A pós-graduação e o uso do WhatsApp Messenger: um estudo a partir dos cursos strictu sensu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste Campus Cascavel
As novas tecnologias em contexto educacional trazem à tona diversas questões para análise. Tendo em vista o grande acesso a aplicativos de redes sociais, esta pesquisa buscou responder à questão: “A utilização do WhatsApp Messenger tem auxiliado nos cursos de pós-graduação?”. Pretendeu-se ainda desc...
Principais autores: | Vieira de Castro, Luciana Paula, Malacarne, Vilmar |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português Inglês |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14814 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
As novas tecnologias em contexto educacional trazem à tona diversas questões para análise. Tendo em vista o grande acesso a aplicativos de redes sociais, esta pesquisa buscou responder à questão: “A utilização do WhatsApp Messenger tem auxiliado nos cursos de pós-graduação?”. Pretendeu-se ainda descrever as ações dos participantes da pesquisa ao utilizar o aplicativo e discutir as formas de utilização desse por discentes de cursos de pós-graduação. Para tanto, foram coletados dados por meio de um questionário aplicado a 74 estudantes de cursos de pós-graduação. Os dados evidenciam que o aplicativo foi útil para ações de caráter acadêmico, como: compartilhamento de material de estudo e pesquisa, orientações, informações sobre as aulas, agendamento de horário para coleta de dados, dentre outras, sobretudo no auge da pandemia por COVID-19, quando foi demandado isolamento e distanciamento social. Destaca-se a necessidade da realização de formações sobre utilização de ferramentas tecnológicas, visando melhor explorar as potencialidades das mesmas. |
---|