Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um mapeamento teórico entre os anos de 2013 a 2022

Este artigo visa verificar quais são os principais Obstáculos Epistemológicos postulados na teoria de Gaston Bachelard, que foram identificados na produção acadêmica expressa em dissertações e teses. Por meio de um mapeamento teórico, foram analisados trabalhos que aplicaram sequências didáticas, de...

ver descrição completa

Principais autores: Lima, Julian da Silva, Costa, David Antonio da
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16708
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16708
recordtype ojs
spelling peri-article-167082023-08-08T18:20:49Z Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um mapeamento teórico entre os anos de 2013 a 2022 Lima, Julian da Silva Costa, David Antonio da Área: 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem; Sub-área: 7.08.04.01-0 Teorias da Instrução Teoria do conhecimento científico; Gaston Bachelard; Sequências didáticas Este artigo visa verificar quais são os principais Obstáculos Epistemológicos postulados na teoria de Gaston Bachelard, que foram identificados na produção acadêmica expressa em dissertações e teses. Por meio de um mapeamento teórico, foram analisados trabalhos que aplicaram sequências didáticas, defendidos em Programas de Pós-Graduação vinculados à área de Ensino de Ciências e Matemática da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no período de 2013 a 2022. Dentre os resultados, identifica-se o obstáculo realista no ensino do conceito de átomo, obstáculo verbal, experiência primeira, substancialista e realista no ensino dos conceitos de transformações químicas, obstáculo substancialista no ensino dos conceitos de orbita e orbital, obstáculos experiência primeira, substancialista, realista, animista e conhecimento geral no ensino dos conceitos sobre cinemática, e obstáculos experiência primeira, substancialista e verbal no ensino do conceito de ressonância. As análises indicam que as ideias de Obstáculos Epistemológicos de Bachelard, podem representar uma importante ferramenta no ensino-aprendizagem nas disciplinas de ciências, principalmente para interpretação das dificuldades e erros apresentados por estudantes. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) O presente trabalho foi realizado com apoio do Instituto Federal Catarinense (IFC). 2023-06-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16708 10.3895/etr.v7n2.16708 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 2 (2023); 611-624 2594-3901 10.3895/etr.v7n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16708/9631 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Lima, Julian da Silva
Costa, David Antonio da
spellingShingle Lima, Julian da Silva
Costa, David Antonio da
Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um mapeamento teórico entre os anos de 2013 a 2022
author_sort Lima, Julian da Silva
title Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um mapeamento teórico entre os anos de 2013 a 2022
title_short Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um mapeamento teórico entre os anos de 2013 a 2022
title_full Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um mapeamento teórico entre os anos de 2013 a 2022
title_fullStr Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um mapeamento teórico entre os anos de 2013 a 2022
title_full_unstemmed Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um mapeamento teórico entre os anos de 2013 a 2022
title_sort obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um mapeamento teórico entre os anos de 2013 a 2022
description Este artigo visa verificar quais são os principais Obstáculos Epistemológicos postulados na teoria de Gaston Bachelard, que foram identificados na produção acadêmica expressa em dissertações e teses. Por meio de um mapeamento teórico, foram analisados trabalhos que aplicaram sequências didáticas, defendidos em Programas de Pós-Graduação vinculados à área de Ensino de Ciências e Matemática da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no período de 2013 a 2022. Dentre os resultados, identifica-se o obstáculo realista no ensino do conceito de átomo, obstáculo verbal, experiência primeira, substancialista e realista no ensino dos conceitos de transformações químicas, obstáculo substancialista no ensino dos conceitos de orbita e orbital, obstáculos experiência primeira, substancialista, realista, animista e conhecimento geral no ensino dos conceitos sobre cinemática, e obstáculos experiência primeira, substancialista e verbal no ensino do conceito de ressonância. As análises indicam que as ideias de Obstáculos Epistemológicos de Bachelard, podem representar uma importante ferramenta no ensino-aprendizagem nas disciplinas de ciências, principalmente para interpretação das dificuldades e erros apresentados por estudantes.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16708
_version_ 1805452595568836608
score 10,814766