Avaliação de uma política educacional à luz do contexto da prática

O artigo objetiva analisar a organização das políticas educacionais com vistas à promoção da democratização das relações e das ações consolidadas em torno de um Sistema Municipal de Ensino (SME), à luz do Contexto da Prática. A pesquisa é qualitativa, do tipo Estudo de Caso, quando se optou pela abo...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Oséias Santos de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/15705
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-15705
recordtype ojs
spelling peri-article-157052023-02-28T13:01:21Z Avaliação de uma política educacional à luz do contexto da prática Oliveira, Oséias Santos de Educação Políticas públicas; Sistema Municipal de Ensino; Ciclo de políticas; Contexto da prática O artigo objetiva analisar a organização das políticas educacionais com vistas à promoção da democratização das relações e das ações consolidadas em torno de um Sistema Municipal de Ensino (SME), à luz do Contexto da Prática. A pesquisa é qualitativa, do tipo Estudo de Caso, quando se optou pela abordagem do Ciclo de Políticas como método analítico para avaliação da política educacional construída no município de Santa Rosa/RS. Os sujeitos formuladores das políticas configurados em prefeitos municipais, secretários municipais de educação e presidentes do Conselho Municipal da Educação, em atuação entre 1997 e 2012, expressam, por meio de entrevistas e questionários, suas concepções sobre a democratização da educação local. O estudo evidencia a necessidade de reelaboração de ações políticas que propiciem a ampliação da participação e o fortalecimento do legado democrático. Conclui-se que no tocante aos processos de gerenciamento de um Sistema Municipal de Ensino convergem múltiplos interesses que, advindos de distintos segmentos da sociedade civil e da sociedade política, sinalizam para um efetivo aprendizado da gestão democrática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-12-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/15705 10.3895/rtr.v7n0.15705 Revista Transmutare; v. 7 (2022): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v7n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/15705/9285 Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Oliveira, Oséias Santos de
spellingShingle Oliveira, Oséias Santos de
Avaliação de uma política educacional à luz do contexto da prática
author_sort Oliveira, Oséias Santos de
title Avaliação de uma política educacional à luz do contexto da prática
title_short Avaliação de uma política educacional à luz do contexto da prática
title_full Avaliação de uma política educacional à luz do contexto da prática
title_fullStr Avaliação de uma política educacional à luz do contexto da prática
title_full_unstemmed Avaliação de uma política educacional à luz do contexto da prática
title_sort avaliação de uma política educacional à luz do contexto da prática
description O artigo objetiva analisar a organização das políticas educacionais com vistas à promoção da democratização das relações e das ações consolidadas em torno de um Sistema Municipal de Ensino (SME), à luz do Contexto da Prática. A pesquisa é qualitativa, do tipo Estudo de Caso, quando se optou pela abordagem do Ciclo de Políticas como método analítico para avaliação da política educacional construída no município de Santa Rosa/RS. Os sujeitos formuladores das políticas configurados em prefeitos municipais, secretários municipais de educação e presidentes do Conselho Municipal da Educação, em atuação entre 1997 e 2012, expressam, por meio de entrevistas e questionários, suas concepções sobre a democratização da educação local. O estudo evidencia a necessidade de reelaboração de ações políticas que propiciem a ampliação da participação e o fortalecimento do legado democrático. Conclui-se que no tocante aos processos de gerenciamento de um Sistema Municipal de Ensino convergem múltiplos interesses que, advindos de distintos segmentos da sociedade civil e da sociedade política, sinalizam para um efetivo aprendizado da gestão democrática.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2022
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/15705
_version_ 1805450253290176512
score 10,814766