A condição de gênero na trajetória acadêmico-profissional de pesquisadoras do Instituto Federal de Brasília
Este trabalho analisou o processo de inserção feminina e sua invisibilização em carreiras científicas. O objetivo foi identificar se a diferença de gênero prejudicou a produtividade acadêmica e a carreira das pesquisadoras. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e o conteúdo foi analisado...
Principais autores: | Crisóstomo, Luana Soares, Pinto Field's, Karla Amâncio |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2022
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/15731 |
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peri-article-157312022-12-30T15:29:43Z A condição de gênero na trajetória acadêmico-profissional de pesquisadoras do Instituto Federal de Brasília Crisóstomo, Luana Soares Pinto Field's, Karla Amâncio História da educação Ciência. Gênero. Divisão sexual. Este trabalho analisou o processo de inserção feminina e sua invisibilização em carreiras científicas. O objetivo foi identificar se a diferença de gênero prejudicou a produtividade acadêmica e a carreira das pesquisadoras. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e o conteúdo foi analisado pelo método de análise textual discursiva. As narrativas mostram que as mulheres avançam lentamente na carreira devido à tripla jornada e a barreiras impostas pela sociedade patriarcal e capitalista, incluindo discriminações e preconceitos. Para se ter um lugar de fala, a mulher precisa se esforçar mais academicamente e profissionalmente do que os homens. A falta de divulgação das pesquisas sobre esse tema pode contribuir para a pouca presença feminina, não havendo reflexão e mantendo a divisão sexual. Desconstruir os ideais de objetividade, racionalidade e neutralidade da ciência é imprescindível na crítica feminista. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-12-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/15731 10.3895/cgt.v15n46.15731 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 15, n. 46 (2022); 245-260 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v15n46 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/15731/9364 Direitos autorais 2022 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
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Este trabalho analisou o processo de inserção feminina e sua invisibilização em carreiras científicas. O objetivo foi identificar se a diferença de gênero prejudicou a produtividade acadêmica e a carreira das pesquisadoras. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e o conteúdo foi analisado pelo método de análise textual discursiva. As narrativas mostram que as mulheres avançam lentamente na carreira devido à tripla jornada e a barreiras impostas pela sociedade patriarcal e capitalista, incluindo discriminações e preconceitos. Para se ter um lugar de fala, a mulher precisa se esforçar mais academicamente e profissionalmente do que os homens. A falta de divulgação das pesquisas sobre esse tema pode contribuir para a pouca presença feminina, não havendo reflexão e mantendo a divisão sexual. Desconstruir os ideais de objetividade, racionalidade e neutralidade da ciência é imprescindível na crítica feminista. |
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