Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente
Este artigo traz uma análise do Ensino Remoto Emergencial no Ensino Superior do Brasil durante a Pandemia do COVID-19. Para consecução deste objetivo, ao início, discute-se resumidamente a legislação do Ensino Remoto Emergencial no País. Em seguida, realiza-se um estudo de trabalhos recentes da lite...
Principais autores: | da Silva Rodrigues, Carlo Kleber, da Rocha, José Gladistone, da Rocha, Paulo Glício, Millare, Luciana |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15849 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-15849 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-158492024-05-01T15:48:16Z Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente da Silva Rodrigues, Carlo Kleber da Rocha, José Gladistone da Rocha, Paulo Glício Millare, Luciana Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino Ensino Remoto Emergencial; Ensino Superior; COVID-19 Este artigo traz uma análise do Ensino Remoto Emergencial no Ensino Superior do Brasil durante a Pandemia do COVID-19. Para consecução deste objetivo, ao início, discute-se resumidamente a legislação do Ensino Remoto Emergencial no País. Em seguida, realiza-se um estudo de trabalhos recentes da literatura que abordam sobre o assunto. Por fim, como pesquisa de campo, discutem-se os resultados de discentes em duas disciplinas do curso de bacharelado em Economia e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. As principais contribuições advindas deste trabalho são permitir identificar os principais desafios enfrentados na execução de cursos sob essa modalidade e, sobretudo, propor soluções de melhorias visando à efetividade do processo ensino-aprendizagem neste país. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-09-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15849 10.3895/rts.v19n57.15849 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 183-205 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 183-205 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n57 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15849/9762 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
da Silva Rodrigues, Carlo Kleber da Rocha, José Gladistone da Rocha, Paulo Glício Millare, Luciana |
spellingShingle |
da Silva Rodrigues, Carlo Kleber da Rocha, José Gladistone da Rocha, Paulo Glício Millare, Luciana Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente |
author_sort |
da Silva Rodrigues, Carlo Kleber |
title |
Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente |
title_short |
Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente |
title_full |
Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente |
title_fullStr |
Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente |
title_full_unstemmed |
Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente |
title_sort |
ensino remoto emergencial na pandemia do covid-19: desafios existentes e rendimento acadêmico discente |
description |
Este artigo traz uma análise do Ensino Remoto Emergencial no Ensino Superior do Brasil durante a Pandemia do COVID-19. Para consecução deste objetivo, ao início, discute-se resumidamente a legislação do Ensino Remoto Emergencial no País. Em seguida, realiza-se um estudo de trabalhos recentes da literatura que abordam sobre o assunto. Por fim, como pesquisa de campo, discutem-se os resultados de discentes em duas disciplinas do curso de bacharelado em Economia e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. As principais contribuições advindas deste trabalho são permitir identificar os principais desafios enfrentados na execução de cursos sob essa modalidade e, sobretudo, propor soluções de melhorias visando à efetividade do processo ensino-aprendizagem neste país. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15849 |
_version_ |
1805535576324046848 |
score |
10,814766 |