Gestão organizacional com aplicação das ferramentas da qualidade para a otimização dos serviços em uma academia de ginástica no município de Parauapebas-PA

Este manuscrito tem como objetivo analisar a aplicabilidade das ferramentas de gestão da qualidade em uma academia de ginástica no município de Parauapebas-PA, visando a otimização nos serviços e melhoria na gestão organizacional. Para isso, aplicou-se um diagrama de Ishikawa, onde foram levantadas...

ver descrição completa

Principais autores: Sena, Ana Paula Sousa, Freire, Luan Sousa, Borba, Marcelo Costa
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15977
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-15977
recordtype ojs
spelling peri-article-159772024-05-01T15:48:17Z Gestão organizacional com aplicação das ferramentas da qualidade para a otimização dos serviços em uma academia de ginástica no município de Parauapebas-PA Sena, Ana Paula Sousa Freire, Luan Sousa Borba, Marcelo Costa Ciência sociais e aplicadas; Administração; Gestão estratégica. Mercado fitness; Causa e efeito; Microempresa; Competitividade. Este manuscrito tem como objetivo analisar a aplicabilidade das ferramentas de gestão da qualidade em uma academia de ginástica no município de Parauapebas-PA, visando a otimização nos serviços e melhoria na gestão organizacional. Para isso, aplicou-se um diagrama de Ishikawa, onde foram levantadas possíveis causas que impactariam direta e/ou indiretamente na. Diante disso, buscou-se analisar por meio da aplicação de um questionário, a percepção do público externo com relação aos serviços prestados, a fim de confirmar quais possíveis causas, até então hipotéticas, implicariam de forma real no nível de satisfação dos clientes e, consequentemente, na evasão de alunos. Para investigação da causa raiz, adotou-se a ferramentas dos 5 Porquês, e, a partir dela, propor um plano de ação. O resultado da pesquisa apresenta como fator principal que indica deficiências no serviço prestado estava ligado à categoria mão de obra, vinculados à pouca quantidade de instrutores que realizam atendimento aos alunos. Outros fatores avaliados como infraestrutura, qualidade do atendimento prestado pela equipe, quantidade de equipamentos disponibilizados no salão ou o estado de conservação destes equipamentos, possuem pouco impacto negativo na avaliação dos clientes da academia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-09-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15977 10.3895/rts.v19n57.15977 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 260-277 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 260-277 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n57 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15977/9766 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Sena, Ana Paula Sousa
Freire, Luan Sousa
Borba, Marcelo Costa
spellingShingle Sena, Ana Paula Sousa
Freire, Luan Sousa
Borba, Marcelo Costa
Gestão organizacional com aplicação das ferramentas da qualidade para a otimização dos serviços em uma academia de ginástica no município de Parauapebas-PA
author_sort Sena, Ana Paula Sousa
title Gestão organizacional com aplicação das ferramentas da qualidade para a otimização dos serviços em uma academia de ginástica no município de Parauapebas-PA
title_short Gestão organizacional com aplicação das ferramentas da qualidade para a otimização dos serviços em uma academia de ginástica no município de Parauapebas-PA
title_full Gestão organizacional com aplicação das ferramentas da qualidade para a otimização dos serviços em uma academia de ginástica no município de Parauapebas-PA
title_fullStr Gestão organizacional com aplicação das ferramentas da qualidade para a otimização dos serviços em uma academia de ginástica no município de Parauapebas-PA
title_full_unstemmed Gestão organizacional com aplicação das ferramentas da qualidade para a otimização dos serviços em uma academia de ginástica no município de Parauapebas-PA
title_sort gestão organizacional com aplicação das ferramentas da qualidade para a otimização dos serviços em uma academia de ginástica no município de parauapebas-pa
description Este manuscrito tem como objetivo analisar a aplicabilidade das ferramentas de gestão da qualidade em uma academia de ginástica no município de Parauapebas-PA, visando a otimização nos serviços e melhoria na gestão organizacional. Para isso, aplicou-se um diagrama de Ishikawa, onde foram levantadas possíveis causas que impactariam direta e/ou indiretamente na. Diante disso, buscou-se analisar por meio da aplicação de um questionário, a percepção do público externo com relação aos serviços prestados, a fim de confirmar quais possíveis causas, até então hipotéticas, implicariam de forma real no nível de satisfação dos clientes e, consequentemente, na evasão de alunos. Para investigação da causa raiz, adotou-se a ferramentas dos 5 Porquês, e, a partir dela, propor um plano de ação. O resultado da pesquisa apresenta como fator principal que indica deficiências no serviço prestado estava ligado à categoria mão de obra, vinculados à pouca quantidade de instrutores que realizam atendimento aos alunos. Outros fatores avaliados como infraestrutura, qualidade do atendimento prestado pela equipe, quantidade de equipamentos disponibilizados no salão ou o estado de conservação destes equipamentos, possuem pouco impacto negativo na avaliação dos clientes da academia.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15977
_version_ 1798015776723042304
score 10,966579