Biologia Investigativa: curso de formação continuada de docentes por meio de plataforma MOOC

Atividades investigativas aparecem como uma abordagem capaz de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem e desenvolver as habilidades e competências propostas pela nova Base Nacional Comum Curricular, homologada em 2017 pelo Ministério da Educação. Esta propõe que os estudantes ampliem as habilidad...

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Principais autores: Souza, Juliana Nogueira de, Kassisse, Dora Maria Grassi
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16769
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Resumo: Atividades investigativas aparecem como uma abordagem capaz de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem e desenvolver as habilidades e competências propostas pela nova Base Nacional Comum Curricular, homologada em 2017 pelo Ministério da Educação. Esta propõe que os estudantes ampliem as habilidades investigativas desenvolvidas no Ensino Fundamental e aprendam a compartilhar, utilizando linguagens argumentativas, os conhecimentos científicos produzidos a partir de análises e comparações de modelos, bem como propostas de intervenção pautadas em evidências e princípios éticos e responsáveis, para os mais diversos públicos e em contextos variados. No entanto, para que metodologias não tradicionais sejam trabalhadas em sala de aula, faz-se necessário possibilitar o contato de docentes com elas. Visando subsidiar o desenvolvimento de aulas baseadas em uma abordagem investigativa e colaborar com a formação continuada de professores de Biologia das escolas estaduais brasileiras, foi produzido o curso “Biologia Investigativa”, disponibilizado gratuitamente através de uma plataforma utilizando a metodologia Massive Open Online Courses. O “Biologia Investigativa” foi disponibilizado em 01 de março de 2021 e contou com 1713 inscritos até a data de corte, 16 de fevereiro de 2023, necessária para o cômputo dos dados apresentados. Cursistas de diversas partes do Brasil participaram e destaca-se o interesse de docentes da educação básica em conhecer novas abordagens e metodologias, sendo fundamental possibilitar estratégias e ferramentas de formação que condizem com a realidade deste público.