Ações discentes no cotidiano escolar: um olhar a partir das macrotendências de Educação Ambiental
O objetivo deste trabalho é apresentar resultados de uma pesquisa em que foram analisadas as possibilidades de ações discentes nas propostas de Educação Ambiental, elaboradas por professores em formação continuada no Programa de Desenvolvimento Educacional. Na perspectiva das Macrotendências Polític...
Principais autores: | Heggler, João Marcos, Bertoni, Danislei, Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português Inglês |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14783 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O objetivo deste trabalho é apresentar resultados de uma pesquisa em que foram analisadas as possibilidades de ações discentes nas propostas de Educação Ambiental, elaboradas por professores em formação continuada no Programa de Desenvolvimento Educacional. Na perspectiva das Macrotendências Político-Pedagógicas, foram analisadas 238 produções didático-pedagógicas dos anos 2013, 2014 e 2016, localizadas no Portal do Dia a Dia da Educação, da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná. Os procedimentos metodológicos da pesquisa permitem delineá-la como qualitativa, interpretativa, exploratória, bibliográfica e associada a elementos quantitativos. Para a análise foram utilizadas a primeira e segunda etapas do Mapeamento Sistemático para o planejamento, a classificação e sistematização, e a terceira etapa da Análise de Conteúdo para o tratamento dos dados, dos resultados, inferência e interpretação. As produções analisadas evidenciaram os diferentes olhares e discursos dos professores em relação à implementação das propostas e as diversas possibilidades de ações discentes para se trabalhar os temas ambientais, mais a importância da participação e colaboração das diferentes áreas do conhecimento e delas disponibilizarem tempo e espaço, por meio dos componentes curriculares, para a inserção de temas transversais. Inicialmente, em uma perspectiva individualizada, categorizaram-se tais produções nas macrotendências Conservacionista, Pragmática e Crítica, e também, a partir dos campos de disputas e convivências em Conservacionista e Crítica; Conservacionista e Pragmática; Conservacionista, Pragmática e Crítica; Pragmática e Crítica. A relevância dos professores e Instituições de Ensino em criar novas estratégias e práticas educativas, a exemplo dos projetos de intervenção pedagógica nesse Programa, podem refletir diretamente na valorização e envolvimento dos alunos, nas propostas de novas atitudes práticas relacionadas às intenções e ações, e o respeito aos objetivos de aprendizagem. As pesquisas envolvendo a Educação Ambiental são extremamente importantes no sentido de divulgarem o tratamento que essa educação tem recebido na Educação Básica e o quanto pode ser feito para melhorar essa relação. |
---|