Educação ambiental no ensino fundamental: o que dizem os professores e gestora do município de São João do Caiuá, no Paraná?
A inserção da temática ambiental nas diferentes áreas do conhecimento é indispensável. O objetivo desta pesquisa é investigar a influência das concepções, práticas pedagógicas e a formação docente relacionadas a Educação Ambiental dos professores e gestora, da Escola Municipal Maria Cernaki – Ensino...
Principais autores: | Vituri, Lívia Mariusso, Royer, Marcia Regina |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16756 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-16756 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-167562023-05-29T18:42:22Z Educação ambiental no ensino fundamental: o que dizem os professores e gestora do município de São João do Caiuá, no Paraná? Vituri, Lívia Mariusso Royer, Marcia Regina Ciências Humanas; Educação Formação docente; Prática pedagógica; Meio Ambiente. A inserção da temática ambiental nas diferentes áreas do conhecimento é indispensável. O objetivo desta pesquisa é investigar a influência das concepções, práticas pedagógicas e a formação docente relacionadas a Educação Ambiental dos professores e gestora, da Escola Municipal Maria Cernaki – Ensino Fundamental. A pesquisa tem enfoque qualitativo e foi realizada a partir de questionário on-line, permitindo atingir um maior número de pessoas. O questionário foi dividido em duas seções sendo a primeira seção uma avaliação sobre a formação docente e a segunda seção questões sobre as concepções dos professores acerca da Educação Ambiental. A partir dos dados da pesquisa, é possível perceber que ainda existem falhas na formação docente, o que dificulta a inserção do tema nas escolas. Fica claro também que, apesar das falhas são aplicadas diversas estratégias de ensino como aulas de campo, atividades práticas, entre outros. As dificuldades no processo de Educação Ambiental na prática pedagógica também se fazem presentes, mas é possível superá-las. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2023-05-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16756 10.3895/etr.v7n1.16756 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 1 (2023); 142-156 2594-3901 10.3895/etr.v7n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16756/9567 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16756/9568 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Vituri, Lívia Mariusso Royer, Marcia Regina |
spellingShingle |
Vituri, Lívia Mariusso Royer, Marcia Regina Educação ambiental no ensino fundamental: o que dizem os professores e gestora do município de São João do Caiuá, no Paraná? |
author_sort |
Vituri, Lívia Mariusso |
title |
Educação ambiental no ensino fundamental: o que dizem os professores e gestora do município de São João do Caiuá, no Paraná? |
title_short |
Educação ambiental no ensino fundamental: o que dizem os professores e gestora do município de São João do Caiuá, no Paraná? |
title_full |
Educação ambiental no ensino fundamental: o que dizem os professores e gestora do município de São João do Caiuá, no Paraná? |
title_fullStr |
Educação ambiental no ensino fundamental: o que dizem os professores e gestora do município de São João do Caiuá, no Paraná? |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental no ensino fundamental: o que dizem os professores e gestora do município de São João do Caiuá, no Paraná? |
title_sort |
educação ambiental no ensino fundamental: o que dizem os professores e gestora do município de são joão do caiuá, no paraná? |
description |
A inserção da temática ambiental nas diferentes áreas do conhecimento é indispensável. O objetivo desta pesquisa é investigar a influência das concepções, práticas pedagógicas e a formação docente relacionadas a Educação Ambiental dos professores e gestora, da Escola Municipal Maria Cernaki – Ensino Fundamental. A pesquisa tem enfoque qualitativo e foi realizada a partir de questionário on-line, permitindo atingir um maior número de pessoas. O questionário foi dividido em duas seções sendo a primeira seção uma avaliação sobre a formação docente e a segunda seção questões sobre as concepções dos professores acerca da Educação Ambiental. A partir dos dados da pesquisa, é possível perceber que ainda existem falhas na formação docente, o que dificulta a inserção do tema nas escolas. Fica claro também que, apesar das falhas são aplicadas diversas estratégias de ensino como aulas de campo, atividades práticas, entre outros. As dificuldades no processo de Educação Ambiental na prática pedagógica também se fazem presentes, mas é possível superá-las. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16756 |
_version_ |
1805451575143956480 |
score |
10,814766 |