Promoção da saúde: uma análise das pesquisas sobre educação em saúde nas séries iniciais do ensino fundamental

O trabalho analisa como a abordagem da Promoção da Saúde (PS) vem sendo incorporada em pesquisas sobre a educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental.  Buscamos situar as pesquisas em Educação em Saúde (ES) nas tendências de Promoção da Saúde e a partir disso compreender e pontuar avanços e re...

ver descrição completa

Principais autores: da Silva, Edgar Miranda, de Oliveira, Daise Pires Silva, do Nascimento, Maricélea Silva, Prata, Rita Vilanova
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1640
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1640
recordtype ojs
spelling peri-article-16402013-09-18T17:03:03Z Promoção da saúde: uma análise das pesquisas sobre educação em saúde nas séries iniciais do ensino fundamental da Silva, Edgar Miranda de Oliveira, Daise Pires Silva do Nascimento, Maricélea Silva Prata, Rita Vilanova O trabalho analisa como a abordagem da Promoção da Saúde (PS) vem sendo incorporada em pesquisas sobre a educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental.  Buscamos situar as pesquisas em Educação em Saúde (ES) nas tendências de Promoção da Saúde e a partir disso compreender e pontuar avanços e retrocessos quanto à possibilidade de contemplá-la no viés da Promoção da Saúde na escola. Para tal foi realizada uma pesquisa exploratória recorrendo a um levantamento bibliográfico. Os resultados mostraram pesquisas desenvolvidas em ações diversas e com diferentes abordagens. Algumas pesquisas remetem a uma concepção de PS ainda baseada na saúde como ausência de doença, fazendo-se necessária a responsabilidade do indivíduo em preservar sua saúde, enquanto outras defendem uma abordagem que sustenta a responsabilidade do adoecer para além da esfera individual, delegando ao estado e a sociedade a competência do condicionamento da saúde.  O estudo apontou que na produção científica pesquisada configura-se uma visão híbrida de Promoção da Saúde, levando-nos a sugerir estudos que analisem como tais concepções têm se atualizado na prática profissional e os seus reflexos na ES presente nas séries iniciais do Ensino Fundamental.Palavras-chave: Promoção da saúde, Educação em saúde; Séries iniciais; Saúde. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-08-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1640 10.3895/S1982-873X2013000200016 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20130002 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1640/1048 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author da Silva, Edgar Miranda
de Oliveira, Daise Pires Silva
do Nascimento, Maricélea Silva
Prata, Rita Vilanova
spellingShingle da Silva, Edgar Miranda
de Oliveira, Daise Pires Silva
do Nascimento, Maricélea Silva
Prata, Rita Vilanova
Promoção da saúde: uma análise das pesquisas sobre educação em saúde nas séries iniciais do ensino fundamental
author_sort da Silva, Edgar Miranda
title Promoção da saúde: uma análise das pesquisas sobre educação em saúde nas séries iniciais do ensino fundamental
title_short Promoção da saúde: uma análise das pesquisas sobre educação em saúde nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full Promoção da saúde: uma análise das pesquisas sobre educação em saúde nas séries iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Promoção da saúde: uma análise das pesquisas sobre educação em saúde nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Promoção da saúde: uma análise das pesquisas sobre educação em saúde nas séries iniciais do ensino fundamental
title_sort promoção da saúde: uma análise das pesquisas sobre educação em saúde nas séries iniciais do ensino fundamental
description O trabalho analisa como a abordagem da Promoção da Saúde (PS) vem sendo incorporada em pesquisas sobre a educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental.  Buscamos situar as pesquisas em Educação em Saúde (ES) nas tendências de Promoção da Saúde e a partir disso compreender e pontuar avanços e retrocessos quanto à possibilidade de contemplá-la no viés da Promoção da Saúde na escola. Para tal foi realizada uma pesquisa exploratória recorrendo a um levantamento bibliográfico. Os resultados mostraram pesquisas desenvolvidas em ações diversas e com diferentes abordagens. Algumas pesquisas remetem a uma concepção de PS ainda baseada na saúde como ausência de doença, fazendo-se necessária a responsabilidade do indivíduo em preservar sua saúde, enquanto outras defendem uma abordagem que sustenta a responsabilidade do adoecer para além da esfera individual, delegando ao estado e a sociedade a competência do condicionamento da saúde.  O estudo apontou que na produção científica pesquisada configura-se uma visão híbrida de Promoção da Saúde, levando-nos a sugerir estudos que analisem como tais concepções têm se atualizado na prática profissional e os seus reflexos na ES presente nas séries iniciais do Ensino Fundamental.Palavras-chave: Promoção da saúde, Educação em saúde; Séries iniciais; Saúde.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2013
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1640
_version_ 1805292026341621760
score 10,814766