Pós-graduação em energia: uma política pública para apoiar o setor energético brasileiro

Este artigo avalia a situação atual dos cursos de pós-graduação stricto sensu em energia no Brasil. Com base na Plataforma Sucupira, foram identificados 22 programas e um total de 27 cursos, de mestrado ou doutorado, voltados para o tema energia, com programas enquadrados na área de avaliação Interd...

ver descrição completa

Principais autores: Vieira, Gisele Maria Ribeiro, Boloy, Ronney Arismel Mancebo, Domingues, Stella Maris Pires, Almeida, Nival Nunes
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14720
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-14720
recordtype ojs
spelling peri-article-147202024-05-01T15:48:33Z Pós-graduação em energia: uma política pública para apoiar o setor energético brasileiro Vieira, Gisele Maria Ribeiro Boloy, Ronney Arismel Mancebo Domingues, Stella Maris Pires Almeida, Nival Nunes Multidisciplinar; Interdisciplinar; Engenharia/Tecnologia/Gestão Políticas Públicas; Pós-Graduação; Energia. Este artigo avalia a situação atual dos cursos de pós-graduação stricto sensu em energia no Brasil. Com base na Plataforma Sucupira, foram identificados 22 programas e um total de 27 cursos, de mestrado ou doutorado, voltados para o tema energia, com programas enquadrados na área de avaliação Interdisciplinar ou em Engenharias. O presente artigo foi motivado pela preocupação com a formação de profissionais que respondam à crescente demanda do setor energético e à qualificação exigida. Foi constatado que 50% das respectivas instituições de ensino possuem seus programas na área de avaliação interdisciplinar e na subárea Engenharia/Tecnologia/Gestão.  Além disso, foi apresentado o número de egressos no período de 2017 a 2020, com base nos trabalhos defendidos. Os resultados alertam para a necessidade de uma política pública mais incisiva para promover a formação de profissionais para o setor, o que pode ocorrer por meio do próprio Plano Nacional de Pós-Graduação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-07-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14720 10.3895/rts.v18n52.14720 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 52 (2022); 227-246 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 52 (2022); 227-246 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v18n52 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14720/8916 Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Vieira, Gisele Maria Ribeiro
Boloy, Ronney Arismel Mancebo
Domingues, Stella Maris Pires
Almeida, Nival Nunes
spellingShingle Vieira, Gisele Maria Ribeiro
Boloy, Ronney Arismel Mancebo
Domingues, Stella Maris Pires
Almeida, Nival Nunes
Pós-graduação em energia: uma política pública para apoiar o setor energético brasileiro
author_sort Vieira, Gisele Maria Ribeiro
title Pós-graduação em energia: uma política pública para apoiar o setor energético brasileiro
title_short Pós-graduação em energia: uma política pública para apoiar o setor energético brasileiro
title_full Pós-graduação em energia: uma política pública para apoiar o setor energético brasileiro
title_fullStr Pós-graduação em energia: uma política pública para apoiar o setor energético brasileiro
title_full_unstemmed Pós-graduação em energia: uma política pública para apoiar o setor energético brasileiro
title_sort pós-graduação em energia: uma política pública para apoiar o setor energético brasileiro
description Este artigo avalia a situação atual dos cursos de pós-graduação stricto sensu em energia no Brasil. Com base na Plataforma Sucupira, foram identificados 22 programas e um total de 27 cursos, de mestrado ou doutorado, voltados para o tema energia, com programas enquadrados na área de avaliação Interdisciplinar ou em Engenharias. O presente artigo foi motivado pela preocupação com a formação de profissionais que respondam à crescente demanda do setor energético e à qualificação exigida. Foi constatado que 50% das respectivas instituições de ensino possuem seus programas na área de avaliação interdisciplinar e na subárea Engenharia/Tecnologia/Gestão.  Além disso, foi apresentado o número de egressos no período de 2017 a 2020, com base nos trabalhos defendidos. Os resultados alertam para a necessidade de uma política pública mais incisiva para promover a formação de profissionais para o setor, o que pode ocorrer por meio do próprio Plano Nacional de Pós-Graduação.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2022
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14720
_version_ 1805535506537119744
score 10,814766