As dimensões dos arranjos institucionais na política de expansão da rede federal de educação profissional científica e tecnológica

Desde a institucionalização da CF de 1988, o Brasil passou por inúmeras mudanças no ciclo de políticas públicas, incluindo os novos arranjos institucionais. O plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT) representou uma política estratégica do governo...

ver descrição completa

Principais autores: Souza, Raquel Eugenio de, Meza, Maria Lúcia Figueiredo Gomes de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/14851
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-14851
recordtype ojs
spelling peri-article-148512024-05-01T13:30:05Z As dimensões dos arranjos institucionais na política de expansão da rede federal de educação profissional científica e tecnológica Souza, Raquel Eugenio de Meza, Maria Lúcia Figueiredo Gomes de Planejamento Urbano e Regional dimensões dos arranjos institucionais; educação profissional, científica e tecnológica; desenvolvimento regional. Desde a institucionalização da CF de 1988, o Brasil passou por inúmeras mudanças no ciclo de políticas públicas, incluindo os novos arranjos institucionais. O plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT) representou uma política estratégica do governo federal de incentivo ao desenvolvimento regional e foi institucionalizado e operacionalizado por meio desses novos arranjos institucionais. O artigo objetiva avaliar o Plano de Expansão da RFEPCT, enquanto política pública, sob a perspectiva das quatro dimensões dos arranjos institucionais. A pesquisa é qualitativa, o estudo de caso foi operacionalizado pelas pesquisas documental e bibliográfica. Os principais resultados mostram o protagonismo do governo federal na dimensão vertical, com uma atuação marginal dos municípios na condução da política; a sobreposição de programas e recursos, sem uma integração dos programas e políticas dos diferentes ministérios é observada na dimensão horizontal; na dimensão participativa identificamos a relevância dos seminários, fóruns e conferências nas fases de proposição e implementação da política de expansão da RFEPCT. Na abordagem da dimensão territorial destaca-se que ao promover a interiorização da rede federal de educação, buscava-se promover o desenvolvimento da economia regional, redução das desigualdades sociais, a formação profissional e o fortalecimento da cidadania. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-11-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/14851 10.3895/rbpd.v11n4.14851 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 11, n. 4 (2022); 892-927 2317-2363 10.3895/rbpd.v11n4 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/14851/9198 Direitos autorais 2022 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Souza, Raquel Eugenio de
Meza, Maria Lúcia Figueiredo Gomes de
spellingShingle Souza, Raquel Eugenio de
Meza, Maria Lúcia Figueiredo Gomes de
As dimensões dos arranjos institucionais na política de expansão da rede federal de educação profissional científica e tecnológica
author_sort Souza, Raquel Eugenio de
title As dimensões dos arranjos institucionais na política de expansão da rede federal de educação profissional científica e tecnológica
title_short As dimensões dos arranjos institucionais na política de expansão da rede federal de educação profissional científica e tecnológica
title_full As dimensões dos arranjos institucionais na política de expansão da rede federal de educação profissional científica e tecnológica
title_fullStr As dimensões dos arranjos institucionais na política de expansão da rede federal de educação profissional científica e tecnológica
title_full_unstemmed As dimensões dos arranjos institucionais na política de expansão da rede federal de educação profissional científica e tecnológica
title_sort as dimensões dos arranjos institucionais na política de expansão da rede federal de educação profissional científica e tecnológica
description Desde a institucionalização da CF de 1988, o Brasil passou por inúmeras mudanças no ciclo de políticas públicas, incluindo os novos arranjos institucionais. O plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT) representou uma política estratégica do governo federal de incentivo ao desenvolvimento regional e foi institucionalizado e operacionalizado por meio desses novos arranjos institucionais. O artigo objetiva avaliar o Plano de Expansão da RFEPCT, enquanto política pública, sob a perspectiva das quatro dimensões dos arranjos institucionais. A pesquisa é qualitativa, o estudo de caso foi operacionalizado pelas pesquisas documental e bibliográfica. Os principais resultados mostram o protagonismo do governo federal na dimensão vertical, com uma atuação marginal dos municípios na condução da política; a sobreposição de programas e recursos, sem uma integração dos programas e políticas dos diferentes ministérios é observada na dimensão horizontal; na dimensão participativa identificamos a relevância dos seminários, fóruns e conferências nas fases de proposição e implementação da política de expansão da RFEPCT. Na abordagem da dimensão territorial destaca-se que ao promover a interiorização da rede federal de educação, buscava-se promover o desenvolvimento da economia regional, redução das desigualdades sociais, a formação profissional e o fortalecimento da cidadania.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2022
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/14851
_version_ 1805535647617777664
score 10,814766