Educação ambiental no ensino fundamental: o que dizem os professores e gestora do município de São João do Caiuá, no Paraná?

A inserção da temática ambiental nas diferentes áreas do conhecimento é indispensável. O objetivo desta pesquisa é investigar a influência das concepções, práticas pedagógicas e a formação docente relacionadas a Educação Ambiental dos professores e gestora, da Escola Municipal Maria Cernaki – Ensino...

ver descrição completa

Principais autores: Vituri, Lívia Mariusso, Royer, Marcia Regina
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16756
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16756
recordtype ojs
spelling peri-article-167562023-05-29T18:42:22Z Educação ambiental no ensino fundamental: o que dizem os professores e gestora do município de São João do Caiuá, no Paraná? Vituri, Lívia Mariusso Royer, Marcia Regina Ciências Humanas; Educação Formação docente; Prática pedagógica; Meio Ambiente. A inserção da temática ambiental nas diferentes áreas do conhecimento é indispensável. O objetivo desta pesquisa é investigar a influência das concepções, práticas pedagógicas e a formação docente relacionadas a Educação Ambiental dos professores e gestora, da Escola Municipal Maria Cernaki – Ensino Fundamental. A pesquisa tem enfoque qualitativo e foi realizada a partir de questionário on-line, permitindo atingir um maior número de pessoas. O questionário foi dividido em duas seções sendo a  primeira seção uma avaliação sobre a formação docente e a segunda seção questões sobre as concepções dos professores acerca da Educação Ambiental. A partir dos dados da pesquisa, é possível perceber que ainda existem falhas na formação docente, o que dificulta a inserção do tema nas escolas. Fica claro também que, apesar das falhas são aplicadas diversas estratégias de ensino como aulas de campo, atividades práticas, entre outros. As dificuldades no processo de Educação Ambiental na prática pedagógica também se fazem presentes, mas é possível superá-las. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2023-05-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16756 10.3895/etr.v7n1.16756 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 1 (2023); 142-156 2594-3901 10.3895/etr.v7n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16756/9567 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16756/9568 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Vituri, Lívia Mariusso
Royer, Marcia Regina
spellingShingle Vituri, Lívia Mariusso
Royer, Marcia Regina
Educação ambiental no ensino fundamental: o que dizem os professores e gestora do município de São João do Caiuá, no Paraná?
author_sort Vituri, Lívia Mariusso
title Educação ambiental no ensino fundamental: o que dizem os professores e gestora do município de São João do Caiuá, no Paraná?
title_short Educação ambiental no ensino fundamental: o que dizem os professores e gestora do município de São João do Caiuá, no Paraná?
title_full Educação ambiental no ensino fundamental: o que dizem os professores e gestora do município de São João do Caiuá, no Paraná?
title_fullStr Educação ambiental no ensino fundamental: o que dizem os professores e gestora do município de São João do Caiuá, no Paraná?
title_full_unstemmed Educação ambiental no ensino fundamental: o que dizem os professores e gestora do município de São João do Caiuá, no Paraná?
title_sort educação ambiental no ensino fundamental: o que dizem os professores e gestora do município de são joão do caiuá, no paraná?
description A inserção da temática ambiental nas diferentes áreas do conhecimento é indispensável. O objetivo desta pesquisa é investigar a influência das concepções, práticas pedagógicas e a formação docente relacionadas a Educação Ambiental dos professores e gestora, da Escola Municipal Maria Cernaki – Ensino Fundamental. A pesquisa tem enfoque qualitativo e foi realizada a partir de questionário on-line, permitindo atingir um maior número de pessoas. O questionário foi dividido em duas seções sendo a  primeira seção uma avaliação sobre a formação docente e a segunda seção questões sobre as concepções dos professores acerca da Educação Ambiental. A partir dos dados da pesquisa, é possível perceber que ainda existem falhas na formação docente, o que dificulta a inserção do tema nas escolas. Fica claro também que, apesar das falhas são aplicadas diversas estratégias de ensino como aulas de campo, atividades práticas, entre outros. As dificuldades no processo de Educação Ambiental na prática pedagógica também se fazem presentes, mas é possível superá-las.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16756
_version_ 1805451575143956480
score 10,814766