Avaliação da percepção da qualidade de vida de jovens universitários: comparativo entre graduandos do turno diurno e noturno

OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção da qualidade de vida (QV) de jovens universitários, acadêmicos das áreas de ciências humanas e da saúde, buscando verificar se há diferenças na percepção da QV entre os graduandos dos turnos diurno e noturno. MÉTODOS: Estudo observac...

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Principais autores: Petrini, Ana Claudia, Margato, Gabriela, Vilela Junior, Guanis de Barros
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/1564
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Resumo: OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção da qualidade de vida (QV) de jovens universitários, acadêmicos das áreas de ciências humanas e da saúde, buscando verificar se há diferenças na percepção da QV entre os graduandos dos turnos diurno e noturno. MÉTODOS: Estudo observacional, transversal e descritivo. A amostra foi constituída por 62 universitários, jovens, graduandos de ambos os turnos, subdivididos em dois grupos iguais: grupo do turno diurno e grupo do turno noturno. Para a avaliação da QV optou-se pela aplicação do questionário WHOQOL-bref, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para a obtenção dos resultados realizou-se a sintaxe do questionário WHOQOL-bref; o teste estatístico de Mann-Whitney foi aplicado para a comparação entre os grupos e a correlação de Spearman realizada entre os domínios do questionário inter e intragrupos. RESULTADOS: Os domínios do WHOQOL-bref referentes à percepção da QV com escores maiores foram o domínio físico e o domínio das relações sociais, enquanto os domínios com escores menores foram o domínio psicológico e o domínio meio ambiente. As correlações foram significativas entre todos os domínios intragrupo, mas não existentes intergrupos. CONCLUSÕES: A percepção da QV foi semelhante entre os grupos. Os resultados indicam a necessidade de atenção e melhoria, principalmente no que diz respeito aos aspectos inerentes aos domínios psicológico e ambiental.