Avaliação do Produto Educacional Histórias em Quadrinhos no Processo de Ensino e Aprendizagem Jurídico: O Tribunal do Júri
O produto educacional “Histórias em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem jurídico: o Tribunal do Júri” é uma sequência didática desenvolvida com a finalidade de trazer uma nova abordagem ao ensino e aprendizagem jurídicos, em especial ao tema Tribunal do Júri. Através do uso da metodologi...
Principais autores: | Santiago, Mayara dos Santos, Freitas, Renata Gomes de Abreu |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2022
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14949 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-14949 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-149492023-04-27T15:51:56Z Avaliação do Produto Educacional Histórias em Quadrinhos no Processo de Ensino e Aprendizagem Jurídico: O Tribunal do Júri Santiago, Mayara dos Santos Freitas, Renata Gomes de Abreu Ensino Tribunal do Júri; Sequência didática; Avaliação; RStudio. O produto educacional “Histórias em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem jurídico: o Tribunal do Júri” é uma sequência didática desenvolvida com a finalidade de trazer uma nova abordagem ao ensino e aprendizagem jurídicos, em especial ao tema Tribunal do Júri. Através do uso da metodologia ativa Storytelling os alunos criam narrativas que contemplam todas as etapas da primeira fase do Tribunal do Júri com desfecho pré-determinado pelo docente, e produzir uma história em quadrinhos para a segunda fase. O objetivo deste artigo foi trazer ao leitor os resultados da avaliação do produto educacional elaborado a partir da pesquisa realizada no mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica, analisado por uma banca constituída por oito docentes. A pesquisa se caracteriza como de natureza básica, quanto aos procedimentos é descritiva, o questionário avaliativo foi desenvolvido na escala Likert, com questões e eixos temáticos, para análise dos dados foi utilizado o programa RStudio. O produto educacional foi aprovado pelos docentes em todos os quatro eixos, destacando-se como instrumento inovador ao processo de ensino e aprendizagem jurídico no tema Tribunal do Júri. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-05-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14949 10.3895/etr.v6n1.14949 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 6, n. 1 (2022); 1-15 2594-3901 10.3895/etr.v6n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14949/8882 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/14949/2480 Direitos autorais 2022 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Santiago, Mayara dos Santos Freitas, Renata Gomes de Abreu |
spellingShingle |
Santiago, Mayara dos Santos Freitas, Renata Gomes de Abreu Avaliação do Produto Educacional Histórias em Quadrinhos no Processo de Ensino e Aprendizagem Jurídico: O Tribunal do Júri |
author_sort |
Santiago, Mayara dos Santos |
title |
Avaliação do Produto Educacional Histórias em Quadrinhos no Processo de Ensino e Aprendizagem Jurídico: O Tribunal do Júri |
title_short |
Avaliação do Produto Educacional Histórias em Quadrinhos no Processo de Ensino e Aprendizagem Jurídico: O Tribunal do Júri |
title_full |
Avaliação do Produto Educacional Histórias em Quadrinhos no Processo de Ensino e Aprendizagem Jurídico: O Tribunal do Júri |
title_fullStr |
Avaliação do Produto Educacional Histórias em Quadrinhos no Processo de Ensino e Aprendizagem Jurídico: O Tribunal do Júri |
title_full_unstemmed |
Avaliação do Produto Educacional Histórias em Quadrinhos no Processo de Ensino e Aprendizagem Jurídico: O Tribunal do Júri |
title_sort |
avaliação do produto educacional histórias em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem jurídico: o tribunal do júri |
description |
O produto educacional “Histórias em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem jurídico: o Tribunal do Júri” é uma sequência didática desenvolvida com a finalidade de trazer uma nova abordagem ao ensino e aprendizagem jurídicos, em especial ao tema Tribunal do Júri. Através do uso da metodologia ativa Storytelling os alunos criam narrativas que contemplam todas as etapas da primeira fase do Tribunal do Júri com desfecho pré-determinado pelo docente, e produzir uma história em quadrinhos para a segunda fase. O objetivo deste artigo foi trazer ao leitor os resultados da avaliação do produto educacional elaborado a partir da pesquisa realizada no mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica, analisado por uma banca constituída por oito docentes. A pesquisa se caracteriza como de natureza básica, quanto aos procedimentos é descritiva, o questionário avaliativo foi desenvolvido na escala Likert, com questões e eixos temáticos, para análise dos dados foi utilizado o programa RStudio. O produto educacional foi aprovado pelos docentes em todos os quatro eixos, destacando-se como instrumento inovador ao processo de ensino e aprendizagem jurídico no tema Tribunal do Júri. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2022 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14949 |
_version_ |
1805451560986083328 |
score |
10,814766 |