Olhando para os objetos no Museu Histórico Nacional: uma análise das conversas e interações de famílias
Este estudo analisa os resultados das interações e conversas de famílias em visita às exposições no Museu Histórico Nacional (MHN), localizado no Rio de Janeiro. Para explorar a experiência de visita, onze famílias tiveram suas visitas gravadas com uma câmera subjetiva acoplada a um colete e ajustad...
Principais autores: | Massarani, Luisa, Scalfi, Graziele, Gonçalves, Waneicy, Magalhães de Araújo, Juliana, Ribeiro, Alice, Barros, Juliane |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16412 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-16412 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-164122024-05-01T10:05:51Z Olhando para os objetos no Museu Histórico Nacional: uma análise das conversas e interações de famílias Looking at objects in the National Historical Museum: an analysis of family conversations and interactions Massarani, Luisa Scalfi, Graziele Gonçalves, Waneicy Magalhães de Araújo, Juliana Ribeiro, Alice Barros, Juliane Ciências Humanas; Educação. Famílias; Conversas; Museus de História Families; Conversations; History Museums Este estudo analisa os resultados das interações e conversas de famílias em visita às exposições no Museu Histórico Nacional (MHN), localizado no Rio de Janeiro. Para explorar a experiência de visita, onze famílias tiveram suas visitas gravadas com uma câmera subjetiva acoplada a um colete e ajustada ao tórax de um participante de cada grupo. O material audiovisual foi analisado no software Dedoose para identificação dos tipos de interações com a exposição, entre si e dos conteúdos conversacionais. Os resultados trazem evidências que as conversas que ocorreram no MHN foram importantes para as famílias construírem entendimentos de cultura, história e ciência. Neste contexto, os objetos foram fundamentais para apoiar a aprendizagem, porque são evidências de um determinado tempo e cultura que, para serem compreendidos, precisam de uma definição, explicação e contextualização aceitáveis. Além disso, a interação contemplativa proporcionada pelo MHN, enriqueceu as interpretações e os significados que as famílias construíram. This study analyzes the results of interactions and conversations between families visiting exhibitions at the National Historical Museum (MHN), located in Rio de Janeiro. To explore the visiting experience, eleven families had their visits recorded with a subjective camera attached to a vest and adjusted to the chest of one participant from each group. The audiovisual material was analyzed using the Dedoose software to identify the types of interactions with the exhibition, with each other and with the conversational content. The results provide evidence that the conversations that took place at the MHN were important for families to build understandings of culture, history and science. In this context, objects were fundamental to supporting learning, because they are evidence of a certain time and culture that, to be understood, need an acceptable definition, explanation and contextualization. Furthermore, the contemplative interaction provided by the MHN enriched the interpretations and meanings that the families constructed. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPq FAPERJ. 2023-09-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Estudo de Caso application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16412 10.3895/actio.v8n3.16412 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 3 (2023); 1-25 ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 3 (2023); 1-25 2525-8923 10.3895/actio.v8n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16412/9803 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16412/2909 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16412/2910 Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Massarani, Luisa Scalfi, Graziele Gonçalves, Waneicy Magalhães de Araújo, Juliana Ribeiro, Alice Barros, Juliane |
spellingShingle |
Massarani, Luisa Scalfi, Graziele Gonçalves, Waneicy Magalhães de Araújo, Juliana Ribeiro, Alice Barros, Juliane Olhando para os objetos no Museu Histórico Nacional: uma análise das conversas e interações de famílias |
author_sort |
Massarani, Luisa |
title |
Olhando para os objetos no Museu Histórico Nacional: uma análise das conversas e interações de famílias |
title_short |
Olhando para os objetos no Museu Histórico Nacional: uma análise das conversas e interações de famílias |
title_full |
Olhando para os objetos no Museu Histórico Nacional: uma análise das conversas e interações de famílias |
title_fullStr |
Olhando para os objetos no Museu Histórico Nacional: uma análise das conversas e interações de famílias |
title_full_unstemmed |
Olhando para os objetos no Museu Histórico Nacional: uma análise das conversas e interações de famílias |
title_sort |
olhando para os objetos no museu histórico nacional: uma análise das conversas e interações de famílias |
description |
Este estudo analisa os resultados das interações e conversas de famílias em visita às exposições no Museu Histórico Nacional (MHN), localizado no Rio de Janeiro. Para explorar a experiência de visita, onze famílias tiveram suas visitas gravadas com uma câmera subjetiva acoplada a um colete e ajustada ao tórax de um participante de cada grupo. O material audiovisual foi analisado no software Dedoose para identificação dos tipos de interações com a exposição, entre si e dos conteúdos conversacionais. Os resultados trazem evidências que as conversas que ocorreram no MHN foram importantes para as famílias construírem entendimentos de cultura, história e ciência. Neste contexto, os objetos foram fundamentais para apoiar a aprendizagem, porque são evidências de um determinado tempo e cultura que, para serem compreendidos, precisam de uma definição, explicação e contextualização aceitáveis. Além disso, a interação contemplativa proporcionada pelo MHN, enriqueceu as interpretações e os significados que as famílias construíram. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16412 |
_version_ |
1805535668794818560 |
score |
10,814766 |