Jogos de empresas aplicados à formação profissional para o setor portuário: O Caso do Jogo do TECON
O presente trabalho teve como objetivo demonstrar que o Jogo do TECON é adequado para apoiar o processo de formação profissional para o setor portuário. Para atendê-lo realizou-se uma pesquisa exploratória e experimental cujos procedimentos foram à aplicação do jogo do TECON seguida da aplicação de...
Principais autores: | Silva, Suellem Deodoro, Teodoro, Pitias, D'Agosto, Márcio de Almeida |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2014
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1611 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1611 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-16112015-01-29T16:31:49Z Jogos de empresas aplicados à formação profissional para o setor portuário: O Caso do Jogo do TECON Silva, Suellem Deodoro Teodoro, Pitias D'Agosto, Márcio de Almeida O presente trabalho teve como objetivo demonstrar que o Jogo do TECON é adequado para apoiar o processo de formação profissional para o setor portuário. Para atendê-lo realizou-se uma pesquisa exploratória e experimental cujos procedimentos foram à aplicação do jogo do TECON seguida da aplicação de questionários. O grupo selecionado para o experimento foi à turma do 4º período do curso Técnico em Porto do CEFET/Itaguaí - RJ. Por meio do confronto entre o resultado obtido pelos alunos no Jogo do TECON (prática simulada) e suas respostas aos questionários (teoria) foi possível identificar alguns padrões nas repostas dos questionários que podem ser associados ao resultado do jogo, indicando aderência entre teoria e prática. É possível afirmar que o ambiente simulado pelo Jogo do TECON possui requisitos para aprimorar o processo de formação profissional para o setor portuário, entretanto, em função das limitações do experimento não foi possível generalizar este resultado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-12-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1611 10.3895/S1982-873X2014000300006 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 3 (2014) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20140003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1611/1926 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Silva, Suellem Deodoro Teodoro, Pitias D'Agosto, Márcio de Almeida |
spellingShingle |
Silva, Suellem Deodoro Teodoro, Pitias D'Agosto, Márcio de Almeida Jogos de empresas aplicados à formação profissional para o setor portuário: O Caso do Jogo do TECON |
author_sort |
Silva, Suellem Deodoro |
title |
Jogos de empresas aplicados à formação profissional para o setor portuário: O Caso do Jogo do TECON |
title_short |
Jogos de empresas aplicados à formação profissional para o setor portuário: O Caso do Jogo do TECON |
title_full |
Jogos de empresas aplicados à formação profissional para o setor portuário: O Caso do Jogo do TECON |
title_fullStr |
Jogos de empresas aplicados à formação profissional para o setor portuário: O Caso do Jogo do TECON |
title_full_unstemmed |
Jogos de empresas aplicados à formação profissional para o setor portuário: O Caso do Jogo do TECON |
title_sort |
jogos de empresas aplicados à formação profissional para o setor portuário: o caso do jogo do tecon |
description |
O presente trabalho teve como objetivo demonstrar que o Jogo do TECON é adequado para apoiar o processo de formação profissional para o setor portuário. Para atendê-lo realizou-se uma pesquisa exploratória e experimental cujos procedimentos foram à aplicação do jogo do TECON seguida da aplicação de questionários. O grupo selecionado para o experimento foi à turma do 4º período do curso Técnico em Porto do CEFET/Itaguaí - RJ. Por meio do confronto entre o resultado obtido pelos alunos no Jogo do TECON (prática simulada) e suas respostas aos questionários (teoria) foi possível identificar alguns padrões nas repostas dos questionários que podem ser associados ao resultado do jogo, indicando aderência entre teoria e prática. É possível afirmar que o ambiente simulado pelo Jogo do TECON possui requisitos para aprimorar o processo de formação profissional para o setor portuário, entretanto, em função das limitações do experimento não foi possível generalizar este resultado. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2014 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1611 |
_version_ |
1805291952075177984 |
score |
10,814766 |