Investigação matemática em meio ao quadro teórico dos Três Mundos da Matemática na formação do professor de matemática
Neste trabalho, tem-se o objetivo de discutir a consonância entre o processo de Investigação Matemática em sala de aula e o quadro teórico dos Três Mundos da Matemática (Corporificado, Simbólico e Formal) em meio à formação inicial de professores de Matemática. Trata-se de uma pesquisa de natureza b...
Principais autores: | Polegatti, Geraldo Aparecido, Savioli, Angela Marta Pereira das Dores |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português Inglês |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2022
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15653 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-15653 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-156532022-12-30T14:44:07Z Investigação matemática em meio ao quadro teórico dos Três Mundos da Matemática na formação do professor de matemática Polegatti, Geraldo Aparecido Savioli, Angela Marta Pereira das Dores 7.08.00.00-6 7.08.04.00-1 Educação Matemática; Investigação Matemática; Três Mundos da Matemática. Neste trabalho, tem-se o objetivo de discutir a consonância entre o processo de Investigação Matemática em sala de aula e o quadro teórico dos Três Mundos da Matemática (Corporificado, Simbólico e Formal) em meio à formação inicial de professores de Matemática. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, na qual, por meio de análises textuais (livros, teses, dissertações, artigos, entre outros) promove-se o encontro teórico entre dois ou mais campos de estudo. Por conseguinte, debate-se, hipoteticamente, a resolução de equações do segundo grau, por meio de sua fórmula específica, tendo como possíveis interlocutores, acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática, no âmbito da disciplina de Práticas do Ensino Fundamental. Então, desenvolvem-se diálogos na perspectiva metodológica de Investigação Matemática, com vistas a envolver as três vertentes matemáticas distintas de se agir em objetos matemáticos (prática, teórica e formal) e, entrelaçadas aos três níveis de abstração do conhecimento matemático (estrutural, operacional e formal). As análises das discussões, com base no referencial teórico adotado, permite-se concluir que a inserção da prática de Investigação Matemática em consonância com o quadro teórico dos Três Mundos da Matemática possibilita ao professor pesquisar, planejar, agir matematicamente e, analisar conjeturas de resoluções de um ou mais problemas, bem como fomentar e validar as discussões e resoluções apresentadas por seus estudantes em meio ao conjunto de áreas do conhecimento matemático (Aritmética, Geometria, Álgebra, Geometria Analítica, entre outras), de forma a ressaltar particularidades e ou destacar as similaridades e conjunções entre elas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 2022-12-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15653 10.3895/rbect.v15n3.15653 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; 2022: Educação Matemática no Ensino Superior: Perspectivas e desafios sob a ótica do GT04 da SBEM 1982-873X 10.3895/rbect.v15n3 por eng http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15653/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15653/pdf_1 Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português Inglês |
format |
Artigo |
author |
Polegatti, Geraldo Aparecido Savioli, Angela Marta Pereira das Dores |
spellingShingle |
Polegatti, Geraldo Aparecido Savioli, Angela Marta Pereira das Dores Investigação matemática em meio ao quadro teórico dos Três Mundos da Matemática na formação do professor de matemática |
author_sort |
Polegatti, Geraldo Aparecido |
title |
Investigação matemática em meio ao quadro teórico dos Três Mundos da Matemática na formação do professor de matemática |
title_short |
Investigação matemática em meio ao quadro teórico dos Três Mundos da Matemática na formação do professor de matemática |
title_full |
Investigação matemática em meio ao quadro teórico dos Três Mundos da Matemática na formação do professor de matemática |
title_fullStr |
Investigação matemática em meio ao quadro teórico dos Três Mundos da Matemática na formação do professor de matemática |
title_full_unstemmed |
Investigação matemática em meio ao quadro teórico dos Três Mundos da Matemática na formação do professor de matemática |
title_sort |
investigação matemática em meio ao quadro teórico dos três mundos da matemática na formação do professor de matemática |
description |
Neste trabalho, tem-se o objetivo de discutir a consonância entre o processo de Investigação Matemática em sala de aula e o quadro teórico dos Três Mundos da Matemática (Corporificado, Simbólico e Formal) em meio à formação inicial de professores de Matemática. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, na qual, por meio de análises textuais (livros, teses, dissertações, artigos, entre outros) promove-se o encontro teórico entre dois ou mais campos de estudo. Por conseguinte, debate-se, hipoteticamente, a resolução de equações do segundo grau, por meio de sua fórmula específica, tendo como possíveis interlocutores, acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática, no âmbito da disciplina de Práticas do Ensino Fundamental. Então, desenvolvem-se diálogos na perspectiva metodológica de Investigação Matemática, com vistas a envolver as três vertentes matemáticas distintas de se agir em objetos matemáticos (prática, teórica e formal) e, entrelaçadas aos três níveis de abstração do conhecimento matemático (estrutural, operacional e formal). As análises das discussões, com base no referencial teórico adotado, permite-se concluir que a inserção da prática de Investigação Matemática em consonância com o quadro teórico dos Três Mundos da Matemática possibilita ao professor pesquisar, planejar, agir matematicamente e, analisar conjeturas de resoluções de um ou mais problemas, bem como fomentar e validar as discussões e resoluções apresentadas por seus estudantes em meio ao conjunto de áreas do conhecimento matemático (Aritmética, Geometria, Álgebra, Geometria Analítica, entre outras), de forma a ressaltar particularidades e ou destacar as similaridades e conjunções entre elas. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2022 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15653 |
_version_ |
1805449085540368384 |
score |
10,814766 |