Pós-graduação em energia: uma política pública para apoiar o setor energético brasileiro
Este artigo avalia a situação atual dos cursos de pós-graduação stricto sensu em energia no Brasil. Com base na Plataforma Sucupira, foram identificados 22 programas e um total de 27 cursos, de mestrado ou doutorado, voltados para o tema energia, com programas enquadrados na área de avaliação Interd...
Principais autores: | Vieira, Gisele Maria Ribeiro, Boloy, Ronney Arismel Mancebo, Domingues, Stella Maris Pires, Almeida, Nival Nunes |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2022
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14720 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-14720 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-147202024-05-01T15:48:33Z Pós-graduação em energia: uma política pública para apoiar o setor energético brasileiro Vieira, Gisele Maria Ribeiro Boloy, Ronney Arismel Mancebo Domingues, Stella Maris Pires Almeida, Nival Nunes Multidisciplinar; Interdisciplinar; Engenharia/Tecnologia/Gestão Políticas Públicas; Pós-Graduação; Energia. Este artigo avalia a situação atual dos cursos de pós-graduação stricto sensu em energia no Brasil. Com base na Plataforma Sucupira, foram identificados 22 programas e um total de 27 cursos, de mestrado ou doutorado, voltados para o tema energia, com programas enquadrados na área de avaliação Interdisciplinar ou em Engenharias. O presente artigo foi motivado pela preocupação com a formação de profissionais que respondam à crescente demanda do setor energético e à qualificação exigida. Foi constatado que 50% das respectivas instituições de ensino possuem seus programas na área de avaliação interdisciplinar e na subárea Engenharia/Tecnologia/Gestão. Além disso, foi apresentado o número de egressos no período de 2017 a 2020, com base nos trabalhos defendidos. Os resultados alertam para a necessidade de uma política pública mais incisiva para promover a formação de profissionais para o setor, o que pode ocorrer por meio do próprio Plano Nacional de Pós-Graduação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-07-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14720 10.3895/rts.v18n52.14720 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 52 (2022); 227-246 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 52 (2022); 227-246 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v18n52 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14720/8916 Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Vieira, Gisele Maria Ribeiro Boloy, Ronney Arismel Mancebo Domingues, Stella Maris Pires Almeida, Nival Nunes |
spellingShingle |
Vieira, Gisele Maria Ribeiro Boloy, Ronney Arismel Mancebo Domingues, Stella Maris Pires Almeida, Nival Nunes Pós-graduação em energia: uma política pública para apoiar o setor energético brasileiro |
author_sort |
Vieira, Gisele Maria Ribeiro |
title |
Pós-graduação em energia: uma política pública para apoiar o setor energético brasileiro |
title_short |
Pós-graduação em energia: uma política pública para apoiar o setor energético brasileiro |
title_full |
Pós-graduação em energia: uma política pública para apoiar o setor energético brasileiro |
title_fullStr |
Pós-graduação em energia: uma política pública para apoiar o setor energético brasileiro |
title_full_unstemmed |
Pós-graduação em energia: uma política pública para apoiar o setor energético brasileiro |
title_sort |
pós-graduação em energia: uma política pública para apoiar o setor energético brasileiro |
description |
Este artigo avalia a situação atual dos cursos de pós-graduação stricto sensu em energia no Brasil. Com base na Plataforma Sucupira, foram identificados 22 programas e um total de 27 cursos, de mestrado ou doutorado, voltados para o tema energia, com programas enquadrados na área de avaliação Interdisciplinar ou em Engenharias. O presente artigo foi motivado pela preocupação com a formação de profissionais que respondam à crescente demanda do setor energético e à qualificação exigida. Foi constatado que 50% das respectivas instituições de ensino possuem seus programas na área de avaliação interdisciplinar e na subárea Engenharia/Tecnologia/Gestão. Além disso, foi apresentado o número de egressos no período de 2017 a 2020, com base nos trabalhos defendidos. Os resultados alertam para a necessidade de uma política pública mais incisiva para promover a formação de profissionais para o setor, o que pode ocorrer por meio do próprio Plano Nacional de Pós-Graduação. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2022 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14720 |
_version_ |
1805535506537119744 |
score |
10,814766 |