Investigação matemática em meio ao quadro teórico dos Três Mundos da Matemática na formação do professor de matemática

Neste trabalho, tem-se o objetivo de discutir a consonância entre o processo de Investigação Matemática em sala de aula e o quadro teórico dos Três Mundos da Matemática (Corporificado, Simbólico e Formal) em meio à formação inicial de professores de Matemática. Trata-se de uma pesquisa de natureza b...

ver descrição completa

Principais autores: Polegatti, Geraldo Aparecido, Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
Formato: Artigo
Idioma: Português
Inglês
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15653
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-15653
recordtype ojs
spelling peri-article-156532022-12-30T14:44:07Z Investigação matemática em meio ao quadro teórico dos Três Mundos da Matemática na formação do professor de matemática Polegatti, Geraldo Aparecido Savioli, Angela Marta Pereira das Dores 7.08.00.00-6 7.08.04.00-1 Educação Matemática; Investigação Matemática; Três Mundos da Matemática. Neste trabalho, tem-se o objetivo de discutir a consonância entre o processo de Investigação Matemática em sala de aula e o quadro teórico dos Três Mundos da Matemática (Corporificado, Simbólico e Formal) em meio à formação inicial de professores de Matemática. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, na qual, por meio de análises textuais (livros, teses, dissertações, artigos, entre outros) promove-se o encontro teórico entre dois ou mais campos de estudo. Por conseguinte, debate-se, hipoteticamente, a resolução de equações do segundo grau, por meio de sua fórmula específica, tendo como possíveis interlocutores, acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática, no âmbito da disciplina de Práticas do Ensino Fundamental. Então, desenvolvem-se diálogos na perspectiva metodológica de Investigação Matemática, com vistas a envolver as três vertentes matemáticas distintas de se agir em objetos matemáticos (prática, teórica e formal) e, entrelaçadas aos três níveis de abstração do conhecimento matemático (estrutural, operacional e formal). As análises das discussões, com base no referencial teórico adotado, permite-se concluir que a inserção da prática de Investigação Matemática em consonância com o quadro teórico dos Três Mundos da Matemática possibilita ao professor pesquisar, planejar, agir matematicamente e, analisar conjeturas de resoluções de um ou mais problemas, bem como fomentar e validar as discussões e resoluções apresentadas por seus estudantes em meio ao conjunto de áreas do conhecimento matemático (Aritmética, Geometria, Álgebra, Geometria Analítica, entre outras), de forma a ressaltar particularidades e ou destacar as similaridades e conjunções entre elas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 2022-12-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15653 10.3895/rbect.v15n3.15653 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; 2022: Educação Matemática no Ensino Superior: Perspectivas e desafios sob a ótica do GT04 da SBEM 1982-873X 10.3895/rbect.v15n3 por eng http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15653/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15653/pdf_1 Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
Inglês
format Artigo
author Polegatti, Geraldo Aparecido
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
spellingShingle Polegatti, Geraldo Aparecido
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
Investigação matemática em meio ao quadro teórico dos Três Mundos da Matemática na formação do professor de matemática
author_sort Polegatti, Geraldo Aparecido
title Investigação matemática em meio ao quadro teórico dos Três Mundos da Matemática na formação do professor de matemática
title_short Investigação matemática em meio ao quadro teórico dos Três Mundos da Matemática na formação do professor de matemática
title_full Investigação matemática em meio ao quadro teórico dos Três Mundos da Matemática na formação do professor de matemática
title_fullStr Investigação matemática em meio ao quadro teórico dos Três Mundos da Matemática na formação do professor de matemática
title_full_unstemmed Investigação matemática em meio ao quadro teórico dos Três Mundos da Matemática na formação do professor de matemática
title_sort investigação matemática em meio ao quadro teórico dos três mundos da matemática na formação do professor de matemática
description Neste trabalho, tem-se o objetivo de discutir a consonância entre o processo de Investigação Matemática em sala de aula e o quadro teórico dos Três Mundos da Matemática (Corporificado, Simbólico e Formal) em meio à formação inicial de professores de Matemática. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, na qual, por meio de análises textuais (livros, teses, dissertações, artigos, entre outros) promove-se o encontro teórico entre dois ou mais campos de estudo. Por conseguinte, debate-se, hipoteticamente, a resolução de equações do segundo grau, por meio de sua fórmula específica, tendo como possíveis interlocutores, acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática, no âmbito da disciplina de Práticas do Ensino Fundamental. Então, desenvolvem-se diálogos na perspectiva metodológica de Investigação Matemática, com vistas a envolver as três vertentes matemáticas distintas de se agir em objetos matemáticos (prática, teórica e formal) e, entrelaçadas aos três níveis de abstração do conhecimento matemático (estrutural, operacional e formal). As análises das discussões, com base no referencial teórico adotado, permite-se concluir que a inserção da prática de Investigação Matemática em consonância com o quadro teórico dos Três Mundos da Matemática possibilita ao professor pesquisar, planejar, agir matematicamente e, analisar conjeturas de resoluções de um ou mais problemas, bem como fomentar e validar as discussões e resoluções apresentadas por seus estudantes em meio ao conjunto de áreas do conhecimento matemático (Aritmética, Geometria, Álgebra, Geometria Analítica, entre outras), de forma a ressaltar particularidades e ou destacar as similaridades e conjunções entre elas.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2022
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15653
_version_ 1805449085540368384
score 10,814766