Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um mapeamento teórico entre os anos de 2013 a 2022
Este artigo visa verificar quais são os principais Obstáculos Epistemológicos postulados na teoria de Gaston Bachelard, que foram identificados na produção acadêmica expressa em dissertações e teses. Por meio de um mapeamento teórico, foram analisados trabalhos que aplicaram sequências didáticas, de...
Principais autores: | Lima, Julian da Silva, Costa, David Antonio da |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16708 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-16708 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-167082023-08-08T18:20:49Z Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um mapeamento teórico entre os anos de 2013 a 2022 Lima, Julian da Silva Costa, David Antonio da Área: 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem; Sub-área: 7.08.04.01-0 Teorias da Instrução Teoria do conhecimento científico; Gaston Bachelard; Sequências didáticas Este artigo visa verificar quais são os principais Obstáculos Epistemológicos postulados na teoria de Gaston Bachelard, que foram identificados na produção acadêmica expressa em dissertações e teses. Por meio de um mapeamento teórico, foram analisados trabalhos que aplicaram sequências didáticas, defendidos em Programas de Pós-Graduação vinculados à área de Ensino de Ciências e Matemática da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no período de 2013 a 2022. Dentre os resultados, identifica-se o obstáculo realista no ensino do conceito de átomo, obstáculo verbal, experiência primeira, substancialista e realista no ensino dos conceitos de transformações químicas, obstáculo substancialista no ensino dos conceitos de orbita e orbital, obstáculos experiência primeira, substancialista, realista, animista e conhecimento geral no ensino dos conceitos sobre cinemática, e obstáculos experiência primeira, substancialista e verbal no ensino do conceito de ressonância. As análises indicam que as ideias de Obstáculos Epistemológicos de Bachelard, podem representar uma importante ferramenta no ensino-aprendizagem nas disciplinas de ciências, principalmente para interpretação das dificuldades e erros apresentados por estudantes. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) O presente trabalho foi realizado com apoio do Instituto Federal Catarinense (IFC). 2023-06-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16708 10.3895/etr.v7n2.16708 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 2 (2023); 611-624 2594-3901 10.3895/etr.v7n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16708/9631 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Lima, Julian da Silva Costa, David Antonio da |
spellingShingle |
Lima, Julian da Silva Costa, David Antonio da Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um mapeamento teórico entre os anos de 2013 a 2022 |
author_sort |
Lima, Julian da Silva |
title |
Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um mapeamento teórico entre os anos de 2013 a 2022 |
title_short |
Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um mapeamento teórico entre os anos de 2013 a 2022 |
title_full |
Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um mapeamento teórico entre os anos de 2013 a 2022 |
title_fullStr |
Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um mapeamento teórico entre os anos de 2013 a 2022 |
title_full_unstemmed |
Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um mapeamento teórico entre os anos de 2013 a 2022 |
title_sort |
obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um mapeamento teórico entre os anos de 2013 a 2022 |
description |
Este artigo visa verificar quais são os principais Obstáculos Epistemológicos postulados na teoria de Gaston Bachelard, que foram identificados na produção acadêmica expressa em dissertações e teses. Por meio de um mapeamento teórico, foram analisados trabalhos que aplicaram sequências didáticas, defendidos em Programas de Pós-Graduação vinculados à área de Ensino de Ciências e Matemática da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no período de 2013 a 2022. Dentre os resultados, identifica-se o obstáculo realista no ensino do conceito de átomo, obstáculo verbal, experiência primeira, substancialista e realista no ensino dos conceitos de transformações químicas, obstáculo substancialista no ensino dos conceitos de orbita e orbital, obstáculos experiência primeira, substancialista, realista, animista e conhecimento geral no ensino dos conceitos sobre cinemática, e obstáculos experiência primeira, substancialista e verbal no ensino do conceito de ressonância. As análises indicam que as ideias de Obstáculos Epistemológicos de Bachelard, podem representar uma importante ferramenta no ensino-aprendizagem nas disciplinas de ciências, principalmente para interpretação das dificuldades e erros apresentados por estudantes. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16708 |
_version_ |
1805452595568836608 |
score |
10,814766 |