Hélice tríplice no contexto brasileiro: a contribuição das universidades na inovação tecnológica

Dada a importância do conhecimento no modelo da Hélice Tríplice, este trabalho propõe estudar a contribuição das universidades na inovação tecnológica, analisando as publicações que tratam do modelo no contexto brasileiro. Para tanto, optou-se por utilizar o software IRAMUTEQ para a Análise Textual...

ver descrição completa

Principais autores: Andrade, Eron Passos, Rocha, Angela Machado, Nascimento, Marcio Luis Ferreira
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15122
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-15122
recordtype ojs
spelling peri-article-151222024-05-01T15:48:22Z Hélice tríplice no contexto brasileiro: a contribuição das universidades na inovação tecnológica Andrade, Eron Passos Rocha, Angela Machado Nascimento, Marcio Luis Ferreira 6.02.02.02-5 Inovação Tecnológica; Hélice Tríplice; Universidades; Análise Textual Discursiva. Dada a importância do conhecimento no modelo da Hélice Tríplice, este trabalho propõe estudar a contribuição das universidades na inovação tecnológica, analisando as publicações que tratam do modelo no contexto brasileiro. Para tanto, optou-se por utilizar o software IRAMUTEQ para a Análise Textual Discursiva (ATD) dos abstracts de 48 textos, entre artigos publicados em periódicos, anais de eventos e capítulos de livros indexados nas bases Scopus e Web of Science. Os resultados revelaram que quatro (4) temas principais são discutidos no corpus textual, originando classes semelhantes entre si e diferentes das demais. A Classe 1 aborda a atuação das universidades na Hélice Tríplice e a interação com os demais atores envolvidos na inovação. A Classe 2 trata da inovação e conceitos subjacentes. A Classe 3 versa sobre o desenvolvimento econômico e social promovido pelas universidades enquanto atores da inovação. A Classe 4 acerca-se da pesquisa acadêmica e das patentes. Desta forma propõe-se neste trabalho uma maneira de visualizar a Hélice Tríplice e suas ramificações a partir das frequências das palavras e buscar compreender a dinâmica e particularidades para o contexto brasileiro. De forma geral, com base na análise, a contribuição das universidades brasileiras na inovação tecnológica encontra-se ainda aquém das possibilidades promovidas pelo modelo da Hélice Tríplice. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPq CAPES FAPESB 2023-01-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15122 10.3895/rts.v19n55.15122 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 232-263 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 232-263 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n55 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15122/9255 Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Andrade, Eron Passos
Rocha, Angela Machado
Nascimento, Marcio Luis Ferreira
spellingShingle Andrade, Eron Passos
Rocha, Angela Machado
Nascimento, Marcio Luis Ferreira
Hélice tríplice no contexto brasileiro: a contribuição das universidades na inovação tecnológica
author_sort Andrade, Eron Passos
title Hélice tríplice no contexto brasileiro: a contribuição das universidades na inovação tecnológica
title_short Hélice tríplice no contexto brasileiro: a contribuição das universidades na inovação tecnológica
title_full Hélice tríplice no contexto brasileiro: a contribuição das universidades na inovação tecnológica
title_fullStr Hélice tríplice no contexto brasileiro: a contribuição das universidades na inovação tecnológica
title_full_unstemmed Hélice tríplice no contexto brasileiro: a contribuição das universidades na inovação tecnológica
title_sort hélice tríplice no contexto brasileiro: a contribuição das universidades na inovação tecnológica
description Dada a importância do conhecimento no modelo da Hélice Tríplice, este trabalho propõe estudar a contribuição das universidades na inovação tecnológica, analisando as publicações que tratam do modelo no contexto brasileiro. Para tanto, optou-se por utilizar o software IRAMUTEQ para a Análise Textual Discursiva (ATD) dos abstracts de 48 textos, entre artigos publicados em periódicos, anais de eventos e capítulos de livros indexados nas bases Scopus e Web of Science. Os resultados revelaram que quatro (4) temas principais são discutidos no corpus textual, originando classes semelhantes entre si e diferentes das demais. A Classe 1 aborda a atuação das universidades na Hélice Tríplice e a interação com os demais atores envolvidos na inovação. A Classe 2 trata da inovação e conceitos subjacentes. A Classe 3 versa sobre o desenvolvimento econômico e social promovido pelas universidades enquanto atores da inovação. A Classe 4 acerca-se da pesquisa acadêmica e das patentes. Desta forma propõe-se neste trabalho uma maneira de visualizar a Hélice Tríplice e suas ramificações a partir das frequências das palavras e buscar compreender a dinâmica e particularidades para o contexto brasileiro. De forma geral, com base na análise, a contribuição das universidades brasileiras na inovação tecnológica encontra-se ainda aquém das possibilidades promovidas pelo modelo da Hélice Tríplice.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15122
_version_ 1805535561930244096
score 10,814766