Letramento, mediação e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD): implicações para a Síndrome de Down
O objetivo deste estudo está focado em identificar as relações entre o letramento e o entendimento das Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs), tendo como base a mediação entre esses dois construtos no processo de efetivação dos eventos de autonomia da pessoa com SD. A pesquisa consiste em u...
Principais autores: | Almeida, Daiane Rodrigues de, Oliveira-Menegotto, Lisiane Machado de, Martins, Rosemari Lorenz |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2022
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/15444 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-15444 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-154442023-02-28T13:01:21Z Letramento, mediação e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD): implicações para a Síndrome de Down Almeida, Daiane Rodrigues de Oliveira-Menegotto, Lisiane Machado de Martins, Rosemari Lorenz Educação, processos inclusivos Atividades Instrumentais de Vida Diária; Letramento; Síndrome de Down O objetivo deste estudo está focado em identificar as relações entre o letramento e o entendimento das Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs), tendo como base a mediação entre esses dois construtos no processo de efetivação dos eventos de autonomia da pessoa com SD. A pesquisa consiste em um estudo de caso, com análise e discussão de dados sob o paradigma qualitativo. Participaram do estudo uma jovem com SD, sem comorbidades, sua mãe, sua avó e seu avô, selecionados por conveniência. Como instrumentos de pesquisa utilizaram-se uma entrevista semiestruturada e um questionário para os responsáveis pela jovem, e um plano de intervenção composto por 30 sessões para a participante com SD. Os resultados indicam que há uma relação evidente entre o nível de letramento da participante e o entendimento das AIVDs. Concluiu-se, também, que a construção de autonomias diárias está condicionada ao tipo de mediação recebida. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-11-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/15444 10.3895/rtr.v7n0.15444 Revista Transmutare; v. 7 (2022): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v7n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/15444/9165 Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Almeida, Daiane Rodrigues de Oliveira-Menegotto, Lisiane Machado de Martins, Rosemari Lorenz |
spellingShingle |
Almeida, Daiane Rodrigues de Oliveira-Menegotto, Lisiane Machado de Martins, Rosemari Lorenz Letramento, mediação e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD): implicações para a Síndrome de Down |
author_sort |
Almeida, Daiane Rodrigues de |
title |
Letramento, mediação e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD): implicações para a Síndrome de Down |
title_short |
Letramento, mediação e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD): implicações para a Síndrome de Down |
title_full |
Letramento, mediação e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD): implicações para a Síndrome de Down |
title_fullStr |
Letramento, mediação e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD): implicações para a Síndrome de Down |
title_full_unstemmed |
Letramento, mediação e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD): implicações para a Síndrome de Down |
title_sort |
letramento, mediação e atividades instrumentais de vida diária (aivd): implicações para a síndrome de down |
description |
O objetivo deste estudo está focado em identificar as relações entre o letramento e o entendimento das Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs), tendo como base a mediação entre esses dois construtos no processo de efetivação dos eventos de autonomia da pessoa com SD. A pesquisa consiste em um estudo de caso, com análise e discussão de dados sob o paradigma qualitativo. Participaram do estudo uma jovem com SD, sem comorbidades, sua mãe, sua avó e seu avô, selecionados por conveniência. Como instrumentos de pesquisa utilizaram-se uma entrevista semiestruturada e um questionário para os responsáveis pela jovem, e um plano de intervenção composto por 30 sessões para a participante com SD. Os resultados indicam que há uma relação evidente entre o nível de letramento da participante e o entendimento das AIVDs. Concluiu-se, também, que a construção de autonomias diárias está condicionada ao tipo de mediação recebida. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2022 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/15444 |
_version_ |
1805450250306977792 |
score |
10,814766 |