Educação Ambiental Crítica: O caso da Hydro Alunorte e os impactos socioambientais em Barcarena
O presente trabalho objetivou analisar as contribuições da aplicação de um roteiro de atividades interdisciplinares, tendo como foco a educação ambiental crítica. Foi utilizado para compor o roteiro uma reportagem jornalística sobre os impactos ambientais decorrentes do vazamento de rejeitos da empr...
Principais autores: | Ferreira, Caroline dos Santos, Alflen, Fernando, Munhoz, Regina Helena, Henning, Elisa |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16773 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O presente trabalho objetivou analisar as contribuições da aplicação de um roteiro de atividades interdisciplinares, tendo como foco a educação ambiental crítica. Foi utilizado para compor o roteiro uma reportagem jornalística sobre os impactos ambientais decorrentes do vazamento de rejeitos da empresa Hydro Alunorte e as medidas tomadas para mitigar esses impactos. A aplicação do roteiro foi realizada durante dois dias com uma turma do ensino médio de uma escola localizada em um município da região norte do Estado de Santa Catarina, Brasil. Após a apresentação do roteiro e leitura da reportagem, os alunos realizaram as atividades que integravam este roteiro. Foi observado que os alunos se mostraram motivados em desenvolver as atividades e apresentaram visão crítica a respeito do debate realizado sobre a reportagem, expondo suas opiniões e justificando-as com o auxílio da matemática. Deste modo, concluímos que a utilização de roteiros interdisciplinares pode contribuir para se trabalhar com a educação ambiental crítica em sala de aula a partir da utilização de reportagens jornalísticas. |
---|