Avaliação de uma política educacional à luz do contexto da prática
O artigo objetiva analisar a organização das políticas educacionais com vistas à promoção da democratização das relações e das ações consolidadas em torno de um Sistema Municipal de Ensino (SME), à luz do Contexto da Prática. A pesquisa é qualitativa, do tipo Estudo de Caso, quando se optou pela abo...
Autor principal: | Oliveira, Oséias Santos de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2022
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/15705 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-15705 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-157052023-02-28T13:01:21Z Avaliação de uma política educacional à luz do contexto da prática Oliveira, Oséias Santos de Educação Políticas públicas; Sistema Municipal de Ensino; Ciclo de políticas; Contexto da prática O artigo objetiva analisar a organização das políticas educacionais com vistas à promoção da democratização das relações e das ações consolidadas em torno de um Sistema Municipal de Ensino (SME), à luz do Contexto da Prática. A pesquisa é qualitativa, do tipo Estudo de Caso, quando se optou pela abordagem do Ciclo de Políticas como método analítico para avaliação da política educacional construída no município de Santa Rosa/RS. Os sujeitos formuladores das políticas configurados em prefeitos municipais, secretários municipais de educação e presidentes do Conselho Municipal da Educação, em atuação entre 1997 e 2012, expressam, por meio de entrevistas e questionários, suas concepções sobre a democratização da educação local. O estudo evidencia a necessidade de reelaboração de ações políticas que propiciem a ampliação da participação e o fortalecimento do legado democrático. Conclui-se que no tocante aos processos de gerenciamento de um Sistema Municipal de Ensino convergem múltiplos interesses que, advindos de distintos segmentos da sociedade civil e da sociedade política, sinalizam para um efetivo aprendizado da gestão democrática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-12-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/15705 10.3895/rtr.v7n0.15705 Revista Transmutare; v. 7 (2022): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v7n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/15705/9285 Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Oliveira, Oséias Santos de |
spellingShingle |
Oliveira, Oséias Santos de Avaliação de uma política educacional à luz do contexto da prática |
author_sort |
Oliveira, Oséias Santos de |
title |
Avaliação de uma política educacional à luz do contexto da prática |
title_short |
Avaliação de uma política educacional à luz do contexto da prática |
title_full |
Avaliação de uma política educacional à luz do contexto da prática |
title_fullStr |
Avaliação de uma política educacional à luz do contexto da prática |
title_full_unstemmed |
Avaliação de uma política educacional à luz do contexto da prática |
title_sort |
avaliação de uma política educacional à luz do contexto da prática |
description |
O artigo objetiva analisar a organização das políticas educacionais com vistas à promoção da democratização das relações e das ações consolidadas em torno de um Sistema Municipal de Ensino (SME), à luz do Contexto da Prática. A pesquisa é qualitativa, do tipo Estudo de Caso, quando se optou pela abordagem do Ciclo de Políticas como método analítico para avaliação da política educacional construída no município de Santa Rosa/RS. Os sujeitos formuladores das políticas configurados em prefeitos municipais, secretários municipais de educação e presidentes do Conselho Municipal da Educação, em atuação entre 1997 e 2012, expressam, por meio de entrevistas e questionários, suas concepções sobre a democratização da educação local. O estudo evidencia a necessidade de reelaboração de ações políticas que propiciem a ampliação da participação e o fortalecimento do legado democrático. Conclui-se que no tocante aos processos de gerenciamento de um Sistema Municipal de Ensino convergem múltiplos interesses que, advindos de distintos segmentos da sociedade civil e da sociedade política, sinalizam para um efetivo aprendizado da gestão democrática. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2022 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/15705 |
_version_ |
1805450253290176512 |
score |
10,814766 |