Letramento, mediação e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD): implicações para a Síndrome de Down

O objetivo deste estudo está focado em identificar as relações entre o letramento e o entendimento das Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs), tendo como base a mediação entre esses dois construtos no processo de efetivação dos eventos de autonomia da pessoa com SD. A pesquisa consiste em u...

ver descrição completa

Principais autores: Almeida, Daiane Rodrigues de, Oliveira-Menegotto, Lisiane Machado de, Martins, Rosemari Lorenz
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/15444
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-15444
recordtype ojs
spelling peri-article-154442023-02-28T13:01:21Z Letramento, mediação e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD): implicações para a Síndrome de Down Almeida, Daiane Rodrigues de Oliveira-Menegotto, Lisiane Machado de Martins, Rosemari Lorenz Educação, processos inclusivos Atividades Instrumentais de Vida Diária; Letramento; Síndrome de Down O objetivo deste estudo está focado em identificar as relações entre o letramento e o entendimento das Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs), tendo como base a mediação entre esses dois construtos no processo de efetivação dos eventos de autonomia da pessoa com SD. A pesquisa consiste em um estudo de caso, com análise e discussão de dados sob o paradigma qualitativo. Participaram do estudo uma jovem com SD, sem comorbidades, sua mãe, sua avó e seu avô, selecionados por conveniência. Como instrumentos de pesquisa utilizaram-se uma entrevista semiestruturada e um questionário para os responsáveis pela jovem, e um plano de intervenção composto por 30 sessões para a participante com SD. Os resultados indicam que há uma relação evidente entre o nível de letramento da participante e o entendimento das AIVDs. Concluiu-se, também, que a construção de autonomias diárias está condicionada ao tipo de mediação recebida. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-11-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/15444 10.3895/rtr.v7n0.15444 Revista Transmutare; v. 7 (2022): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v7n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/15444/9165 Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Almeida, Daiane Rodrigues de
Oliveira-Menegotto, Lisiane Machado de
Martins, Rosemari Lorenz
spellingShingle Almeida, Daiane Rodrigues de
Oliveira-Menegotto, Lisiane Machado de
Martins, Rosemari Lorenz
Letramento, mediação e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD): implicações para a Síndrome de Down
author_sort Almeida, Daiane Rodrigues de
title Letramento, mediação e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD): implicações para a Síndrome de Down
title_short Letramento, mediação e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD): implicações para a Síndrome de Down
title_full Letramento, mediação e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD): implicações para a Síndrome de Down
title_fullStr Letramento, mediação e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD): implicações para a Síndrome de Down
title_full_unstemmed Letramento, mediação e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD): implicações para a Síndrome de Down
title_sort letramento, mediação e atividades instrumentais de vida diária (aivd): implicações para a síndrome de down
description O objetivo deste estudo está focado em identificar as relações entre o letramento e o entendimento das Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs), tendo como base a mediação entre esses dois construtos no processo de efetivação dos eventos de autonomia da pessoa com SD. A pesquisa consiste em um estudo de caso, com análise e discussão de dados sob o paradigma qualitativo. Participaram do estudo uma jovem com SD, sem comorbidades, sua mãe, sua avó e seu avô, selecionados por conveniência. Como instrumentos de pesquisa utilizaram-se uma entrevista semiestruturada e um questionário para os responsáveis pela jovem, e um plano de intervenção composto por 30 sessões para a participante com SD. Os resultados indicam que há uma relação evidente entre o nível de letramento da participante e o entendimento das AIVDs. Concluiu-se, também, que a construção de autonomias diárias está condicionada ao tipo de mediação recebida.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2022
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/15444
_version_ 1805450250306977792
score 10,814766