Educação Ambiental sobre a temática “agrotóxicos” por meio de estratégias educativas reflexivas
Promover a reflexão dos estudantes e da sociedade em geral sobre a necessidade de conservar o meio ambiente visando minimizar os impactos das ações humanas sobre o planeta é um dos principais objetivos da Educação Ambiental (EA). Este estudo objetivou identificar quais os principais resultados das p...
Principais autores: | Druciak, Cristiane de Azevedo, Obara, Ana Tiyomi |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16739 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Promover a reflexão dos estudantes e da sociedade em geral sobre a necessidade de conservar o meio ambiente visando minimizar os impactos das ações humanas sobre o planeta é um dos principais objetivos da Educação Ambiental (EA). Este estudo objetivou identificar quais os principais resultados das pesquisas realizadas por pós-graduandos, nos anos de 2011 a 2020 no Brasil, utilizando estratégias educativas em EA, diferenciadas do modelo tradicional de aulas, para trabalhar com a temática “agrotóxicos”. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, sendo que a coleta de dados foi feita nas bases de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. As informações foram analisadas mediante protocolo de estudo à luz da metodologia da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que as estratégias de EA utilizadas nas pesquisas foram exitosas para o processo educativo, fomentando nos alunos atitudes de pertencimento ao meio ambiente e de reflexão crítica sobre o uso de agrotóxicos e suas consequências para a sociedade. |
---|