O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências?
Práticas Científicas têm sido um tema central de recentes reformas educacionais de Ensino de Ciências dos Estados Unidos e o interesse por este tema também tem se reverberado nas pesquisas em Ensino de Ciências constituindo-se como um tópico de repercussão internacional (Europa, América do Sul, Ásia...
Principais autores: | Costa, Sandro Lucas Reis, Broietti, Fabiele Cristiane Dias |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português Inglês |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14897 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-14897 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-148972024-01-05T20:45:14Z O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências? Costa, Sandro Lucas Reis Broietti, Fabiele Cristiane Dias Ensino; aprendizagem Práticas Científicas; Ensino de Ciências; Aprendizagem. Práticas Científicas têm sido um tema central de recentes reformas educacionais de Ensino de Ciências dos Estados Unidos e o interesse por este tema também tem se reverberado nas pesquisas em Ensino de Ciências constituindo-se como um tópico de repercussão internacional (Europa, América do Sul, Ásia, Oceania e África). Os objetivos deste artigo são os seguintes: 1) apresentar o conceito de Práticas Científicas conforme os principais referenciais teóricos internacionais sobre o tema; 2) discutir as oito Práticas Científicas e a sua relevância para o Ensino de Ciências; e 3) estabelecer possíveis conexões entre a ideia de Práticas Científicas e as discussões expostas em documentos nacionais da área de Ciências da Natureza. Para isso, este artigo é orientado por uma pesquisa teórico-conceitual, na qual foram estudados os referenciais de Práticas Científicas objetivando identificar, conhecer e acompanhar o desenvolvimento do tema em determinada área do conhecimento. Os resultados desta pesquisa apontam as principais perspectivas de conceituação das Práticas Científicas e inserem o tema nas discussões educacionais nacionais em Ensino de Ciências; também apresentam reflexões acerca da importância das oito Práticas Científicas para a aprendizagem em Ciências e como estas podem favorecer a construção de uma visão mais contemporânea da Ciência; e, finalmente, indicam conexões entre algumas Práticas Científicas específicas e as discussões expostas em documentos nacionais. As discussões deste artigo buscam contribuir para fortalecer debates acerca do tema nacionalmente; refletir a respeito da relevância do tema para o Ensino de Ciências; e acompanhar o crescente interesse por pesquisas envolvendo as Práticas Científicas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2023-10-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14897 10.3895/rbect.v16n1.14897 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 2023 1982-873X 10.3895/rbect.v16n1 por eng http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14897/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14897/pdf_1 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português Inglês |
format |
Artigo |
author |
Costa, Sandro Lucas Reis Broietti, Fabiele Cristiane Dias |
spellingShingle |
Costa, Sandro Lucas Reis Broietti, Fabiele Cristiane Dias O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências? |
author_sort |
Costa, Sandro Lucas Reis |
title |
O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências? |
title_short |
O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências? |
title_full |
O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências? |
title_fullStr |
O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências? |
title_full_unstemmed |
O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências? |
title_sort |
o que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências? |
description |
Práticas Científicas têm sido um tema central de recentes reformas educacionais de Ensino de Ciências dos Estados Unidos e o interesse por este tema também tem se reverberado nas pesquisas em Ensino de Ciências constituindo-se como um tópico de repercussão internacional (Europa, América do Sul, Ásia, Oceania e África). Os objetivos deste artigo são os seguintes: 1) apresentar o conceito de Práticas Científicas conforme os principais referenciais teóricos internacionais sobre o tema; 2) discutir as oito Práticas Científicas e a sua relevância para o Ensino de Ciências; e 3) estabelecer possíveis conexões entre a ideia de Práticas Científicas e as discussões expostas em documentos nacionais da área de Ciências da Natureza. Para isso, este artigo é orientado por uma pesquisa teórico-conceitual, na qual foram estudados os referenciais de Práticas Científicas objetivando identificar, conhecer e acompanhar o desenvolvimento do tema em determinada área do conhecimento. Os resultados desta pesquisa apontam as principais perspectivas de conceituação das Práticas Científicas e inserem o tema nas discussões educacionais nacionais em Ensino de Ciências; também apresentam reflexões acerca da importância das oito Práticas Científicas para a aprendizagem em Ciências e como estas podem favorecer a construção de uma visão mais contemporânea da Ciência; e, finalmente, indicam conexões entre algumas Práticas Científicas específicas e as discussões expostas em documentos nacionais. As discussões deste artigo buscam contribuir para fortalecer debates acerca do tema nacionalmente; refletir a respeito da relevância do tema para o Ensino de Ciências; e acompanhar o crescente interesse por pesquisas envolvendo as Práticas Científicas. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14897 |
_version_ |
1805535421673766912 |
score |
10,814766 |