Roteiro para a elaboração de uma aula significativa

O presente estudo teve como objetivo propor um roteiro para a elaboração de uma aula significativa. Do ponto de vista metodológico, por visar o desenvolvimento de um produto, o estudo caracteriza-se como aplicado e de natureza prática. Observou-se, na montagem do produto, a sequência das etapas para...

ver descrição completa

Principais autores: Kiefer, Neci Iolanda Schwanz, Pilatti, Luiz Alberto
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1648
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1648
recordtype ojs
spelling peri-article-16482014-06-03T13:52:09Z Roteiro para a elaboração de uma aula significativa Kiefer, Neci Iolanda Schwanz Pilatti, Luiz Alberto O presente estudo teve como objetivo propor um roteiro para a elaboração de uma aula significativa. Do ponto de vista metodológico, por visar o desenvolvimento de um produto, o estudo caracteriza-se como aplicado e de natureza prática. Observou-se, na montagem do produto, a sequência das etapas para sua construção e  aspectos relacionados com sua validade e possibilidade de utilização por outros docentes como uma ferramenta de ensino. O ‘roteiro para a elaboração de uma aula’ foi estruturado em seis etapas principais, definição do conteúdo da aula, determinação dos aspectos mais relevantes do conteúdo e dos organizadores prévios, sequenciação do conteúdo curricular, avaliação da aprendizagem, estratégia e recursos instrucionais e montagem do plano de aula. Em cada etapa foram estabelecidas as atividades a serem cumpridas. Conclui-se que o roteiro proposto é uma ferramenta que tem alinhamento com a teoria de Ausubel, o que possibilita a montagem de uma aula significativa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-05-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1648 10.3895/S1982-873X2014000100001 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20140001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1648/1219 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Kiefer, Neci Iolanda Schwanz
Pilatti, Luiz Alberto
spellingShingle Kiefer, Neci Iolanda Schwanz
Pilatti, Luiz Alberto
Roteiro para a elaboração de uma aula significativa
author_sort Kiefer, Neci Iolanda Schwanz
title Roteiro para a elaboração de uma aula significativa
title_short Roteiro para a elaboração de uma aula significativa
title_full Roteiro para a elaboração de uma aula significativa
title_fullStr Roteiro para a elaboração de uma aula significativa
title_full_unstemmed Roteiro para a elaboração de uma aula significativa
title_sort roteiro para a elaboração de uma aula significativa
description O presente estudo teve como objetivo propor um roteiro para a elaboração de uma aula significativa. Do ponto de vista metodológico, por visar o desenvolvimento de um produto, o estudo caracteriza-se como aplicado e de natureza prática. Observou-se, na montagem do produto, a sequência das etapas para sua construção e  aspectos relacionados com sua validade e possibilidade de utilização por outros docentes como uma ferramenta de ensino. O ‘roteiro para a elaboração de uma aula’ foi estruturado em seis etapas principais, definição do conteúdo da aula, determinação dos aspectos mais relevantes do conteúdo e dos organizadores prévios, sequenciação do conteúdo curricular, avaliação da aprendizagem, estratégia e recursos instrucionais e montagem do plano de aula. Em cada etapa foram estabelecidas as atividades a serem cumpridas. Conclui-se que o roteiro proposto é uma ferramenta que tem alinhamento com a teoria de Ausubel, o que possibilita a montagem de uma aula significativa.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2014
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1648
_version_ 1805292026857521152
score 10,814766