Formação em divulgação científica: uma análise das possibilidades de um curso de extensão

Este trabalho apresenta e discute aspectos relevantes de uma experiência extensionista envolvendo formação inicial e continuada em divulgação científica. A iniciativa, vinculada à Universidade Federal do ABC, foi constituída por meio de um curso oferecido na modalidade à distância devido à pandemia,...

ver descrição completa

Principais autores: Cerqueira, Bruno Rafael Santos de, Leite, Eduardo Dantas, Souza, Joyce Fico Ramalhães de, Maciel, Sabrina Paulino de Souza
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16721
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16721
recordtype ojs
spelling peri-article-167212023-08-10T16:39:43Z Formação em divulgação científica: uma análise das possibilidades de um curso de extensão Cerqueira, Bruno Rafael Santos de Leite, Eduardo Dantas Souza, Joyce Fico Ramalhães de Maciel, Sabrina Paulino de Souza Educação - Tópicos específicos da educação Comunicação pública da ciência; Extensão universitária; Educação não formal. Divulgação científica Este trabalho apresenta e discute aspectos relevantes de uma experiência extensionista envolvendo formação inicial e continuada em divulgação científica. A iniciativa, vinculada à Universidade Federal do ABC, foi constituída por meio de um curso oferecido na modalidade à distância devido à pandemia, tendo como participantes professores da educação básica e de nível superior, graduandos e pós-graduandos, divulgadores científicos independentes e profissionais que atuam em museus. Foram realizados encontros síncronos para abordagem de temas que abrangessem aspectos teóricos e práticos relativos à divulgação científica. Como forma de conclusão do processo formativo, os trinta e dois cursistas concluintes foram divididos em grupos menores, que mesclavam as diferentes categorias de inscritos, para elaboração do trabalho final que compreendia um plano de divulgação científica envolvendo escolas, museus e universidade. Os resultados da análise dos projetos e das respostas a um questionário indicam que os cursistas puderam expressar suas dúvidas, opiniões e impressões a respeito da divulgação científica durante o processo de formação, a partir do olhar proveniente do ambiente profissional em que atuavam. Como o grupo era heterogêneo, foi possível perceber como a divulgação científica é representada e apropriada de formas diversas nos diferentes contextos profissionais. As atividades realizadas constituíram-se como importante componente formativo para os cursistas. Os mesmos destacaram os seguintes pontos: elementos teóricos, elementos práticos, grupos diversificados e desenvolvimento de habilidades de relação com o público. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC (ProEC-UFABC) pelo financiamento do projeto extensionista. 2023-05-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16721 10.3895/etr.v7n1.16721 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 1 (2023); 240-255 2594-3901 10.3895/etr.v7n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16721/9579 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Cerqueira, Bruno Rafael Santos de
Leite, Eduardo Dantas
Souza, Joyce Fico Ramalhães de
Maciel, Sabrina Paulino de Souza
spellingShingle Cerqueira, Bruno Rafael Santos de
Leite, Eduardo Dantas
Souza, Joyce Fico Ramalhães de
Maciel, Sabrina Paulino de Souza
Formação em divulgação científica: uma análise das possibilidades de um curso de extensão
author_sort Cerqueira, Bruno Rafael Santos de
title Formação em divulgação científica: uma análise das possibilidades de um curso de extensão
title_short Formação em divulgação científica: uma análise das possibilidades de um curso de extensão
title_full Formação em divulgação científica: uma análise das possibilidades de um curso de extensão
title_fullStr Formação em divulgação científica: uma análise das possibilidades de um curso de extensão
title_full_unstemmed Formação em divulgação científica: uma análise das possibilidades de um curso de extensão
title_sort formação em divulgação científica: uma análise das possibilidades de um curso de extensão
description Este trabalho apresenta e discute aspectos relevantes de uma experiência extensionista envolvendo formação inicial e continuada em divulgação científica. A iniciativa, vinculada à Universidade Federal do ABC, foi constituída por meio de um curso oferecido na modalidade à distância devido à pandemia, tendo como participantes professores da educação básica e de nível superior, graduandos e pós-graduandos, divulgadores científicos independentes e profissionais que atuam em museus. Foram realizados encontros síncronos para abordagem de temas que abrangessem aspectos teóricos e práticos relativos à divulgação científica. Como forma de conclusão do processo formativo, os trinta e dois cursistas concluintes foram divididos em grupos menores, que mesclavam as diferentes categorias de inscritos, para elaboração do trabalho final que compreendia um plano de divulgação científica envolvendo escolas, museus e universidade. Os resultados da análise dos projetos e das respostas a um questionário indicam que os cursistas puderam expressar suas dúvidas, opiniões e impressões a respeito da divulgação científica durante o processo de formação, a partir do olhar proveniente do ambiente profissional em que atuavam. Como o grupo era heterogêneo, foi possível perceber como a divulgação científica é representada e apropriada de formas diversas nos diferentes contextos profissionais. As atividades realizadas constituíram-se como importante componente formativo para os cursistas. Os mesmos destacaram os seguintes pontos: elementos teóricos, elementos práticos, grupos diversificados e desenvolvimento de habilidades de relação com o público.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16721
_version_ 1805452651577475072
score 10,814766