A intersecção entre a teoria da subjetividade e o campo da Ciência Tecnologia e Sociedade

O objetivo deste artigo é apresentar um estudo preliminar que se aproxime de uma epistemologia do conhecimento que considere a tecnologia como parte do processo do seu desenvolvimento e que, em simultâneo, considere os aspectos da subjetividade no campo da Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) e vice...

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Principais autores: Cortinhas, Maristela Sobral, Dias, Maria Sara de Lima
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16462
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Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar um estudo preliminar que se aproxime de uma epistemologia do conhecimento que considere a tecnologia como parte do processo do seu desenvolvimento e que, em simultâneo, considere os aspectos da subjetividade no campo da Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) e vice-versa. Busca-se uma mesma base epistemológica possível entre a teoria da subjetividade e o campo CTS que amplie os limites deste último, admitindo-se a subjetividade como um conceito fundamental. Do ponto de vista metodológico, considera-se que a ciência deve ser compreendida na teoria geral do conhecimento, tendo-a como um ápice dentro deste processo, quando o ser humano, no percurso da sua hominização, torna-se criador consciente do conhecimento através do método científico. Para tal reflexão, adota-se a dialética como método e lança-se mão de autores como: Hernández (2015), que sinaliza a importância da discussão das ciências humanas no campo CTS; como Engels (1979, 2006), Marx e Engels (1884) e Pinto (2005, 2020), que auxiliam a traçar um percurso epistemológico; e de autores que, na mesma veia epistemológica, contribuem com os fundamentos da teoria da subjetividade, como: Vygotsky (1984, 1998) e González Rey (2002, 2019). Pretende-se que as ideias aqui apresentadas possam servir como motivação para pesquisas que envolvam os aspectos da subjetividade e sua intersecção com o campo CTS, de forma que se suscite novas alianças para a análise e desenvolvimento do conhecimento científico.