Roteiro para a elaboração de uma aula significativa
O presente estudo teve como objetivo propor um roteiro para a elaboração de uma aula significativa. Do ponto de vista metodológico, por visar o desenvolvimento de um produto, o estudo caracteriza-se como aplicado e de natureza prática. Observou-se, na montagem do produto, a sequência das etapas para...
Principais autores: | Kiefer, Neci Iolanda Schwanz, Pilatti, Luiz Alberto |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2014
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1648 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1648 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-16482014-06-03T13:52:09Z Roteiro para a elaboração de uma aula significativa Kiefer, Neci Iolanda Schwanz Pilatti, Luiz Alberto O presente estudo teve como objetivo propor um roteiro para a elaboração de uma aula significativa. Do ponto de vista metodológico, por visar o desenvolvimento de um produto, o estudo caracteriza-se como aplicado e de natureza prática. Observou-se, na montagem do produto, a sequência das etapas para sua construção e aspectos relacionados com sua validade e possibilidade de utilização por outros docentes como uma ferramenta de ensino. O ‘roteiro para a elaboração de uma aula’ foi estruturado em seis etapas principais, definição do conteúdo da aula, determinação dos aspectos mais relevantes do conteúdo e dos organizadores prévios, sequenciação do conteúdo curricular, avaliação da aprendizagem, estratégia e recursos instrucionais e montagem do plano de aula. Em cada etapa foram estabelecidas as atividades a serem cumpridas. Conclui-se que o roteiro proposto é uma ferramenta que tem alinhamento com a teoria de Ausubel, o que possibilita a montagem de uma aula significativa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-05-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1648 10.3895/S1982-873X2014000100001 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20140001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1648/1219 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Kiefer, Neci Iolanda Schwanz Pilatti, Luiz Alberto |
spellingShingle |
Kiefer, Neci Iolanda Schwanz Pilatti, Luiz Alberto Roteiro para a elaboração de uma aula significativa |
author_sort |
Kiefer, Neci Iolanda Schwanz |
title |
Roteiro para a elaboração de uma aula significativa |
title_short |
Roteiro para a elaboração de uma aula significativa |
title_full |
Roteiro para a elaboração de uma aula significativa |
title_fullStr |
Roteiro para a elaboração de uma aula significativa |
title_full_unstemmed |
Roteiro para a elaboração de uma aula significativa |
title_sort |
roteiro para a elaboração de uma aula significativa |
description |
O presente estudo teve como objetivo propor um roteiro para a elaboração de uma aula significativa. Do ponto de vista metodológico, por visar o desenvolvimento de um produto, o estudo caracteriza-se como aplicado e de natureza prática. Observou-se, na montagem do produto, a sequência das etapas para sua construção e aspectos relacionados com sua validade e possibilidade de utilização por outros docentes como uma ferramenta de ensino. O ‘roteiro para a elaboração de uma aula’ foi estruturado em seis etapas principais, definição do conteúdo da aula, determinação dos aspectos mais relevantes do conteúdo e dos organizadores prévios, sequenciação do conteúdo curricular, avaliação da aprendizagem, estratégia e recursos instrucionais e montagem do plano de aula. Em cada etapa foram estabelecidas as atividades a serem cumpridas. Conclui-se que o roteiro proposto é uma ferramenta que tem alinhamento com a teoria de Ausubel, o que possibilita a montagem de uma aula significativa. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2014 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1648 |
_version_ |
1805292026857521152 |
score |
10,814766 |