Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos?
O conceito e a prática de extensão no ensino superior brasileiro passam por intensa ressignificação desde a proposta do Plano Nacional de Educação (PNE/MEC, 2014-2024), com a inclusão da obrigatoriedade de que ao menos 10% dos créditos curriculares na graduação deverão ser cumpridos em atividades de...
Principais autores: | Spatti, Ana Carolina, Gimenez, Ana Maria Nunes, de Aguiar, Cibele Maria, Batista, Marília Jesus, Vidrich, Maria Cristina Raphael, Lipay, Monica Vannucci Nunes, de Mello, Paula Homem |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16441 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-16441 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-164412024-05-01T15:48:15Z Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos? Spatti, Ana Carolina Gimenez, Ana Maria Nunes de Aguiar, Cibele Maria Batista, Marília Jesus Vidrich, Maria Cristina Raphael Lipay, Monica Vannucci Nunes de Mello, Paula Homem Educação; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais Curricularização da Extensão; Instituições de Ensino Superior; Avaliação de Impacto; Teoria da Mudança; Indicadores de desempenho O conceito e a prática de extensão no ensino superior brasileiro passam por intensa ressignificação desde a proposta do Plano Nacional de Educação (PNE/MEC, 2014-2024), com a inclusão da obrigatoriedade de que ao menos 10% dos créditos curriculares na graduação deverão ser cumpridos em atividades de extensão. Em função dessas disposições, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem buscar formas para avaliar continuamente os impactos da curricularização da extensão. Fazendo uso da Teoria da Mudança (TdM) como abordagem metodológica, este artigo propõe indicadores para monitorar e avaliar o desempenho desse processo nas IES. Os resultados indicam a necessidade de se repensar o papel da curricularização para além de uma imposição legal, mas como uma oportunidade para promover mudanças qualitativas nos currículos, nas metodologias de ensino e aprendizagem, e nas próprias dinâmicas internas às IES, fortalecendo a inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) 2023-12-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16441 10.3895/rts.v19n58.16441 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 265-289 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 265-289 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n58 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16441/9960 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Spatti, Ana Carolina Gimenez, Ana Maria Nunes de Aguiar, Cibele Maria Batista, Marília Jesus Vidrich, Maria Cristina Raphael Lipay, Monica Vannucci Nunes de Mello, Paula Homem |
spellingShingle |
Spatti, Ana Carolina Gimenez, Ana Maria Nunes de Aguiar, Cibele Maria Batista, Marília Jesus Vidrich, Maria Cristina Raphael Lipay, Monica Vannucci Nunes de Mello, Paula Homem Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos? |
author_sort |
Spatti, Ana Carolina |
title |
Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos? |
title_short |
Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos? |
title_full |
Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos? |
title_fullStr |
Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos? |
title_full_unstemmed |
Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos? |
title_sort |
curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos? |
description |
O conceito e a prática de extensão no ensino superior brasileiro passam por intensa ressignificação desde a proposta do Plano Nacional de Educação (PNE/MEC, 2014-2024), com a inclusão da obrigatoriedade de que ao menos 10% dos créditos curriculares na graduação deverão ser cumpridos em atividades de extensão. Em função dessas disposições, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem buscar formas para avaliar continuamente os impactos da curricularização da extensão. Fazendo uso da Teoria da Mudança (TdM) como abordagem metodológica, este artigo propõe indicadores para monitorar e avaliar o desempenho desse processo nas IES. Os resultados indicam a necessidade de se repensar o papel da curricularização para além de uma imposição legal, mas como uma oportunidade para promover mudanças qualitativas nos currículos, nas metodologias de ensino e aprendizagem, e nas próprias dinâmicas internas às IES, fortalecendo a inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16441 |
_version_ |
1805535637566128128 |
score |
10,814766 |