Eu costumava pensar sobre avaliação das aprendizagens... Mas agora eu sei...: percepções reveladas por licenciandos em Ciências Biológicas

Ao considerar a formação inicial de professores de Ciências Biológicas em relação ao conhecimento sobre avaliação das aprendizagens, este trabalho, de abordagem qualitativa e cunho interpretativo, teve como objetivo analisar as percepções dos licenciandos de Ciências Biológicas de uma instituição pú...

ver descrição completa

Principais autores: Mendes Ferreira, Fernanda Mendes, Teixeira Brandalise, Mary Ângela
Formato: Artigo
Idioma: Português
Inglês
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16860
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16860
recordtype ojs
spelling peri-article-168602024-08-01T23:59:42Z Eu costumava pensar sobre avaliação das aprendizagens... Mas agora eu sei...: percepções reveladas por licenciandos em Ciências Biológicas Mendes Ferreira, Fernanda Mendes Teixeira Brandalise, Mary Ângela Ensino Avaliação da/para aprendizagem; Formação inicial de professores; Licenciatura em Ciências Biológicas Ao considerar a formação inicial de professores de Ciências Biológicas em relação ao conhecimento sobre avaliação das aprendizagens, este trabalho, de abordagem qualitativa e cunho interpretativo, teve como objetivo analisar as percepções dos licenciandos de Ciências Biológicas de uma instituição pública paranaense a respeito dos fundamentos teórico-práticos da avaliação das aprendizagens, após a participação no curso de formação desenvolvido pelas autoras sobre avaliação das aprendizagens. A análise dos dados, coletados via questionário on-line, foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e demonstrou que, após a participação no curso, os licenciandos revelaram alguns princípios e conceitos da avaliação das aprendizagens, como: avaliação formativa e somativa e sua importância, critérios, feedback, instrumentos, e compreenderam a avaliação como acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem. As percepções dos licenciandos revelaram uma concepção formativa de avaliação, e evidencia-se a necessidade de aprofundamento dos fundamentos teórico-práticos da avaliação das aprendizagens na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-08-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16860 10.3895/rbect.v17n2.16860 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17, n. 2 (2024): Edição Especial: VII Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - SINECT 1982-873X 10.3895/rbect.v17n2 por eng http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16860/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16860/pdf_1 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/16860/3075 Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
Inglês
format Artigo
author Mendes Ferreira, Fernanda Mendes
Teixeira Brandalise, Mary Ângela
spellingShingle Mendes Ferreira, Fernanda Mendes
Teixeira Brandalise, Mary Ângela
Eu costumava pensar sobre avaliação das aprendizagens... Mas agora eu sei...: percepções reveladas por licenciandos em Ciências Biológicas
author_sort Mendes Ferreira, Fernanda Mendes
title Eu costumava pensar sobre avaliação das aprendizagens... Mas agora eu sei...: percepções reveladas por licenciandos em Ciências Biológicas
title_short Eu costumava pensar sobre avaliação das aprendizagens... Mas agora eu sei...: percepções reveladas por licenciandos em Ciências Biológicas
title_full Eu costumava pensar sobre avaliação das aprendizagens... Mas agora eu sei...: percepções reveladas por licenciandos em Ciências Biológicas
title_fullStr Eu costumava pensar sobre avaliação das aprendizagens... Mas agora eu sei...: percepções reveladas por licenciandos em Ciências Biológicas
title_full_unstemmed Eu costumava pensar sobre avaliação das aprendizagens... Mas agora eu sei...: percepções reveladas por licenciandos em Ciências Biológicas
title_sort eu costumava pensar sobre avaliação das aprendizagens... mas agora eu sei...: percepções reveladas por licenciandos em ciências biológicas
description Ao considerar a formação inicial de professores de Ciências Biológicas em relação ao conhecimento sobre avaliação das aprendizagens, este trabalho, de abordagem qualitativa e cunho interpretativo, teve como objetivo analisar as percepções dos licenciandos de Ciências Biológicas de uma instituição pública paranaense a respeito dos fundamentos teórico-práticos da avaliação das aprendizagens, após a participação no curso de formação desenvolvido pelas autoras sobre avaliação das aprendizagens. A análise dos dados, coletados via questionário on-line, foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e demonstrou que, após a participação no curso, os licenciandos revelaram alguns princípios e conceitos da avaliação das aprendizagens, como: avaliação formativa e somativa e sua importância, critérios, feedback, instrumentos, e compreenderam a avaliação como acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem. As percepções dos licenciandos revelaram uma concepção formativa de avaliação, e evidencia-se a necessidade de aprofundamento dos fundamentos teórico-práticos da avaliação das aprendizagens na formação inicial de professores de Ciências Biológicas.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2024
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16860
_version_ 1806350730736435200
score 10,814766