Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente

Este artigo traz uma análise do Ensino Remoto Emergencial no Ensino Superior do Brasil durante a Pandemia do COVID-19. Para consecução deste objetivo, ao início, discute-se resumidamente a legislação do Ensino Remoto Emergencial no País. Em seguida, realiza-se um estudo de trabalhos recentes da lite...

ver descrição completa

Principais autores: da Silva Rodrigues, Carlo Kleber, da Rocha, José Gladistone, da Rocha, Paulo Glício, Millare, Luciana
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15849
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-15849
recordtype ojs
spelling peri-article-158492024-05-01T15:48:16Z Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente da Silva Rodrigues, Carlo Kleber da Rocha, José Gladistone da Rocha, Paulo Glício Millare, Luciana Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino Ensino Remoto Emergencial; Ensino Superior; COVID-19 Este artigo traz uma análise do Ensino Remoto Emergencial no Ensino Superior do Brasil durante a Pandemia do COVID-19. Para consecução deste objetivo, ao início, discute-se resumidamente a legislação do Ensino Remoto Emergencial no País. Em seguida, realiza-se um estudo de trabalhos recentes da literatura que abordam sobre o assunto. Por fim, como pesquisa de campo, discutem-se os resultados de discentes em duas disciplinas do curso de bacharelado em Economia e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. As principais contribuições advindas deste trabalho são permitir identificar os principais desafios enfrentados na execução de cursos sob essa modalidade e, sobretudo, propor soluções de melhorias visando à efetividade do processo ensino-aprendizagem neste país. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-09-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15849 10.3895/rts.v19n57.15849 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 183-205 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 183-205 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n57 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15849/9762 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author da Silva Rodrigues, Carlo Kleber
da Rocha, José Gladistone
da Rocha, Paulo Glício
Millare, Luciana
spellingShingle da Silva Rodrigues, Carlo Kleber
da Rocha, José Gladistone
da Rocha, Paulo Glício
Millare, Luciana
Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente
author_sort da Silva Rodrigues, Carlo Kleber
title Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente
title_short Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente
title_full Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente
title_fullStr Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente
title_full_unstemmed Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente
title_sort ensino remoto emergencial na pandemia do covid-19: desafios existentes e rendimento acadêmico discente
description Este artigo traz uma análise do Ensino Remoto Emergencial no Ensino Superior do Brasil durante a Pandemia do COVID-19. Para consecução deste objetivo, ao início, discute-se resumidamente a legislação do Ensino Remoto Emergencial no País. Em seguida, realiza-se um estudo de trabalhos recentes da literatura que abordam sobre o assunto. Por fim, como pesquisa de campo, discutem-se os resultados de discentes em duas disciplinas do curso de bacharelado em Economia e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. As principais contribuições advindas deste trabalho são permitir identificar os principais desafios enfrentados na execução de cursos sob essa modalidade e, sobretudo, propor soluções de melhorias visando à efetividade do processo ensino-aprendizagem neste país.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15849
_version_ 1805535576324046848
score 10,814766