Ensino remoto e acessibilidade na educação de surdos: uma análise crítica decolonial da plataforma “Se Liga Na Educação"
O fechamento das escolas e a substituição temporária do sistema presencial para o sistema de ensino remoto devido a pandemia COVID-19 expôs desafios e obstáculos a serem enfrentados na esfera educacional. A adequação para esta nova realidade escancarou a grande desigualdade em termos de recursos par...
Principais autores: | de Souza, André Luis Santos, Leonor, Ana Carolina Carmo, Gediel, Ana Luisa Borba |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português Inglês |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2022
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14798 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-14798 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-147982024-04-30T22:36:02Z Ensino remoto e acessibilidade na educação de surdos: uma análise crítica decolonial da plataforma “Se Liga Na Educação" Remote teaching and accessibility in deaf education: an analysis of the "Se Liga Na Educação" platform de Souza, André Luis Santos Leonor, Ana Carolina Carmo Gediel, Ana Luisa Borba Educação, ciência e tecnologia Ensino Remoto; Libras; Plataforma Digital Remote teaching; Libras; Digital Platform O fechamento das escolas e a substituição temporária do sistema presencial para o sistema de ensino remoto devido a pandemia COVID-19 expôs desafios e obstáculos a serem enfrentados na esfera educacional. A adequação para esta nova realidade escancarou a grande desigualdade em termos de recursos para a implementação do regime remoto. Com base na teoria decolonial, buscamos refletir de forma crítica em relação ao histórico de exclusão educacional dos alunos Surdos. Assim, analisou-se o material didático bilíngue produzido pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais e disponibilizado online na para atender os Surdos durante o período remoto. Como percurso metodológico foram investigadas as videoaulas da Plataforma “Se liga na Educação” para identificar e compreender o material voltado para os alunos Surdos, que utilizam a Libras como a primeira materna (L1). Concluímos com a análise das videoaulas, que o material em Libras pode ser considerado um avanço tanto legal quanto sociocultural no contexto da educação para estudantes surdos. Entretanto, ainda há muitas lacunas que impossibilitam um acesso equitativo aos conteúdos escolares dos alunos surdos. Observou-se que a falta de legendas nos vídeos pode criar algumas barreiras. Além disso, identificou-se uma lacuna relativa à ausência dos conteúdos programáticos definidos pela Base Nacional Comum Curricular, no caso limitando-se a alguns conteúdos da língua portuguesa e da disciplina de Libras. Reflecting on the impact of school closures and the temporary substitution of the face-to-face system for the remote learning system exposed challenges and obstacles to be faced in the educational sphere. The adjustment to this new reality has exposed the great inequality in terms of resources for the implementation of the remote system. Based on decolonial theory, we sought to reflect critically on the colonial history of educational exclusion of Deaf subjects. analyze the bilingual didactic material produced by the Secretary of Education of the State of Minas Gerais and made available online in order to serve Deaf students during the remote period. As a methodological path, the video lessons of the platform "Se liga na Educação" were investigated, to identify and understand the material aimed at Deaf students, who use Libras as their first mother tongue (L1). We conclude, with the analysis of the video lessons, that the material in Libras can be considered both a legal and sociocultural advance in the context of education for deaf students. However, there are still many gaps that make it impossible for deaf students to have equal access to school content. It was observed that the lack of subtitles in the videos created some barriers. In addition, it was identified a gap related to the absence of programmatic content defined by the National Curricular Bases, in the case limited to some content of the Portuguese language and the discipline of Libras Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-04-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14798 10.3895/rbect.v15n1.14798 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; 2022: Edição Especial “Researching Teaching and Learning: An Equity Imperative for Teacher Education”. Teachers College - Columbia University e Fundação Lemann 1982-873X 10.3895/rbect.v15n1 por eng http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14798/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14798/pdf_1 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14798/2429 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14798/revis%C3%B5es_editorial_ingl%C3%AAs Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português Inglês |
format |
Artigo |
author |
de Souza, André Luis Santos Leonor, Ana Carolina Carmo Gediel, Ana Luisa Borba |
spellingShingle |
de Souza, André Luis Santos Leonor, Ana Carolina Carmo Gediel, Ana Luisa Borba Ensino remoto e acessibilidade na educação de surdos: uma análise crítica decolonial da plataforma “Se Liga Na Educação" |
author_sort |
de Souza, André Luis Santos |
title |
Ensino remoto e acessibilidade na educação de surdos: uma análise crítica decolonial da plataforma “Se Liga Na Educação" |
title_short |
Ensino remoto e acessibilidade na educação de surdos: uma análise crítica decolonial da plataforma “Se Liga Na Educação" |
title_full |
Ensino remoto e acessibilidade na educação de surdos: uma análise crítica decolonial da plataforma “Se Liga Na Educação" |
title_fullStr |
Ensino remoto e acessibilidade na educação de surdos: uma análise crítica decolonial da plataforma “Se Liga Na Educação" |
title_full_unstemmed |
Ensino remoto e acessibilidade na educação de surdos: uma análise crítica decolonial da plataforma “Se Liga Na Educação" |
title_sort |
ensino remoto e acessibilidade na educação de surdos: uma análise crítica decolonial da plataforma “se liga na educação" |
description |
O fechamento das escolas e a substituição temporária do sistema presencial para o sistema de ensino remoto devido a pandemia COVID-19 expôs desafios e obstáculos a serem enfrentados na esfera educacional. A adequação para esta nova realidade escancarou a grande desigualdade em termos de recursos para a implementação do regime remoto. Com base na teoria decolonial, buscamos refletir de forma crítica em relação ao histórico de exclusão educacional dos alunos Surdos. Assim, analisou-se o material didático bilíngue produzido pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais e disponibilizado online na para atender os Surdos durante o período remoto. Como percurso metodológico foram investigadas as videoaulas da Plataforma “Se liga na Educação” para identificar e compreender o material voltado para os alunos Surdos, que utilizam a Libras como a primeira materna (L1). Concluímos com a análise das videoaulas, que o material em Libras pode ser considerado um avanço tanto legal quanto sociocultural no contexto da educação para estudantes surdos. Entretanto, ainda há muitas lacunas que impossibilitam um acesso equitativo aos conteúdos escolares dos alunos surdos. Observou-se que a falta de legendas nos vídeos pode criar algumas barreiras. Além disso, identificou-se uma lacuna relativa à ausência dos conteúdos programáticos definidos pela Base Nacional Comum Curricular, no caso limitando-se a alguns conteúdos da língua portuguesa e da disciplina de Libras. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2022 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14798 |
_version_ |
1805535417595854848 |
score |
10,814766 |