Jogos de empresas aplicados à formação profissional para o setor portuário: O Caso do Jogo do TECON

O presente trabalho teve como objetivo demonstrar que o Jogo do TECON é adequado para apoiar o processo de formação profissional para o setor portuário. Para atendê-lo realizou-se uma pesquisa exploratória e experimental cujos procedimentos foram à aplicação do jogo do TECON seguida da aplicação de...

ver descrição completa

Principais autores: Silva, Suellem Deodoro, Teodoro, Pitias, D'Agosto, Márcio de Almeida
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1611
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1611
recordtype ojs
spelling peri-article-16112015-01-29T16:31:49Z Jogos de empresas aplicados à formação profissional para o setor portuário: O Caso do Jogo do TECON Silva, Suellem Deodoro Teodoro, Pitias D'Agosto, Márcio de Almeida O presente trabalho teve como objetivo demonstrar que o Jogo do TECON é adequado para apoiar o processo de formação profissional para o setor portuário. Para atendê-lo realizou-se uma pesquisa exploratória e experimental cujos procedimentos foram à aplicação do jogo do TECON seguida da aplicação de questionários. O grupo selecionado para o experimento foi à turma do 4º período do curso Técnico em Porto do CEFET/Itaguaí - RJ. Por meio do confronto entre o resultado obtido pelos alunos no Jogo do TECON (prática simulada) e suas respostas aos questionários (teoria) foi possível identificar alguns padrões nas repostas dos questionários que podem ser associados ao resultado do jogo, indicando aderência entre teoria e prática. É possível afirmar que o ambiente simulado pelo Jogo do TECON possui requisitos para aprimorar o processo de formação profissional para o setor portuário, entretanto, em função das limitações do experimento não foi possível generalizar este resultado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-12-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1611 10.3895/S1982-873X2014000300006 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 3 (2014) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20140003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1611/1926 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Silva, Suellem Deodoro
Teodoro, Pitias
D'Agosto, Márcio de Almeida
spellingShingle Silva, Suellem Deodoro
Teodoro, Pitias
D'Agosto, Márcio de Almeida
Jogos de empresas aplicados à formação profissional para o setor portuário: O Caso do Jogo do TECON
author_sort Silva, Suellem Deodoro
title Jogos de empresas aplicados à formação profissional para o setor portuário: O Caso do Jogo do TECON
title_short Jogos de empresas aplicados à formação profissional para o setor portuário: O Caso do Jogo do TECON
title_full Jogos de empresas aplicados à formação profissional para o setor portuário: O Caso do Jogo do TECON
title_fullStr Jogos de empresas aplicados à formação profissional para o setor portuário: O Caso do Jogo do TECON
title_full_unstemmed Jogos de empresas aplicados à formação profissional para o setor portuário: O Caso do Jogo do TECON
title_sort jogos de empresas aplicados à formação profissional para o setor portuário: o caso do jogo do tecon
description O presente trabalho teve como objetivo demonstrar que o Jogo do TECON é adequado para apoiar o processo de formação profissional para o setor portuário. Para atendê-lo realizou-se uma pesquisa exploratória e experimental cujos procedimentos foram à aplicação do jogo do TECON seguida da aplicação de questionários. O grupo selecionado para o experimento foi à turma do 4º período do curso Técnico em Porto do CEFET/Itaguaí - RJ. Por meio do confronto entre o resultado obtido pelos alunos no Jogo do TECON (prática simulada) e suas respostas aos questionários (teoria) foi possível identificar alguns padrões nas repostas dos questionários que podem ser associados ao resultado do jogo, indicando aderência entre teoria e prática. É possível afirmar que o ambiente simulado pelo Jogo do TECON possui requisitos para aprimorar o processo de formação profissional para o setor portuário, entretanto, em função das limitações do experimento não foi possível generalizar este resultado.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2014
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1611
_version_ 1805291952075177984
score 10,814766