas quais designam que esta seja praticada em todos os níveis, modalidades e no currículo de todas as instituições de ensino. Para a inserção da EA, muitos desafios precisam ser ultra...
Principais autores: | dos Santos, Daniela de Almeida, Kataoka, Adriana Massaê |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2022
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14716 |
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Resumo: |
A inserção da Educação Ambiental (EA) é prevista pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, nas quais designam que esta seja praticada em todos os níveis, modalidades e no currículo de todas as instituições de ensino. Para a inserção da EA, muitos desafios precisam ser ultrapassados, pois sua efetivação compreende uma rede complexa de fatores envolvidos e um deles é a formação inicial dos futuros educadores que atuarão em todos os níveis e modalidades de ensino. O currículo é um fator que interfere diretamente na formação de professores, assim, este artigo analisa a inserção da dimensão socioambiental nos currículos antes e após a implementação das Diretrizes. Para isso foram analisados dois currículos do curso de Ciências Biológicas, um do Ensino Superior Público e outro do Ensino Superior Privado, avaliados a partir de indicadores propostos pela Ambientalização Curricular. Os resultados revelaram que houve um avanço em relação à inserção da EA na concepção socioambiental, principalmente em relação à dimensão social, mas que ainda há muitas barreiras que precisam ser superadas em relação ao conhecimento dos princípios da EA. |
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