Proposta metodológica de identificação de áreas prioritárias para recuperação da bacia hidrográfica do córrego Pequiá (MA)

O estudo apresenta uma proposta de método para determinação de áreas prioritárias a recuperação (APR) na bacia hidrográfica do córrego Pequiá (BHCP), considerando suas sub-bacias, por meio de Geoprocessamento. Foram considerados dados de Equação Universal de Perda e Solo (USLE), Temperatura de Super...

ver descrição completa

Principais autores: Rizzo, Felipe Alexandre, Sacramento, Bruna Henrique, Tonello, Paulo Sergio, Silva, Darllan Collins da Cunha e
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15589
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-15589
recordtype ojs
spelling peri-article-155892024-05-01T15:48:16Z Proposta metodológica de identificação de áreas prioritárias para recuperação da bacia hidrográfica do córrego Pequiá (MA) Rizzo, Felipe Alexandre Sacramento, Bruna Henrique Tonello, Paulo Sergio Silva, Darllan Collins da Cunha e Geociências; Geocartografia Geoprocessamento; USLE; Temperatura de superfície; NDVI; IQA. O estudo apresenta uma proposta de método para determinação de áreas prioritárias a recuperação (APR) na bacia hidrográfica do córrego Pequiá (BHCP), considerando suas sub-bacias, por meio de Geoprocessamento. Foram considerados dados de Equação Universal de Perda e Solo (USLE), Temperatura de Superfície Terrestre (TST) e Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI). Na priorização da APR, foram considerados índices morfométricos e varáveis do Índice de Qualidade da Água (IQA) por meio de Análise Hierárquica de Processos (AHP). Quase 90% das APP de uma das sub-bacias está desflorestada. Todas as sub-bacias apresentaram perda de solo muito alta. A floresta remanescente local apresentou NDVI adequado ao bioma. As sub-bacias hidrográficas do Brejão e do Mosquito foram as de maior prioridade para APR. O método se mostrou adequado e importante para a gestão territorial, por permitir a análise ambiental espacial e pelo uso de dados e softwares gratuitos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2023-09-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15589 10.3895/rts.v19n57.15589 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 33-54 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 33-54 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n57 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15589/9754 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Rizzo, Felipe Alexandre
Sacramento, Bruna Henrique
Tonello, Paulo Sergio
Silva, Darllan Collins da Cunha e
spellingShingle Rizzo, Felipe Alexandre
Sacramento, Bruna Henrique
Tonello, Paulo Sergio
Silva, Darllan Collins da Cunha e
Proposta metodológica de identificação de áreas prioritárias para recuperação da bacia hidrográfica do córrego Pequiá (MA)
author_sort Rizzo, Felipe Alexandre
title Proposta metodológica de identificação de áreas prioritárias para recuperação da bacia hidrográfica do córrego Pequiá (MA)
title_short Proposta metodológica de identificação de áreas prioritárias para recuperação da bacia hidrográfica do córrego Pequiá (MA)
title_full Proposta metodológica de identificação de áreas prioritárias para recuperação da bacia hidrográfica do córrego Pequiá (MA)
title_fullStr Proposta metodológica de identificação de áreas prioritárias para recuperação da bacia hidrográfica do córrego Pequiá (MA)
title_full_unstemmed Proposta metodológica de identificação de áreas prioritárias para recuperação da bacia hidrográfica do córrego Pequiá (MA)
title_sort proposta metodológica de identificação de áreas prioritárias para recuperação da bacia hidrográfica do córrego pequiá (ma)
description O estudo apresenta uma proposta de método para determinação de áreas prioritárias a recuperação (APR) na bacia hidrográfica do córrego Pequiá (BHCP), considerando suas sub-bacias, por meio de Geoprocessamento. Foram considerados dados de Equação Universal de Perda e Solo (USLE), Temperatura de Superfície Terrestre (TST) e Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI). Na priorização da APR, foram considerados índices morfométricos e varáveis do Índice de Qualidade da Água (IQA) por meio de Análise Hierárquica de Processos (AHP). Quase 90% das APP de uma das sub-bacias está desflorestada. Todas as sub-bacias apresentaram perda de solo muito alta. A floresta remanescente local apresentou NDVI adequado ao bioma. As sub-bacias hidrográficas do Brejão e do Mosquito foram as de maior prioridade para APR. O método se mostrou adequado e importante para a gestão territorial, por permitir a análise ambiental espacial e pelo uso de dados e softwares gratuitos.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15589
_version_ 1805535617859190784
score 10,814766