Uma análise quantitativa da motivação e estratégia de estudo em física

O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de motivação e estratégia pessoal de estudo de física dos alunos do ensino médio, do curso técnico e das engenharias, bem como a relação deste grau com as atividades práticas de laboratório. Os alunos foram avaliados por meio de questionários em escala Like...

ver descrição completa

Principais autores: Goya, Alcides, Bzuneck, José Aloyseo, Goulart, Ivo Aparecido
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1641
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1641
recordtype ojs
spelling peri-article-16412013-09-18T17:03:03Z Uma análise quantitativa da motivação e estratégia de estudo em física Goya, Alcides Bzuneck, José Aloyseo Goulart, Ivo Aparecido O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de motivação e estratégia pessoal de estudo de física dos alunos do ensino médio, do curso técnico e das engenharias, bem como a relação deste grau com as atividades práticas de laboratório. Os alunos foram avaliados por meio de questionários em escala Likert na orientação à meta de realização aprender física e estratégia pessoal de estudo de física. O questionário passou pelo teste KMO (Kaiser-Meyer-Olkin) e pelo teste de Bartlett de esfericidade e a aplicação da análise fatorial identificou os dois fatores correspondentes às variáveis estudadas.  Os alunos do ensino médio apresentaram um aumento na motivação, mas não na estratégia. Os alunos do ensino técnico e das engenharias apresentaram um alto grau no início do curso  e  revelaram uma queda nas duas variáveis.Palavras-chave: Motivação, meta de realização, estratégia pessoal de estudo, ensino de física Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-08-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1641 10.3895/S1982-873X2013000200017 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20130002 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1641/1049 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Goya, Alcides
Bzuneck, José Aloyseo
Goulart, Ivo Aparecido
spellingShingle Goya, Alcides
Bzuneck, José Aloyseo
Goulart, Ivo Aparecido
Uma análise quantitativa da motivação e estratégia de estudo em física
author_sort Goya, Alcides
title Uma análise quantitativa da motivação e estratégia de estudo em física
title_short Uma análise quantitativa da motivação e estratégia de estudo em física
title_full Uma análise quantitativa da motivação e estratégia de estudo em física
title_fullStr Uma análise quantitativa da motivação e estratégia de estudo em física
title_full_unstemmed Uma análise quantitativa da motivação e estratégia de estudo em física
title_sort uma análise quantitativa da motivação e estratégia de estudo em física
description O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de motivação e estratégia pessoal de estudo de física dos alunos do ensino médio, do curso técnico e das engenharias, bem como a relação deste grau com as atividades práticas de laboratório. Os alunos foram avaliados por meio de questionários em escala Likert na orientação à meta de realização aprender física e estratégia pessoal de estudo de física. O questionário passou pelo teste KMO (Kaiser-Meyer-Olkin) e pelo teste de Bartlett de esfericidade e a aplicação da análise fatorial identificou os dois fatores correspondentes às variáveis estudadas.  Os alunos do ensino médio apresentaram um aumento na motivação, mas não na estratégia. Os alunos do ensino técnico e das engenharias apresentaram um alto grau no início do curso  e  revelaram uma queda nas duas variáveis.Palavras-chave: Motivação, meta de realização, estratégia pessoal de estudo, ensino de física
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2013
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1641
_version_ 1805291666037276672
score 10,814766