Como os medicamentos e a automedicação são abordados nos livros didáticos de biologia?

A presente pesquisa teve como objetivo verificar a abordagem dos temas relacionados ao uso de medicamentos, nos livros didáticos de Biologia no Ensino Médio, em duas escolas públicas no Município de Russas, Ceará, Brasil. Aliado a isso, foram analisadas as abordagens dessas temáticas, criando subsíd...

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Principais autores: da Cunha, Liane Lima, Leite, Romualdo Lunguinho, dos Santos, Francesca Danielle Gurgel, Pinto, Márcia Freire
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15333
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Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo verificar a abordagem dos temas relacionados ao uso de medicamentos, nos livros didáticos de Biologia no Ensino Médio, em duas escolas públicas no Município de Russas, Ceará, Brasil. Aliado a isso, foram analisadas as abordagens dessas temáticas, criando subsídios para a criticidade da prática da automedicação, assim, contribuindo na formação de estratégias para a promoção da saúde. Para isso, a pesquisa configurou-se como de natureza aplicada, com caráter exploratório em relação aos objetivos e delineamento bibliográfico quanto aos procedimentos técnicos. Foram analisados seis livros didáticos de duas coleções. Foi verificado que três livros possuíam uma contextualização adequada no que se refere às temáticas investigadas da pesquisa. Todos os livros analisados mencionam diferentes classes de medicamentos, sendo o antibiótico o mais citado. Todavia, os tópicos que abordavam o Uso Racional de Medicamentos (URM), só foram observados em três obras. Além disso, a criticidade essencial para a promoção do bem-estar só foi encontrada em um livro didático. A interdisciplinaridade foi verificada em três livros didáticos. Nessa perspectiva, as abordagens da temática de medicamentos são trabalhadas de forma vaga e superficial nos livros didáticos analisados, não oportunizando subsídios para a criticidade da prática da automedicação e na formação de estratégias que possibilitem a promoção da saúde. É necessário assim, que o professor veja o livro didático como um dos instrumentos a serem trabalhados com os alunos, e não o único, buscando outros meios pedagógicos para possibilitar um processo de ensino aprendizagem efetivo e contextualizado. Além disso, sugere-se uma revisão e adequação desses assuntos trabalhados nos livros.