Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos?

O conceito e a prática de extensão no ensino superior brasileiro passam por intensa ressignificação desde a proposta do Plano Nacional de Educação (PNE/MEC, 2014-2024), com a inclusão da obrigatoriedade de que ao menos 10% dos créditos curriculares na graduação deverão ser cumpridos em atividades de...

ver descrição completa

Principais autores: Spatti, Ana Carolina, Gimenez, Ana Maria Nunes, de Aguiar, Cibele Maria, Batista, Marília Jesus, Vidrich, Maria Cristina Raphael, Lipay, Monica Vannucci Nunes, de Mello, Paula Homem
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16441
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16441
recordtype ojs
spelling peri-article-164412024-05-01T15:48:15Z Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos? Spatti, Ana Carolina Gimenez, Ana Maria Nunes de Aguiar, Cibele Maria Batista, Marília Jesus Vidrich, Maria Cristina Raphael Lipay, Monica Vannucci Nunes de Mello, Paula Homem Educação; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais Curricularização da Extensão; Instituições de Ensino Superior; Avaliação de Impacto; Teoria da Mudança; Indicadores de desempenho O conceito e a prática de extensão no ensino superior brasileiro passam por intensa ressignificação desde a proposta do Plano Nacional de Educação (PNE/MEC, 2014-2024), com a inclusão da obrigatoriedade de que ao menos 10% dos créditos curriculares na graduação deverão ser cumpridos em atividades de extensão. Em função dessas disposições, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem buscar formas para avaliar continuamente os impactos da curricularização da extensão. Fazendo uso da Teoria da Mudança (TdM) como abordagem metodológica, este artigo propõe indicadores para monitorar e avaliar o desempenho desse processo nas IES. Os resultados indicam a necessidade de se repensar o papel da curricularização para além de uma imposição legal, mas como uma oportunidade para promover mudanças qualitativas nos currículos, nas metodologias de ensino e aprendizagem, e nas próprias dinâmicas internas às IES, fortalecendo a inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) 2023-12-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16441 10.3895/rts.v19n58.16441 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 265-289 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 265-289 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n58 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16441/9960 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Spatti, Ana Carolina
Gimenez, Ana Maria Nunes
de Aguiar, Cibele Maria
Batista, Marília Jesus
Vidrich, Maria Cristina Raphael
Lipay, Monica Vannucci Nunes
de Mello, Paula Homem
spellingShingle Spatti, Ana Carolina
Gimenez, Ana Maria Nunes
de Aguiar, Cibele Maria
Batista, Marília Jesus
Vidrich, Maria Cristina Raphael
Lipay, Monica Vannucci Nunes
de Mello, Paula Homem
Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos?
author_sort Spatti, Ana Carolina
title Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos?
title_short Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos?
title_full Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos?
title_fullStr Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos?
title_full_unstemmed Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos?
title_sort curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos?
description O conceito e a prática de extensão no ensino superior brasileiro passam por intensa ressignificação desde a proposta do Plano Nacional de Educação (PNE/MEC, 2014-2024), com a inclusão da obrigatoriedade de que ao menos 10% dos créditos curriculares na graduação deverão ser cumpridos em atividades de extensão. Em função dessas disposições, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem buscar formas para avaliar continuamente os impactos da curricularização da extensão. Fazendo uso da Teoria da Mudança (TdM) como abordagem metodológica, este artigo propõe indicadores para monitorar e avaliar o desempenho desse processo nas IES. Os resultados indicam a necessidade de se repensar o papel da curricularização para além de uma imposição legal, mas como uma oportunidade para promover mudanças qualitativas nos currículos, nas metodologias de ensino e aprendizagem, e nas próprias dinâmicas internas às IES, fortalecendo a inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16441
_version_ 1805535637566128128
score 10,814766