Fundamentos legais e pedagógicos para o ensino de astronomia indígena na educação básica
O objetivo desta pesquisa foi analisar documentos oficiais, procurando evidenciar pontos que permitam trabalhar a Astronomia Indígena (AI) em escolas indígenas e não indígenas, de modo a questionar: Quais as recomendações dos documentos oficiais que podem orientar o ensino de Astronomia Indígena par...
Principais autores: | Fogaça Rodrigues, Jannyny de Oliveira, Melo, Elisangela Aparecida P. de |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português Inglês |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15566 |
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peri-article-155662024-01-05T20:45:14Z Fundamentos legais e pedagógicos para o ensino de astronomia indígena na educação básica Fogaça Rodrigues, Jannyny de Oliveira Melo, Elisangela Aparecida P. de Ensino de Ciências BNCC; PCN; RCNEI; Astronomia Ameríndia. O objetivo desta pesquisa foi analisar documentos oficiais, procurando evidenciar pontos que permitam trabalhar a Astronomia Indígena (AI) em escolas indígenas e não indígenas, de modo a questionar: Quais as recomendações dos documentos oficiais que podem orientar o ensino de Astronomia Indígena para o Ensino Fundamental I e II? Para tanto, foram analisados a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI), para que se pudesse refletir sobre as possibilidades do ensino da Astronomia Indígena. Realizou-se um estudo teórico descritivo e analítico das habilidades previstas na BNCC a serem desenvolvidas nos processos de ensino e de aprendizagem de Ciências com os estudantes do Ensino Fundamental I e II, tomando como foco a temática “Terra e Universo”. Assim, observou-se que a Astronomia Observacional, desenvolvida por diferentes civilizações, serviu como base para a Astronomia Moderna e para o desenvolvimento da Ciência. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-10-20 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15566 10.3895/rbect.v16n1.15566 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 2023 1982-873X 10.3895/rbect.v16n1 por eng http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15566/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15566/pdf_1 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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O objetivo desta pesquisa foi analisar documentos oficiais, procurando evidenciar pontos que permitam trabalhar a Astronomia Indígena (AI) em escolas indígenas e não indígenas, de modo a questionar: Quais as recomendações dos documentos oficiais que podem orientar o ensino de Astronomia Indígena para o Ensino Fundamental I e II? Para tanto, foram analisados a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI), para que se pudesse refletir sobre as possibilidades do ensino da Astronomia Indígena. Realizou-se um estudo teórico descritivo e analítico das habilidades previstas na BNCC a serem desenvolvidas nos processos de ensino e de aprendizagem de Ciências com os estudantes do Ensino Fundamental I e II, tomando como foco a temática “Terra e Universo”. Assim, observou-se que a Astronomia Observacional, desenvolvida por diferentes civilizações, serviu como base para a Astronomia Moderna e para o desenvolvimento da Ciência. |
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