Promoção da saúde: uma análise das pesquisas sobre educação em saúde nas séries iniciais do ensino fundamental
O trabalho analisa como a abordagem da Promoção da Saúde (PS) vem sendo incorporada em pesquisas sobre a educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Buscamos situar as pesquisas em Educação em Saúde (ES) nas tendências de Promoção da Saúde e a partir disso compreender e pontuar avanços e re...
Principais autores: | da Silva, Edgar Miranda, de Oliveira, Daise Pires Silva, do Nascimento, Maricélea Silva, Prata, Rita Vilanova |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2013
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1640 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1640 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-16402013-09-18T17:03:03Z Promoção da saúde: uma análise das pesquisas sobre educação em saúde nas séries iniciais do ensino fundamental da Silva, Edgar Miranda de Oliveira, Daise Pires Silva do Nascimento, Maricélea Silva Prata, Rita Vilanova O trabalho analisa como a abordagem da Promoção da Saúde (PS) vem sendo incorporada em pesquisas sobre a educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Buscamos situar as pesquisas em Educação em Saúde (ES) nas tendências de Promoção da Saúde e a partir disso compreender e pontuar avanços e retrocessos quanto à possibilidade de contemplá-la no viés da Promoção da Saúde na escola. Para tal foi realizada uma pesquisa exploratória recorrendo a um levantamento bibliográfico. Os resultados mostraram pesquisas desenvolvidas em ações diversas e com diferentes abordagens. Algumas pesquisas remetem a uma concepção de PS ainda baseada na saúde como ausência de doença, fazendo-se necessária a responsabilidade do indivíduo em preservar sua saúde, enquanto outras defendem uma abordagem que sustenta a responsabilidade do adoecer para além da esfera individual, delegando ao estado e a sociedade a competência do condicionamento da saúde. O estudo apontou que na produção científica pesquisada configura-se uma visão híbrida de Promoção da Saúde, levando-nos a sugerir estudos que analisem como tais concepções têm se atualizado na prática profissional e os seus reflexos na ES presente nas séries iniciais do Ensino Fundamental.Palavras-chave: Promoção da saúde, Educação em saúde; Séries iniciais; Saúde. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-08-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1640 10.3895/S1982-873X2013000200016 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20130002 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1640/1048 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
da Silva, Edgar Miranda de Oliveira, Daise Pires Silva do Nascimento, Maricélea Silva Prata, Rita Vilanova |
spellingShingle |
da Silva, Edgar Miranda de Oliveira, Daise Pires Silva do Nascimento, Maricélea Silva Prata, Rita Vilanova Promoção da saúde: uma análise das pesquisas sobre educação em saúde nas séries iniciais do ensino fundamental |
author_sort |
da Silva, Edgar Miranda |
title |
Promoção da saúde: uma análise das pesquisas sobre educação em saúde nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_short |
Promoção da saúde: uma análise das pesquisas sobre educação em saúde nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Promoção da saúde: uma análise das pesquisas sobre educação em saúde nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Promoção da saúde: uma análise das pesquisas sobre educação em saúde nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Promoção da saúde: uma análise das pesquisas sobre educação em saúde nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
promoção da saúde: uma análise das pesquisas sobre educação em saúde nas séries iniciais do ensino fundamental |
description |
O trabalho analisa como a abordagem da Promoção da Saúde (PS) vem sendo incorporada em pesquisas sobre a educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Buscamos situar as pesquisas em Educação em Saúde (ES) nas tendências de Promoção da Saúde e a partir disso compreender e pontuar avanços e retrocessos quanto à possibilidade de contemplá-la no viés da Promoção da Saúde na escola. Para tal foi realizada uma pesquisa exploratória recorrendo a um levantamento bibliográfico. Os resultados mostraram pesquisas desenvolvidas em ações diversas e com diferentes abordagens. Algumas pesquisas remetem a uma concepção de PS ainda baseada na saúde como ausência de doença, fazendo-se necessária a responsabilidade do indivíduo em preservar sua saúde, enquanto outras defendem uma abordagem que sustenta a responsabilidade do adoecer para além da esfera individual, delegando ao estado e a sociedade a competência do condicionamento da saúde. O estudo apontou que na produção científica pesquisada configura-se uma visão híbrida de Promoção da Saúde, levando-nos a sugerir estudos que analisem como tais concepções têm se atualizado na prática profissional e os seus reflexos na ES presente nas séries iniciais do Ensino Fundamental.Palavras-chave: Promoção da saúde, Educação em saúde; Séries iniciais; Saúde. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2013 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1640 |
_version_ |
1805292026341621760 |
score |
10,814766 |