O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências?

Práticas Científicas têm sido um tema central de recentes reformas educacionais de Ensino de Ciências dos Estados Unidos e o interesse por este tema também tem se reverberado nas pesquisas em Ensino de Ciências constituindo-se como um tópico de repercussão internacional (Europa, América do Sul, Ásia...

ver descrição completa

Principais autores: Costa, Sandro Lucas Reis, Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Formato: Artigo
Idioma: Português
Inglês
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14897
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-14897
recordtype ojs
spelling peri-article-148972024-01-05T20:45:14Z O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências? Costa, Sandro Lucas Reis Broietti, Fabiele Cristiane Dias Ensino; aprendizagem Práticas Científicas; Ensino de Ciências; Aprendizagem. Práticas Científicas têm sido um tema central de recentes reformas educacionais de Ensino de Ciências dos Estados Unidos e o interesse por este tema também tem se reverberado nas pesquisas em Ensino de Ciências constituindo-se como um tópico de repercussão internacional (Europa, América do Sul, Ásia, Oceania e África). Os objetivos deste artigo são os seguintes: 1) apresentar o conceito de Práticas Científicas conforme os principais referenciais teóricos internacionais sobre o tema; 2) discutir as oito Práticas Científicas e a sua relevância para o Ensino de Ciências; e 3) estabelecer possíveis conexões entre a ideia de Práticas Científicas e as discussões expostas em documentos nacionais da área de Ciências da Natureza. Para isso, este artigo é orientado por uma pesquisa teórico-conceitual, na qual foram estudados os referenciais de Práticas Científicas objetivando identificar, conhecer e acompanhar o desenvolvimento do tema em determinada área do conhecimento. Os resultados desta pesquisa apontam as principais perspectivas de conceituação das Práticas Científicas e inserem o tema nas discussões educacionais nacionais em Ensino de Ciências; também apresentam reflexões acerca da importância das oito Práticas Científicas para a aprendizagem em Ciências e como estas podem favorecer a construção de uma visão mais contemporânea da Ciência; e, finalmente, indicam conexões entre algumas Práticas Científicas específicas e as discussões expostas em documentos nacionais. As discussões deste artigo buscam contribuir para fortalecer debates acerca do tema nacionalmente; refletir a respeito da relevância do tema para o Ensino de Ciências; e acompanhar o crescente interesse por pesquisas envolvendo as Práticas Científicas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2023-10-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14897 10.3895/rbect.v16n1.14897 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 2023 1982-873X 10.3895/rbect.v16n1 por eng http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14897/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14897/pdf_1 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
Inglês
format Artigo
author Costa, Sandro Lucas Reis
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
spellingShingle Costa, Sandro Lucas Reis
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências?
author_sort Costa, Sandro Lucas Reis
title O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências?
title_short O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências?
title_full O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências?
title_fullStr O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências?
title_full_unstemmed O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências?
title_sort o que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências?
description Práticas Científicas têm sido um tema central de recentes reformas educacionais de Ensino de Ciências dos Estados Unidos e o interesse por este tema também tem se reverberado nas pesquisas em Ensino de Ciências constituindo-se como um tópico de repercussão internacional (Europa, América do Sul, Ásia, Oceania e África). Os objetivos deste artigo são os seguintes: 1) apresentar o conceito de Práticas Científicas conforme os principais referenciais teóricos internacionais sobre o tema; 2) discutir as oito Práticas Científicas e a sua relevância para o Ensino de Ciências; e 3) estabelecer possíveis conexões entre a ideia de Práticas Científicas e as discussões expostas em documentos nacionais da área de Ciências da Natureza. Para isso, este artigo é orientado por uma pesquisa teórico-conceitual, na qual foram estudados os referenciais de Práticas Científicas objetivando identificar, conhecer e acompanhar o desenvolvimento do tema em determinada área do conhecimento. Os resultados desta pesquisa apontam as principais perspectivas de conceituação das Práticas Científicas e inserem o tema nas discussões educacionais nacionais em Ensino de Ciências; também apresentam reflexões acerca da importância das oito Práticas Científicas para a aprendizagem em Ciências e como estas podem favorecer a construção de uma visão mais contemporânea da Ciência; e, finalmente, indicam conexões entre algumas Práticas Científicas específicas e as discussões expostas em documentos nacionais. As discussões deste artigo buscam contribuir para fortalecer debates acerca do tema nacionalmente; refletir a respeito da relevância do tema para o Ensino de Ciências; e acompanhar o crescente interesse por pesquisas envolvendo as Práticas Científicas.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14897
_version_ 1805535421673766912
score 10,814766