Hélice tríplice no contexto brasileiro: a contribuição das universidades na inovação tecnológica
Dada a importância do conhecimento no modelo da Hélice Tríplice, este trabalho propõe estudar a contribuição das universidades na inovação tecnológica, analisando as publicações que tratam do modelo no contexto brasileiro. Para tanto, optou-se por utilizar o software IRAMUTEQ para a Análise Textual...
Principais autores: | Andrade, Eron Passos, Rocha, Angela Machado, Nascimento, Marcio Luis Ferreira |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15122 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-15122 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-151222024-05-01T15:48:22Z Hélice tríplice no contexto brasileiro: a contribuição das universidades na inovação tecnológica Andrade, Eron Passos Rocha, Angela Machado Nascimento, Marcio Luis Ferreira 6.02.02.02-5 Inovação Tecnológica; Hélice Tríplice; Universidades; Análise Textual Discursiva. Dada a importância do conhecimento no modelo da Hélice Tríplice, este trabalho propõe estudar a contribuição das universidades na inovação tecnológica, analisando as publicações que tratam do modelo no contexto brasileiro. Para tanto, optou-se por utilizar o software IRAMUTEQ para a Análise Textual Discursiva (ATD) dos abstracts de 48 textos, entre artigos publicados em periódicos, anais de eventos e capítulos de livros indexados nas bases Scopus e Web of Science. Os resultados revelaram que quatro (4) temas principais são discutidos no corpus textual, originando classes semelhantes entre si e diferentes das demais. A Classe 1 aborda a atuação das universidades na Hélice Tríplice e a interação com os demais atores envolvidos na inovação. A Classe 2 trata da inovação e conceitos subjacentes. A Classe 3 versa sobre o desenvolvimento econômico e social promovido pelas universidades enquanto atores da inovação. A Classe 4 acerca-se da pesquisa acadêmica e das patentes. Desta forma propõe-se neste trabalho uma maneira de visualizar a Hélice Tríplice e suas ramificações a partir das frequências das palavras e buscar compreender a dinâmica e particularidades para o contexto brasileiro. De forma geral, com base na análise, a contribuição das universidades brasileiras na inovação tecnológica encontra-se ainda aquém das possibilidades promovidas pelo modelo da Hélice Tríplice. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPq CAPES FAPESB 2023-01-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15122 10.3895/rts.v19n55.15122 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 232-263 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 232-263 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n55 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15122/9255 Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Andrade, Eron Passos Rocha, Angela Machado Nascimento, Marcio Luis Ferreira |
spellingShingle |
Andrade, Eron Passos Rocha, Angela Machado Nascimento, Marcio Luis Ferreira Hélice tríplice no contexto brasileiro: a contribuição das universidades na inovação tecnológica |
author_sort |
Andrade, Eron Passos |
title |
Hélice tríplice no contexto brasileiro: a contribuição das universidades na inovação tecnológica |
title_short |
Hélice tríplice no contexto brasileiro: a contribuição das universidades na inovação tecnológica |
title_full |
Hélice tríplice no contexto brasileiro: a contribuição das universidades na inovação tecnológica |
title_fullStr |
Hélice tríplice no contexto brasileiro: a contribuição das universidades na inovação tecnológica |
title_full_unstemmed |
Hélice tríplice no contexto brasileiro: a contribuição das universidades na inovação tecnológica |
title_sort |
hélice tríplice no contexto brasileiro: a contribuição das universidades na inovação tecnológica |
description |
Dada a importância do conhecimento no modelo da Hélice Tríplice, este trabalho propõe estudar a contribuição das universidades na inovação tecnológica, analisando as publicações que tratam do modelo no contexto brasileiro. Para tanto, optou-se por utilizar o software IRAMUTEQ para a Análise Textual Discursiva (ATD) dos abstracts de 48 textos, entre artigos publicados em periódicos, anais de eventos e capítulos de livros indexados nas bases Scopus e Web of Science. Os resultados revelaram que quatro (4) temas principais são discutidos no corpus textual, originando classes semelhantes entre si e diferentes das demais. A Classe 1 aborda a atuação das universidades na Hélice Tríplice e a interação com os demais atores envolvidos na inovação. A Classe 2 trata da inovação e conceitos subjacentes. A Classe 3 versa sobre o desenvolvimento econômico e social promovido pelas universidades enquanto atores da inovação. A Classe 4 acerca-se da pesquisa acadêmica e das patentes. Desta forma propõe-se neste trabalho uma maneira de visualizar a Hélice Tríplice e suas ramificações a partir das frequências das palavras e buscar compreender a dinâmica e particularidades para o contexto brasileiro. De forma geral, com base na análise, a contribuição das universidades brasileiras na inovação tecnológica encontra-se ainda aquém das possibilidades promovidas pelo modelo da Hélice Tríplice. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15122 |
_version_ |
1805535561930244096 |
score |
10,814766 |