Formação em divulgação científica: uma análise das possibilidades de um curso de extensão
Este trabalho apresenta e discute aspectos relevantes de uma experiência extensionista envolvendo formação inicial e continuada em divulgação científica. A iniciativa, vinculada à Universidade Federal do ABC, foi constituída por meio de um curso oferecido na modalidade à distância devido à pandemia,...
Principais autores: | Cerqueira, Bruno Rafael Santos de, Leite, Eduardo Dantas, Souza, Joyce Fico Ramalhães de, Maciel, Sabrina Paulino de Souza |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16721 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-16721 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-167212023-08-10T16:39:43Z Formação em divulgação científica: uma análise das possibilidades de um curso de extensão Cerqueira, Bruno Rafael Santos de Leite, Eduardo Dantas Souza, Joyce Fico Ramalhães de Maciel, Sabrina Paulino de Souza Educação - Tópicos específicos da educação Comunicação pública da ciência; Extensão universitária; Educação não formal. Divulgação científica Este trabalho apresenta e discute aspectos relevantes de uma experiência extensionista envolvendo formação inicial e continuada em divulgação científica. A iniciativa, vinculada à Universidade Federal do ABC, foi constituída por meio de um curso oferecido na modalidade à distância devido à pandemia, tendo como participantes professores da educação básica e de nível superior, graduandos e pós-graduandos, divulgadores científicos independentes e profissionais que atuam em museus. Foram realizados encontros síncronos para abordagem de temas que abrangessem aspectos teóricos e práticos relativos à divulgação científica. Como forma de conclusão do processo formativo, os trinta e dois cursistas concluintes foram divididos em grupos menores, que mesclavam as diferentes categorias de inscritos, para elaboração do trabalho final que compreendia um plano de divulgação científica envolvendo escolas, museus e universidade. Os resultados da análise dos projetos e das respostas a um questionário indicam que os cursistas puderam expressar suas dúvidas, opiniões e impressões a respeito da divulgação científica durante o processo de formação, a partir do olhar proveniente do ambiente profissional em que atuavam. Como o grupo era heterogêneo, foi possível perceber como a divulgação científica é representada e apropriada de formas diversas nos diferentes contextos profissionais. As atividades realizadas constituíram-se como importante componente formativo para os cursistas. Os mesmos destacaram os seguintes pontos: elementos teóricos, elementos práticos, grupos diversificados e desenvolvimento de habilidades de relação com o público. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC (ProEC-UFABC) pelo financiamento do projeto extensionista. 2023-05-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16721 10.3895/etr.v7n1.16721 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 1 (2023); 240-255 2594-3901 10.3895/etr.v7n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16721/9579 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Cerqueira, Bruno Rafael Santos de Leite, Eduardo Dantas Souza, Joyce Fico Ramalhães de Maciel, Sabrina Paulino de Souza |
spellingShingle |
Cerqueira, Bruno Rafael Santos de Leite, Eduardo Dantas Souza, Joyce Fico Ramalhães de Maciel, Sabrina Paulino de Souza Formação em divulgação científica: uma análise das possibilidades de um curso de extensão |
author_sort |
Cerqueira, Bruno Rafael Santos de |
title |
Formação em divulgação científica: uma análise das possibilidades de um curso de extensão |
title_short |
Formação em divulgação científica: uma análise das possibilidades de um curso de extensão |
title_full |
Formação em divulgação científica: uma análise das possibilidades de um curso de extensão |
title_fullStr |
Formação em divulgação científica: uma análise das possibilidades de um curso de extensão |
title_full_unstemmed |
Formação em divulgação científica: uma análise das possibilidades de um curso de extensão |
title_sort |
formação em divulgação científica: uma análise das possibilidades de um curso de extensão |
description |
Este trabalho apresenta e discute aspectos relevantes de uma experiência extensionista envolvendo formação inicial e continuada em divulgação científica. A iniciativa, vinculada à Universidade Federal do ABC, foi constituída por meio de um curso oferecido na modalidade à distância devido à pandemia, tendo como participantes professores da educação básica e de nível superior, graduandos e pós-graduandos, divulgadores científicos independentes e profissionais que atuam em museus. Foram realizados encontros síncronos para abordagem de temas que abrangessem aspectos teóricos e práticos relativos à divulgação científica. Como forma de conclusão do processo formativo, os trinta e dois cursistas concluintes foram divididos em grupos menores, que mesclavam as diferentes categorias de inscritos, para elaboração do trabalho final que compreendia um plano de divulgação científica envolvendo escolas, museus e universidade. Os resultados da análise dos projetos e das respostas a um questionário indicam que os cursistas puderam expressar suas dúvidas, opiniões e impressões a respeito da divulgação científica durante o processo de formação, a partir do olhar proveniente do ambiente profissional em que atuavam. Como o grupo era heterogêneo, foi possível perceber como a divulgação científica é representada e apropriada de formas diversas nos diferentes contextos profissionais. As atividades realizadas constituíram-se como importante componente formativo para os cursistas. Os mesmos destacaram os seguintes pontos: elementos teóricos, elementos práticos, grupos diversificados e desenvolvimento de habilidades de relação com o público. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16721 |
_version_ |
1805452651577475072 |
score |
10,814766 |