Eu costumava pensar sobre avaliação das aprendizagens... Mas agora eu sei...: percepções reveladas por licenciandos em Ciências Biológicas
Ao considerar a formação inicial de professores de Ciências Biológicas em relação ao conhecimento sobre avaliação das aprendizagens, este trabalho, de abordagem qualitativa e cunho interpretativo, teve como objetivo analisar as percepções dos licenciandos de Ciências Biológicas de uma instituição pú...
Principais autores: | Mendes Ferreira, Fernanda Mendes, Teixeira Brandalise, Mary Ângela |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português Inglês |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16860 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-16860 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-168602024-08-01T23:59:42Z Eu costumava pensar sobre avaliação das aprendizagens... Mas agora eu sei...: percepções reveladas por licenciandos em Ciências Biológicas Mendes Ferreira, Fernanda Mendes Teixeira Brandalise, Mary Ângela Ensino Avaliação da/para aprendizagem; Formação inicial de professores; Licenciatura em Ciências Biológicas Ao considerar a formação inicial de professores de Ciências Biológicas em relação ao conhecimento sobre avaliação das aprendizagens, este trabalho, de abordagem qualitativa e cunho interpretativo, teve como objetivo analisar as percepções dos licenciandos de Ciências Biológicas de uma instituição pública paranaense a respeito dos fundamentos teórico-práticos da avaliação das aprendizagens, após a participação no curso de formação desenvolvido pelas autoras sobre avaliação das aprendizagens. A análise dos dados, coletados via questionário on-line, foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e demonstrou que, após a participação no curso, os licenciandos revelaram alguns princípios e conceitos da avaliação das aprendizagens, como: avaliação formativa e somativa e sua importância, critérios, feedback, instrumentos, e compreenderam a avaliação como acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem. As percepções dos licenciandos revelaram uma concepção formativa de avaliação, e evidencia-se a necessidade de aprofundamento dos fundamentos teórico-práticos da avaliação das aprendizagens na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-08-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16860 10.3895/rbect.v17n2.16860 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17, n. 2 (2024): Edição Especial: VII Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - SINECT 1982-873X 10.3895/rbect.v17n2 por eng http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16860/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16860/pdf_1 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/16860/3075 Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português Inglês |
format |
Artigo |
author |
Mendes Ferreira, Fernanda Mendes Teixeira Brandalise, Mary Ângela |
spellingShingle |
Mendes Ferreira, Fernanda Mendes Teixeira Brandalise, Mary Ângela Eu costumava pensar sobre avaliação das aprendizagens... Mas agora eu sei...: percepções reveladas por licenciandos em Ciências Biológicas |
author_sort |
Mendes Ferreira, Fernanda Mendes |
title |
Eu costumava pensar sobre avaliação das aprendizagens... Mas agora eu sei...: percepções reveladas por licenciandos em Ciências Biológicas |
title_short |
Eu costumava pensar sobre avaliação das aprendizagens... Mas agora eu sei...: percepções reveladas por licenciandos em Ciências Biológicas |
title_full |
Eu costumava pensar sobre avaliação das aprendizagens... Mas agora eu sei...: percepções reveladas por licenciandos em Ciências Biológicas |
title_fullStr |
Eu costumava pensar sobre avaliação das aprendizagens... Mas agora eu sei...: percepções reveladas por licenciandos em Ciências Biológicas |
title_full_unstemmed |
Eu costumava pensar sobre avaliação das aprendizagens... Mas agora eu sei...: percepções reveladas por licenciandos em Ciências Biológicas |
title_sort |
eu costumava pensar sobre avaliação das aprendizagens... mas agora eu sei...: percepções reveladas por licenciandos em ciências biológicas |
description |
Ao considerar a formação inicial de professores de Ciências Biológicas em relação ao conhecimento sobre avaliação das aprendizagens, este trabalho, de abordagem qualitativa e cunho interpretativo, teve como objetivo analisar as percepções dos licenciandos de Ciências Biológicas de uma instituição pública paranaense a respeito dos fundamentos teórico-práticos da avaliação das aprendizagens, após a participação no curso de formação desenvolvido pelas autoras sobre avaliação das aprendizagens. A análise dos dados, coletados via questionário on-line, foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e demonstrou que, após a participação no curso, os licenciandos revelaram alguns princípios e conceitos da avaliação das aprendizagens, como: avaliação formativa e somativa e sua importância, critérios, feedback, instrumentos, e compreenderam a avaliação como acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem. As percepções dos licenciandos revelaram uma concepção formativa de avaliação, e evidencia-se a necessidade de aprofundamento dos fundamentos teórico-práticos da avaliação das aprendizagens na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2024 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16860 |
_version_ |
1806350730736435200 |
score |
10,814766 |