Tecnologia social no ensino básico
A tecnologia é uma reconhecida ferramenta da atividade humana e na concepção tradicional pode propiciar a inclusão ou exclusão, dependendo da maneira como é utilizada. Como alternativa, destaca-se a Tecnologia Social (TS), que visa a inclusão e transformação social. Nesse sentido, essa pesquisa tem...
Principais autores: | Vaz, Ednilson Luiz Silva, Sant'Anna, Daniele Ornaghi |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16539 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-16539 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-165392024-05-01T15:48:15Z Tecnologia social no ensino básico Vaz, Ednilson Luiz Silva Sant'Anna, Daniele Ornaghi Educação Tecnologia Social; Educação; Ensino Básico A tecnologia é uma reconhecida ferramenta da atividade humana e na concepção tradicional pode propiciar a inclusão ou exclusão, dependendo da maneira como é utilizada. Como alternativa, destaca-se a Tecnologia Social (TS), que visa a inclusão e transformação social. Nesse sentido, essa pesquisa tem o objetivo de analisar como a TS tem sido desenvolvida nas escolas, a fim de contribuir para uma educação voltada para a formação integral dos alunos. Para isso, analisou-se artigos científicos disponíveis na base de busca do Google Acadêmico com as palavras-chave “Tecnologia Social” e “Educação” ou “Tecnologia Social” e “Escola”. Foram encontrados um total de 33 artigos e, após os critérios de exclusão, foram selecionados apenas 4 artigos que abordaram TS na escola. Evidenciou-se que, para desenvolver TS na escola é fundamental realizar uma formação técnica abordando os fundamentos com os professores para que, posteriormente, a proposta seja trabalhada com os alunos. Além disso, as escolas que possibilitaram o desenvolvimento dessa ferramenta foram aquelas que executam o diálogo em sua prática pedagógica. Por fim, é necessário que mais pesquisas sejam desenvolvidas para validar a contribuição na escola bem como, estabelecer metodologias reprodutíveis para viabilizar sua aplicação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-12-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16539 10.3895/rts.v19n58.16539 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 162-172 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 162-172 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n58 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16539/9953 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Vaz, Ednilson Luiz Silva Sant'Anna, Daniele Ornaghi |
spellingShingle |
Vaz, Ednilson Luiz Silva Sant'Anna, Daniele Ornaghi Tecnologia social no ensino básico |
author_sort |
Vaz, Ednilson Luiz Silva |
title |
Tecnologia social no ensino básico |
title_short |
Tecnologia social no ensino básico |
title_full |
Tecnologia social no ensino básico |
title_fullStr |
Tecnologia social no ensino básico |
title_full_unstemmed |
Tecnologia social no ensino básico |
title_sort |
tecnologia social no ensino básico |
description |
A tecnologia é uma reconhecida ferramenta da atividade humana e na concepção tradicional pode propiciar a inclusão ou exclusão, dependendo da maneira como é utilizada. Como alternativa, destaca-se a Tecnologia Social (TS), que visa a inclusão e transformação social. Nesse sentido, essa pesquisa tem o objetivo de analisar como a TS tem sido desenvolvida nas escolas, a fim de contribuir para uma educação voltada para a formação integral dos alunos. Para isso, analisou-se artigos científicos disponíveis na base de busca do Google Acadêmico com as palavras-chave “Tecnologia Social” e “Educação” ou “Tecnologia Social” e “Escola”. Foram encontrados um total de 33 artigos e, após os critérios de exclusão, foram selecionados apenas 4 artigos que abordaram TS na escola. Evidenciou-se que, para desenvolver TS na escola é fundamental realizar uma formação técnica abordando os fundamentos com os professores para que, posteriormente, a proposta seja trabalhada com os alunos. Além disso, as escolas que possibilitaram o desenvolvimento dessa ferramenta foram aquelas que executam o diálogo em sua prática pedagógica. Por fim, é necessário que mais pesquisas sejam desenvolvidas para validar a contribuição na escola bem como, estabelecer metodologias reprodutíveis para viabilizar sua aplicação. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16539 |
_version_ |
1805535590038372352 |
score |
10,814766 |