Autonomia docente: o que se pesquisa no ensino de ciências

As diversas mudanças que a sociedade vem enfrentando ao longo dos anos vêm impactando diretamente o campo educacional, e, por isso, cada vez mais se torna imprescindível pensar na formação docente. Desta forma, o objetivo deste artigo é analisar como a autonomia docente vem sendo discutida nas pesqu...

ver descrição completa

Principais autores: Santana, Kelly de Santana, Massena, Elisa Prestes
Formato: Artigo
Idioma: Português
Inglês
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15123
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-15123
recordtype ojs
spelling peri-article-151232024-05-13T14:30:49Z Autonomia docente: o que se pesquisa no ensino de ciências Teaching autonomy: what is researched in science teaching Santana, Kelly de Santana Massena, Elisa Prestes Ensino de Ciências- Formação de professores Autonomia docente; Formação docente; Ensino de Ciências; Pesquisas Teaching autonomy; Teacher training; Science teaching; Researches As diversas mudanças que a sociedade vem enfrentando ao longo dos anos vêm impactando diretamente o campo educacional, e, por isso, cada vez mais se torna imprescindível pensar na formação docente. Desta forma, o objetivo deste artigo é analisar como a autonomia docente vem sendo discutida nas pesquisas da área de Ensino de Ciências no Brasil. Portanto, a presente investigação trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em um levantamento realizado em sete periódicos nacionais classificados pelos Qualis Capes 2013-2016 em A1 e A2 na área de Ensino, sendo eles Ciência & Educação, Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Revista de Educação, Ciências e Matemática, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Investigações em Ensino de Ciências, Revista de Ensino de Ciências e Matemática e Atas do evento científico Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). A análise desses artigos foi realizada mediante a Análise de Conteúdo, e como resultados podemos identificar que 81% das pesquisas analisadas são empíricas. Além disso, podemos perceber que José Contreras e Paulo Freire aparecem como os referenciais teóricos mais utilizado pelos pesquisadores. Em relação às discussões sobre a autonomia docente nas pesquisas, podemos localizar apontamentos sobre o conceito, como o processo formativo pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia e questões que afetam a diminuição da autonomia docente. Com isso, podemos destacar que a autonomia docente é um tema pouco discutido no ensino de Ciências e, por ser tão pertinente, merece mais destaque e investigações direcionadas a ele. The various changes that society has faced over the years have directly impacted the educational field, and, therefore, it is increasingly essential to think about teacher training. Therefore, the objective of this article is to analyze how teacher autonomy has been discussed in research in the area of Science Teaching in Brazil. Therefore, the present investigation is a qualitative research, based on a survey carried out in seven national periodicals classified by Qualis Capes 2013-2016 in A1 and A2 in the area of Teaching, namely Science & Education, Ensaio: Pesquisa em Educação em Sciences, Journal of Education, Sciences and Mathematics, Brazilian Journal of Research in Science Education, Brazilian Journal of Science and Technology Teaching, Investigations in Science Teaching, Journal of Science and Mathematics Teaching and the scientific event National Research Meeting in Science Education (ENPEC). The analysis of these articles was carried out using Content Analysis, and as a result we can identify that 81% of the research analyzed is empirical. Furthermore, we can see that José Contreras and Paulo Freire appear as the theoretical references most used by researchers. In relation to discussions about teacher autonomy in research, we can find notes about the concept, how the training process can contribute to the development of autonomy and issues that have affected the decrease in teacher autonomy. With this, we can highlight that teaching autonomy is a topic little discussed in Science teaching and, because it is so pertinent, it deserves more attention and investigations directed at it. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. 2024-05-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15123 10.3895/actio.v9n1.15123 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 9, n. 1 (2024); 1-22 ACTIO: Docência em Ciências; v. 9, n. 1 (2024); 1-22 2525-8923 10.3895/actio.v9n1 por eng http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15123/10152 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15123/10153 Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
Inglês
format Artigo
author Santana, Kelly de Santana
Massena, Elisa Prestes
spellingShingle Santana, Kelly de Santana
Massena, Elisa Prestes
Autonomia docente: o que se pesquisa no ensino de ciências
author_sort Santana, Kelly de Santana
title Autonomia docente: o que se pesquisa no ensino de ciências
title_short Autonomia docente: o que se pesquisa no ensino de ciências
title_full Autonomia docente: o que se pesquisa no ensino de ciências
title_fullStr Autonomia docente: o que se pesquisa no ensino de ciências
title_full_unstemmed Autonomia docente: o que se pesquisa no ensino de ciências
title_sort autonomia docente: o que se pesquisa no ensino de ciências
description As diversas mudanças que a sociedade vem enfrentando ao longo dos anos vêm impactando diretamente o campo educacional, e, por isso, cada vez mais se torna imprescindível pensar na formação docente. Desta forma, o objetivo deste artigo é analisar como a autonomia docente vem sendo discutida nas pesquisas da área de Ensino de Ciências no Brasil. Portanto, a presente investigação trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em um levantamento realizado em sete periódicos nacionais classificados pelos Qualis Capes 2013-2016 em A1 e A2 na área de Ensino, sendo eles Ciência & Educação, Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Revista de Educação, Ciências e Matemática, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Investigações em Ensino de Ciências, Revista de Ensino de Ciências e Matemática e Atas do evento científico Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). A análise desses artigos foi realizada mediante a Análise de Conteúdo, e como resultados podemos identificar que 81% das pesquisas analisadas são empíricas. Além disso, podemos perceber que José Contreras e Paulo Freire aparecem como os referenciais teóricos mais utilizado pelos pesquisadores. Em relação às discussões sobre a autonomia docente nas pesquisas, podemos localizar apontamentos sobre o conceito, como o processo formativo pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia e questões que afetam a diminuição da autonomia docente. Com isso, podemos destacar que a autonomia docente é um tema pouco discutido no ensino de Ciências e, por ser tão pertinente, merece mais destaque e investigações direcionadas a ele.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2024
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15123
_version_ 1805535701716959232
score 10,814766