Dança educação e qualidade de vida: limites e possibilidades
OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo avaliar a possibilidade de inserção da dança enquanto instrumento de melhora da saúde e da qualidade de vida. MÉTODOS: Trata-se de um estudo exploratório de natureza bibliográfica. RESULTADOS: Constatou-se que a partir de uma forma particular de trabalho...
Principais autores: | Cantorani, José Roberto Herrera, Pedroso, Bruno, Pilatti, Luiz Alberto, Gutierrez, Gustavo Luis |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2013
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/1660 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo avaliar a possibilidade de inserção da dança enquanto instrumento de melhora da saúde e da qualidade de vida. MÉTODOS: Trata-se de um estudo exploratório de natureza bibliográfica. RESULTADOS: Constatou-se que a partir de uma forma particular de trabalho, visando um contexto e conteúdo pertinente à chamada dança educação, é possível verificar a presença de aspectos que habitualmente estão relacionados aos domínios da saúde e da qualidade de vida.CONCLUSÕES: A dança, em uma dimensão de trabalho particular, neste caso em específico, a dança educação, oferece possibilidades de construção de relações transformadoras. Estas relações ocorrem no nível das emoções e relações com o próprio corpo e deste com o espaço e o mundo que o circunda. Os aspectos base deste contexto permitem o entendimento de que a dança educação alcança a condição de promotora de melhora da condição de vida das pessoas. |
---|