Avaliação do Produto Educacional Histórias em Quadrinhos no Processo de Ensino e Aprendizagem Jurídico: O Tribunal do Júri

O produto educacional “Histórias em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem jurídico: o Tribunal do Júri” é uma sequência didática desenvolvida com a finalidade de trazer uma nova abordagem ao ensino e aprendizagem jurídicos, em especial ao tema Tribunal do Júri. Através do uso da metodologi...

ver descrição completa

Principais autores: Santiago, Mayara dos Santos, Freitas, Renata Gomes de Abreu
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14949
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-14949
recordtype ojs
spelling peri-article-149492023-04-27T15:51:56Z Avaliação do Produto Educacional Histórias em Quadrinhos no Processo de Ensino e Aprendizagem Jurídico: O Tribunal do Júri Santiago, Mayara dos Santos Freitas, Renata Gomes de Abreu Ensino Tribunal do Júri; Sequência didática; Avaliação; RStudio. O produto educacional “Histórias em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem jurídico: o Tribunal do Júri” é uma sequência didática desenvolvida com a finalidade de trazer uma nova abordagem ao ensino e aprendizagem jurídicos, em especial ao tema Tribunal do Júri. Através do uso da metodologia ativa Storytelling os alunos criam narrativas que contemplam todas as etapas da primeira fase do Tribunal do Júri com desfecho pré-determinado pelo docente, e produzir uma história em quadrinhos para a segunda fase.  O objetivo deste artigo foi trazer ao leitor os resultados da avaliação do produto educacional elaborado a partir da pesquisa realizada no mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica, analisado por uma banca constituída por oito docentes.  A pesquisa se caracteriza como de natureza básica, quanto aos procedimentos é descritiva, o questionário avaliativo foi desenvolvido na escala Likert, com questões e eixos temáticos, para análise dos dados foi utilizado o programa RStudio. O produto educacional foi aprovado pelos docentes em todos os quatro eixos, destacando-se como instrumento inovador ao processo de ensino e aprendizagem jurídico no tema Tribunal do Júri.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-05-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14949 10.3895/etr.v6n1.14949 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 6, n. 1 (2022); 1-15 2594-3901 10.3895/etr.v6n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14949/8882 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/14949/2480 Direitos autorais 2022 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Santiago, Mayara dos Santos
Freitas, Renata Gomes de Abreu
spellingShingle Santiago, Mayara dos Santos
Freitas, Renata Gomes de Abreu
Avaliação do Produto Educacional Histórias em Quadrinhos no Processo de Ensino e Aprendizagem Jurídico: O Tribunal do Júri
author_sort Santiago, Mayara dos Santos
title Avaliação do Produto Educacional Histórias em Quadrinhos no Processo de Ensino e Aprendizagem Jurídico: O Tribunal do Júri
title_short Avaliação do Produto Educacional Histórias em Quadrinhos no Processo de Ensino e Aprendizagem Jurídico: O Tribunal do Júri
title_full Avaliação do Produto Educacional Histórias em Quadrinhos no Processo de Ensino e Aprendizagem Jurídico: O Tribunal do Júri
title_fullStr Avaliação do Produto Educacional Histórias em Quadrinhos no Processo de Ensino e Aprendizagem Jurídico: O Tribunal do Júri
title_full_unstemmed Avaliação do Produto Educacional Histórias em Quadrinhos no Processo de Ensino e Aprendizagem Jurídico: O Tribunal do Júri
title_sort avaliação do produto educacional histórias em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem jurídico: o tribunal do júri
description O produto educacional “Histórias em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem jurídico: o Tribunal do Júri” é uma sequência didática desenvolvida com a finalidade de trazer uma nova abordagem ao ensino e aprendizagem jurídicos, em especial ao tema Tribunal do Júri. Através do uso da metodologia ativa Storytelling os alunos criam narrativas que contemplam todas as etapas da primeira fase do Tribunal do Júri com desfecho pré-determinado pelo docente, e produzir uma história em quadrinhos para a segunda fase.  O objetivo deste artigo foi trazer ao leitor os resultados da avaliação do produto educacional elaborado a partir da pesquisa realizada no mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica, analisado por uma banca constituída por oito docentes.  A pesquisa se caracteriza como de natureza básica, quanto aos procedimentos é descritiva, o questionário avaliativo foi desenvolvido na escala Likert, com questões e eixos temáticos, para análise dos dados foi utilizado o programa RStudio. O produto educacional foi aprovado pelos docentes em todos os quatro eixos, destacando-se como instrumento inovador ao processo de ensino e aprendizagem jurídico no tema Tribunal do Júri. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2022
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14949
_version_ 1805451560986083328
score 10,814766