Nível de conhecimento sobre o diabetes: aliando o ensino de Estatística à tomada de consciência e prevenção dessa doença na Educação Básica

O avanço da obesidade e do diabetes no mundo vem preocupando as autoridades sanitárias. As projeções para 2030 e 2045 da quantidade de pessoas com a doença são alarmantes e estima-se que não haverá insulina suficiente para seu tratamento. O Brasil é o terceiro país que mais gasta com o tratamento do...

ver descrição completa

Principais autores: Cazorla, Irene Maurício, Utsumi, Miriam Cardoso, Simões, Marta da Silva
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16816
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16816
recordtype ojs
spelling peri-article-168162023-05-29T18:42:22Z Nível de conhecimento sobre o diabetes: aliando o ensino de Estatística à tomada de consciência e prevenção dessa doença na Educação Básica Cazorla, Irene Maurício Utsumi, Miriam Cardoso Simões, Marta da Silva Educação Ensino de Estatística; Variáveis conceituais; Escalas do Tipo Likert. Educação Estatística O avanço da obesidade e do diabetes no mundo vem preocupando as autoridades sanitárias. As projeções para 2030 e 2045 da quantidade de pessoas com a doença são alarmantes e estima-se que não haverá insulina suficiente para seu tratamento. O Brasil é o terceiro país que mais gasta com o tratamento do Diabetes. Além de ser uma doença silenciosa, ela também é um fator de risco para outras doenças. Ainda, observa-se o avanço da obesidade em estudantes na Educação Básica, com hábitos sedentários e alimentares ricos em açúcar e carboidratos. Essa combinação acende o alerta para o risco do Diabetes entre os mais jovens. Nesse contexto, vê-se a escola como um espaço interessante para a tomada de consciência da gravidade dessas doenças e com potencial de propiciar aos estudantes serem multiplicadores de sua prevenção. Fundamentados na teoria do ciclo de aprendizagem experiencial, traduzimos e adaptamos uma escala sobre o nível de conhecimento do Diabetes para ser trabalhada com professores e estudantes da Educação Básica. Participaram da pesquisa 46 pessoas, sendo oito delas professores da Educação Básica que estavam cursando uma disciplina sobre ensino de Estatística em nível de Mestrado em uma IES pública brasileira. Os dados foram analisados e depois os cursistas desenvolveram uma intervenção de ensino na escola. A análise dos resultados realizada junto aos mestrandos mostrou que a escala ajuda a mapear o nível de conhecimento e possui potencial para seu uso no ensino de Estatística na Educação Básica utilizando dados coletados pelos próprios estudantes. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001S PPGE-Unicamp PECIM-Unicamp 2023-05-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa exploratória application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16816 10.3895/etr.v7n1.16816 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 1 (2023); 283-297 2594-3901 10.3895/etr.v7n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16816/9582 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Cazorla, Irene Maurício
Utsumi, Miriam Cardoso
Simões, Marta da Silva
spellingShingle Cazorla, Irene Maurício
Utsumi, Miriam Cardoso
Simões, Marta da Silva
Nível de conhecimento sobre o diabetes: aliando o ensino de Estatística à tomada de consciência e prevenção dessa doença na Educação Básica
author_sort Cazorla, Irene Maurício
title Nível de conhecimento sobre o diabetes: aliando o ensino de Estatística à tomada de consciência e prevenção dessa doença na Educação Básica
title_short Nível de conhecimento sobre o diabetes: aliando o ensino de Estatística à tomada de consciência e prevenção dessa doença na Educação Básica
title_full Nível de conhecimento sobre o diabetes: aliando o ensino de Estatística à tomada de consciência e prevenção dessa doença na Educação Básica
title_fullStr Nível de conhecimento sobre o diabetes: aliando o ensino de Estatística à tomada de consciência e prevenção dessa doença na Educação Básica
title_full_unstemmed Nível de conhecimento sobre o diabetes: aliando o ensino de Estatística à tomada de consciência e prevenção dessa doença na Educação Básica
title_sort nível de conhecimento sobre o diabetes: aliando o ensino de estatística à tomada de consciência e prevenção dessa doença na educação básica
description O avanço da obesidade e do diabetes no mundo vem preocupando as autoridades sanitárias. As projeções para 2030 e 2045 da quantidade de pessoas com a doença são alarmantes e estima-se que não haverá insulina suficiente para seu tratamento. O Brasil é o terceiro país que mais gasta com o tratamento do Diabetes. Além de ser uma doença silenciosa, ela também é um fator de risco para outras doenças. Ainda, observa-se o avanço da obesidade em estudantes na Educação Básica, com hábitos sedentários e alimentares ricos em açúcar e carboidratos. Essa combinação acende o alerta para o risco do Diabetes entre os mais jovens. Nesse contexto, vê-se a escola como um espaço interessante para a tomada de consciência da gravidade dessas doenças e com potencial de propiciar aos estudantes serem multiplicadores de sua prevenção. Fundamentados na teoria do ciclo de aprendizagem experiencial, traduzimos e adaptamos uma escala sobre o nível de conhecimento do Diabetes para ser trabalhada com professores e estudantes da Educação Básica. Participaram da pesquisa 46 pessoas, sendo oito delas professores da Educação Básica que estavam cursando uma disciplina sobre ensino de Estatística em nível de Mestrado em uma IES pública brasileira. Os dados foram analisados e depois os cursistas desenvolveram uma intervenção de ensino na escola. A análise dos resultados realizada junto aos mestrandos mostrou que a escala ajuda a mapear o nível de conhecimento e possui potencial para seu uso no ensino de Estatística na Educação Básica utilizando dados coletados pelos próprios estudantes.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16816
_version_ 1805451581222551552
score 10,814766